28ª Oktoberfest: Chicoteadores dão show na Vila Germânica

Entre as bandas alemãs que se apresentam na 28ª Oktoberfest, a Die Dorf Oxn tem ganhado destaque como uma das mais inusitadas.

Vinda de Bad Aibling, na Baviera, o grupo é o único da Alemanha que conta com vocal feminino, além de trazer ao público uma gama de estilos musicais, indo das tradicionais cantigas alemãs ao folk e ao pop-rock.

A animação também é marca registrada da banda, que mesmo sem compreender o português, consegue interagir com o público, seja nas coreografias, brindes ou entoando os hinos da festa.
 
Não bastasse isso, o grupo trouxe ainda uma atração a parte, o Goasslschnoízer Verein ou Chicoteadores Bávaros, como são conhecidos. O nome, que representa algo como “rachar os chicotes” é uma tradução livre da antiga arte de usar o chicote para produzir sons, tradicional entre povos germânicos da Baviera e também da Áustria e Hungria.
 
Se o nome é complicado, a apresentação é bastante simples e atrai a atenção de adultos e crianças que, encantadas, tentam imitar os gestos. Enquanto o pavilhão pára para assistir o espetáculo, seis chicoteadores fazem a performance, vibrando seus chicotes simultaneamente.

Estreantes na festa

O grupo se apresenta pela primeira vez na Oktoberfest de Blumenau, mas já realizou shows na festa de Munique e também em diversos locais da Alemanha e Áustria. Juntos há mais de três anos, os seis chicoteadores esbanjam cumplicidade: basta um olhar e todos os movimentos são invertidos, trocando os parceiros.

A coreografia é ensaiada duas vezes por semana, para garantir a sincronia dos movimentos. O resultado é uma apresentação marcante, longamente aplaudida pelo público.

Não é a toa que um dos integrantes, Andréas Wimmer, 29 anos, se disse apaixonado por Blumenau. “Aqui o povo é muito caloroso, interage durante todo o show. É algo muito especial”, declarou.
 
Assessora de Comunicação: Julia Voigt (9983-2472)
Foto Marcelo Martins

Deixe uma resposta

inMarket