ACORDA BRASIL – II

Não dá para entender porque ainda estamos com tantos problemas. Basta ler os jornais, assistir noticiários na televisão, participar de seminários, reuniões de partidos políticos, assembleias, Conselhos municipais, enfim, todos sabem como resolver os problemas da saúde, da educação, habitação, segurança, empregos. Parece até piada, mais não é não.

Começa pelos Vereadores, passa pelos Prefeitos, Deputados, Senadores, Governadores, Ministros e vai até o Presidente da República. Todos têm as respostas na ponta da língua. Eles sabem que devem arrumar nossas estradas, pois isso resolveria os problemas de desemprego e resultaria em economia de combustível, pois um caminhão ou automóvel que trafega por uma rodovia sem buracos, economiza até 20% de combustível.

Eles sabem que se a reforma agrária funcionar, o Agro Negocio também funciona, o que também iria gerar mais empregos e aumentar a produção de alimentos. Investir mais na educação, com a contratação através de concurso público de professores, também gera mais empregos e a população teria mais acesso a cursos de profissionalização, informação sobre seus direitos, o que por certo iria refletir até mesmo na família e na prevenção de doenças. Construir moradia para todos, também gera empregos e diminui as desigualdades sociais dando mais dignidade aqueles que não têm onde morar.

O que me deixa bastante esperançoso é saber que sabemos como resolver esses problemas. É comum escutarmos comentários nas reuniões de amigos, nos churrascos de fim de semana, a conversa é sempre a mesma, todos sabem como resolver os problemas do país, baixar taxas de juros, deixar de pagar dívida externa, diminuir gastos públicos. Até mesmo aqui em nossa cidade, escutando os programas das emissoras de rádio, todos sabem como resolver os problemas da cidade. As pessoas ligam dão suas opiniões, de como os governantes deveriam fazer para resolver os problemas das ruas, das escolas e até mesmo da segurança.

Dizem como deve ser feito. Sabem quais são as prioridades para a cidade. Dizem que não precisamos de carros novos e sim de uma saúde melhor. Enfim, faz lembrar até da seleção brasileira de futebol em época de copa do mundo, todo mundo quer ser técnico, todos sabem como escalar o time. Só que quando perdemos o jogo, a única coisa que podemos fazer é culpar o técnico que não teve pulso para fazer as substituições que deveriam ser feitas. Na política é a mesma coisa.

Os Prefeitos, Governadores, Presidente, Vereadores, Deputados, Senadores e até o Presidente fazem o que querem e quando não dá certo só nos resta ficar criticando, achando que se fosse feito diferente teria dado melhor resultado. Só que muitos de nós esquecemos que a política é diferente do futebol. Na política somos nós quem, através do voto, elegemos nossos representantes. Se eles não estão administrando o dinheiro público como gostaríamos que estivessem, realizando obras necessárias para o bem comum de toda a comunidade, e mesmo assim nós não cobramos isto quer dizer que também somos culpados e responsáveis pelo que esta acontecendo.

De nada adianta ficarmos criticando, achando que esta tudo errado e mesmo assim ficamos esperando que o tempo passe para quando tiver nova eleição tentar acertar e votar em novos candidatos e novamente acreditar que vai dar certo. Chega, não da mais para ficar esperando. Vamos acordar. Vamos à luta.

Chega de ficarmos apenas na conversa, nas fofocas, na choradeira. Se soubermos o que queremos, vamos lutar para conseguir. Eu já disse muitas vezes que não começamos uma casa pelo telhado, devemos começar pela base. Então vamos começar pela nossa rua, vamos chamar nossos vizinhos, ver o que estamos precisando para que nossa rua fique mais bonita, se é um asfalto, calçamento, calçadas, iluminação, plantar flores ou árvores, etc. depois vamos pensar no nosso bairro, vamos pedir um posto de saúde, um posto policial, uma praça, uma escola, uma área de lazer para nos e nossos filhos.

Depois vamos pensar em nossa cidade, ver o que realmente precisamos para gerar mais empregos, melhorar nossa imagem para atrair turistas, mercado público onde nossos lavradores possam vender seus produtos, plantar arvore frutíferas nas ruas, cuidar do meio ambiente, tratar melhor nossos rios, enfim, manter a cidade limpa.

Criar Conselhos Municipais, Associações de Bairros, discutir orçamento, gastos, assistir as sessões na Câmara dos Vereadores. Isso é democracia, isso é participar do desenvolvimento de nossa cidade. Eu tenho certeza que é isso que nosso Prefeito e nossos Vereadores querem que façamos. Vamos para de ficar somente criticando e esperando que sejam feitas leis para somente depois serem cumpridas, pois essa lei já existe e muito pouco dela esta sendo cumprida por todos os governantes.

u estou falando na nossa Constituição. Ela é completa, tem tudo que o povo Brasileiro precisa para ser feliz, viver com dignidade, com respeito e honra. O que falta é somente cobrarmos tudo o que temos direito. Para que tudo de certo é preciso que cada um faça a sua parte.

ACORDA BRASIL, ACORDEM CANOINHENSES, VAMOS A LUTA, A HORA É AGORA

LUIZ NASCIMENTO CARVALHO – Escrivão Judicial Aposentado Da comarca de Canoinhas. Telefone 047 – 622-8610 e 99766768. Email [email protected]

Deixe uma resposta

inMarket