Academia ao Ar Livre em Canoinhas

Foi entregue oficialmente pelo Prefeito Municipal Sr. Leoberto Weinert no dia 07/09 antes do Desfile Cívico, contando com a presença de várias autoridades e pessoas da comunidade, a 1º Academia ao Ar Livre de Canoinhas que está instalada na Praça Lauro Muller.

A Academia consta de 10 aparelhos para a prática de exercícios localizados e sem sobre carga. Os aparelhos foram adquiridos através de uma parceria entre a Prefeitura do Município de Canoinhas e a UNIMED.

Prefeito inaugura academia ao ar livre

Há mais de quatro anos dona Ana Maria Wrubleski, de 60 anos, vai semanalmente à Fundação Municipal de Esportes (FME) praticar exercícios físicos com o grupo de ginástica da terceira idade.

Agora, além dos exercícios coordenados pela professora da FME, Carla Figura, dona Ana tem mais uma opção para a realização de atividade física: A academia ao ar livre, inaugurada pelo prefeito Leoberto Weinert na manhã desta terça-feira, 07.

A academia instalada na praça Lauro Muller conta com 10 equipamentos doados pela Unimed, que soube do interesse do município em instalar uma academia ao ar livre após receber um projeto elaborado por técnicos da Fundação.

Os equipamentos foram desenvolvidos para fortalecer os ossos e a musculatura, auxiliando na prevenção de males como a osteoporose e doenças cardíacas.

Dona Ana, conta que há nove anos pratica atividades físicas e que a academia veio para ajudar a comunidade na melhoria da saúde. “A comunidade ganhou muito com a academia. Os equipamentos são bons e estão todos ali, basta ter disposição”, avalia.

A recomendação é que os aparelhos não sejam utilizados por crianças menores de 12 anos, pois foram projetados no tamanho e peso para atender a população adulta.

De acordo com o professor José Carvalho Júnior, a FME está se organizando para disponibilizar um profissional para acompanhar os usuários da academia. “Os profissionais farão avaliação dos usuários e darão orientações quanto ao tempo e maneira de utilização dos aparelhos”, explica Junior.
Fonte: PMC

Saúde:

A primeira academia no Brasil foi instalada em 2006, em Maringá, no Paraná, que já conta com mais de 16 unidades. Todas as academias são instaladas ao lado de postos de saúde, bosques e praças públicas, e hoje, mais de 700 municípios do país possuem ATIs.

De acordo com o secretário de saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, a melhor consequência é que a procura em postos de saúde diminui consideravelmente, e que a população idosa está mais disposta. “A retirada de medicamentos de uso contínuo diminuiu muito depois da implantação da ATI”, finaliza.

Veja as fotos

Fonte: FME/Correio do Norte

Deixe uma resposta

inMarket