A semana começa com risco de temporal e granizo isolado em SC

Segunda, 09 Dezembro 2013 07:52

Entre a tarde desta segunda e a terça-feira (09 e 10/12) áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão no Sul do Brasil e a passagem de uma frente fria pelo Litoral, provocam pancadas de chuva em todas as regiões catarinenses.

Há risco de temporais com chuva forte, ventania (rajadas acima de 60km/h) e granizo isolado.

Nesses dias o acumulado de chuva esperado deve ficar em torno de 30mm em média, mas podem ocorrer pontuais maiores em torno de 80mm em algumas localidades.

Tarde e noite com risco de temporal e granizo isolado em SC

Terça, 10 Dezembro 2013 10:10

Entre a tarde e noite desta terça-feira retorna a condição de pancadas de chuva no estado, devido ao deslocamento de uma frente fria pelo Litoral de SC. Ainda há chance de temporais com chuva forte, ventania (rajadas acima de 60km/h) e granizo isolado. Gilsânia Cruz – Meteorologista

Cuidados que devem ser seguidos nestes casos:
– Desligar aparelhos eletrônicos 
– Manter as bocas de lobo desobstruídas na rua
– Manter telhados, calhas e valas de drenagem limpos da residência
– Acondicionar o lixo em cestos elevados para evitar que o material seja carregado pela chuva e cause entupimento de tubulações
– Acompanhar com regularidade a previsão do tempo 
– Ter um telefone de contato de um vizinho ou parente para caso de emergência 
– Manter, em lugar acessível da casa, um cartão com telefones úteis para emergências

Fonte: Epagri/Ciram – Gilsânia Cruz e Marcelo Martins – Meteorologistas 

Previsão do Tempo

Terça-feira (10/12): Tempo instável, com variação de nuvens em SC, alternando períodos com menos nuvens e chuva principalmente no início e fim do dia e do Planalto ao Litoral. Persiste o risco de temporal e granizo isolado. especialmente entre o fim da tarde e noite. Temperatura elevada com ar abafado. Vento de noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
 
Tendência para os próximos dias:
 
Quarta-feira (11/12): Chove isoladamente na madrugada e manhã do Planalto ao Litoral, melhorando no decorrer do dia em todas as regiões, com presença de sol. Temperatura amena em relação ao dia anterior. Vento de sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas.
 
Quinta-feira (12/12): Presença de sol em SC, com mais nuvens e chuva isolada no Litoral no início e final do dia devido ao efeito da circulação marítima. A temperatura volta e se elevar no decorrer do dia. Vento de sudeste a nordeste no Oeste e Meio Oeste e de sudeste a leste nas outras regiões, fraco a moderado.
 
Sexta-feira (13/12): No Litoral, chove isoladamente na madrugada com sol entre nuvens em boa parte do estado no decorrer do período. Entre a tarde e a noite, ocorrem pancadas de chuva com trovoadas. Temperatura elevada. Ventos de leste a nordeste, fraco a moderada com rajadas.
 
Tendência para o período de 14 a 24/12 de 2013:
 
Nesses dias o ar mais seco mantém presença de sol, com algumas nuvens, e temperaturas altas que devem provocar pancadas de chuva entre a tarde e noite. Ressalta-se que devido ao calor as pancadas de chuva, localizadas e passageiras, são mais frequentes nessa época do ano (primavera e verão), e por vezes podem ocorrer também na madrugada.
 
Fonte: CIRAM/EPAGRI

Deixe uma resposta

inMarket