Acontece o terceiro encontro do Projeto Trilhas

A Gerência Regional de Educação (GERED) realizou na última quinta-feira, 13, no auditório da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Itajaí (SDR), a terceira reunião do Projeto Trilhas. Participam destes encontros educadores que atuam no primeiro ano do ensino fundamental.

O objetivo destas reuniões é instrumentalizar e apoiar o trabalho dos educadores que atuam no primeiro ano do ensino fundamental, no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças de seis anos, visando inseri-las em um universo letrado, mediante materiais para uso na sala de aula, garantindo que as crianças, desde cedo, dentro de suas possibilidades, possam ler, escrever e conviver com livros. Os materiais pedagógicos disponibilizam jogos e cartelas para as atividades e ainda 20 livros de literatura ficam à disposição.

O enfoque deste terceiro encontro esteve relacionado as “Atividades que despertam o interesse das crianças em literatura e poesia”, em que proporcionaram muita interação entre os profissionais da educação. Os participantes puderam expor suas ideias e trabalhos no incentivo às crianças.

O projeto também possibilita a reflexão sobre questões de ensino e de aprendizagem, nos domínios do discurso escolar centrados nos campos da fala, leitura e escrita, favorecendo a construção de conhecimentos articulados e o propósito da linguagem.

O Projeto Trilhas é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Instituto Natura e com a coordenação técnica da Comunidade Educarte (Cedac). Em Santa Catarina, o projeto iniciou em maio de 2012, com a participação direta de 26 Gerências Regionais de Educação e, em algumas cidades, contando com as prefeituras municipais como parceiras.

Até o final deste ano acontecerão mais dois encontros de capacitação do Projeto Trilha no Auditório da SDR de Itajaí, sempre com a presença dos Professores, Diretores e Assistentes Técnicos Pedagógicos, que participam do projeto. Em outubro no dia 11 e em novembro dia 08, finalizando este primeiro semestre de implantação do Projeto.

Secretaria de Estado de Des Reg Itajaí

Deixe uma resposta

inMarket