Alfabetização na Idade Certa em Canoinhas e outras notícias da SDR.

Gerência de Educação de Canoinhas lança Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

Lançamento contou com participação do deputado estadual Antônio Aguiar.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma realidade no Estado e também na Gerência Regional de Educação de Canoinhas.

O lançamento do Pacto na região foi realizado na manhã deste sábado, dia 23, no auditório da Escola de Educação Básica João José de Souza Cabral, em Canoinhas e contou com a participação de autoridades e todos os diretores e assessores técnico-pedagógicos das escolas estaduais dos seis municípios que compõem a SDR Canoinhas.

“No Pacto pela Educação, lançado no mês passado pelo governador Raimundo Colombo, estão previstas ações de alfabetização para mais de 70 mil crianças. Este é mais um grande avanço de um governo comprometido com a educação dos catarinenses”, destaca o secretário regional Ricardo Pereira Martin.

O deputado estadual e presidente da comissão de Educação, ressaltou que o governo do Estado está fazendo uma política para todos, de forma diferenciada e ética, valorizando os professores. Lembrou ainda do recente aumento salarial a classe dos professores, que foi aprovado pelos deputados na Assembleia Legislativa para reformulação do Plano de Carreira do Magistério. “Como presidente desta comissão, vou estar ainda mais presente nas atividades da educação, conhecendo e discutindo ações de melhorias para educação dos catarinenses”, frisou Aguiar.

As ações do Pacto pela Educação na Idade Certa foram apresentadas pela Integradora de Ensino Fundamental, Ana Maria Magalhães Bedretchuck, com informações como público alvo, início das atividades e ações a serem tomadas nas escolas da região.

Participaram do lançamento o secretário regional Ricardo Pereira Martin; deputado estadual Antônio Aguiar; gerente regional de Educação, Estela Maris Marques; supervisora de educação básica e profissional, Maria Elvira Burgardt; além de equipe técnica da Gered Canoinhas, diretores e assistentes técnico-pedagógicos de toda região.

O que é o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Isto significa que, aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser aprorpiados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;

4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e aprendizagem.

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:

  • alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
  • realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
  • no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

Municípios da Gerência de Saúde de Canoinhas participam de videoconferência sobre campanha de vacinação contra Influenza

Participaram nesta quinta-feira, dia 21, na sala de videoconferência do pólo de Educação Permanente em Canoinhas, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC), os municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde de Canoinhas.

O objetivo do Estado foi dar início as atividades de instrumentalização para campanha Nacional de Vacinação contra a Infleunza 2013, com orientações aos técnicos da Vigilância Sanitária sobre a Instrução Normativa conjunta DIVES/ DVE/ 2012, que trata dos critérios para o funcionamento de estabelecimentos privados que pretendem disponibilizar a vacina.

Durante o encontro também foi discutido junto aos técnicos da Vigilância Epidemiológica, o Informe Técnico referente à campanha 2013, que terá início no dia 15 de abril na rede pública. A Gerência Regional de Saúde de Canoinhas orienta que para mais informações sobre a Campanha, a população deve procurar as secretarias municipais de Saúde ou Unidades de Saúde mais próximas em seus municípios.

SDR Canoinhas orienta 47 entidades para o Portal SC Transferências

Para aumentar controle e transferência, os repasses a prefeituras, entidades, consórcios públicos e pessoas físicas, o Governo do Estado modificou, de forma pioneira entre os Estado brasileiros, as regras de transferências voluntárias de recursos públicos para municípios, entidades sem fins lucrativos, consórcios públicos e pessoas físicas.

Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas capacitou nesta quarta (20) em Porto União e quinta-feira, dia 21, em Canoinhas, orientações para os seis municípios da Regional, com o objetivo de repassar todas as informações do novo Sistema de Cadastro do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal  (SIGEF).

“Com este novo Sistema, o Estado define as áreas que necessitam de recursos e cria programas específicos para transferências”, explica a responsável pelo setor de convênios da SDR Canoinhas, Josiane Hauffe. Todos que tiverem interesse em obter recursos públicos estaduais deverão se cadastrar e encaminhar projetos de acordo com os critérios de seleção do programa.

Durante as orientações foi explicado que o trâmite será realizado por um canal exclusivo: o Portal SCTransferências (www.transferencias.sc.gov.br ). Com o novo modelo, os processos de solicitação de recursos passam a ser sistematizados, com melhor organização do fluxo de trabalho.

Em Porto União, as orientações foram repassadas na câmara de vereadores do município e contou com a participação de 24 pessoas. Em Canoinhas, o evento foi realizado na câmara de vereadores e envolveu 23 pessoas. Dos participantes, estavam incluídos prefeituras dos municípios, pessoas físicas, consórcios públicos e associações. No total, foram capacitados 47 representantes das entidades.

Sobre a Secretaria de Incentivo ao Turismo, Cultura e Esporte (Seitec), todas as entidades interessadas devem procurar a gerência de Turismo, Cultura e Esporte da SDR Canoinhas, falar com Antônio Gilberto de Carvalho pelo fone: (47) 3627-4024.

Sobre o novo modelo

O primeiro passo para os proponentes (municípios, entidades sem fins lucrativos, consórcios públicos e pessoas físicas) se candidatarem a receber os recursos é efetuar o cadastro no Portal SC Transferências que será validado pelas Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs). Os órgãos centrais (secretarias setoriais, autarquias, fundações e empresas públicas) em parcerias com as SDRs criarão os Programas Transferências, em que serão estabelecidos objetivos, critérios de seleção, tipo de proponente, contrapartida, entre outros itens.

A Secretaria da Casa Civil, a partir de determinação do governador do Estado, avaliará o programa e autorizará a publicação no Portal SC Transferências. Após a publicação, o Programa Transferência ficará disponível na internet para que os proponentes possam encaminhar as propostas.

Celesc quer explicar investimentos no Planalto Norte

Problemas de fornecimento de energia elétrica no Planalto Norte serão motivo de audiência com o presidente da Celesc Cleverson Sievert, no próximo dia 12 de abril, na Câmara Municipal de Canoinhas. A reunião ficou pré-agendada por sugestão do deputado Antonio Aguiar (PMDB), que nesta terça-feira (19) recepcionou em seu gabinete dirigentes da Celesc e representantes da região no parlamento estadual. Na ocasião, ficou combinado que prefeitos, vereadores, representantes da indústria e sindicatos serão convidados para a audiência, juntamente com técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que está solicitando a suspensão das obras da nova linha de transmissão de 138 kv da Celesc, entre Canoinhas e Papanduva.

Estamos recebendo fortes pressões de lideranças por conta de problemas no fornecimento de energia de má qualidade?, explica Aguiar, que elogiou a disposição do presidente da Celesc em atender convite para vir à Assembleia e também para a audiência em Canoinhas. A manifestação do Iphan, que alega falta de detalhamento do projeto da linha de transmissão mas não explica o que pode estar sendo prejudicado, recebeu duras críticas na reunião.

A linha é essencial, todos querem a melhoria da qualidade da energia fornecida às comunidades, e passa sobre plantações de soja, milho, feijão ou áreas de reflorestamento com pinus?, diz Aguiar.

Cleverson, na audiência, pretende fazer uma explanação de investimentos em andamento e adianta que no Planalto Norte também estão parte do investimento em substituição de 6 mil quilômetros de linhas rurais, de monofásicas para trifásicas, a fim de garantir energia melhor no campo, além da aquisição de novos geradores e equipamentos para subestações. Somente na linha entre Canoinhas e Papanduva, o investimento da empresa é de R$ 27 milhões.

Assessoria da Bancada do PMDB Evory Pedro Schmitt (48) 9922.0359

Gerência de Educação de Canoinhas abre vagas para curso Salto no Futuro

Com o tema “Dança na escola – arte e ensino”, curso inicia no dia 02 de abril.

A Gerência Regional de Educação (Gered) de Canoinhas está com as inscrições abertas até o dia 1º de abril para formação de uma turma para o curso Salto para o Futuro: Dança na Escola – Arte e Ensino. O curso terá carga horária de 30 horas com aulas às terças-feiras, das 18h às 20h, realizadas no auditório da Gered Canoinhas.

O curso é voltado a professores, assistentes técnicos pedagógicos, assistentes de educação, alunos dos cursos de Magistério, Pedagogia ou qualquer licenciatura e demais profissionais das redes municipal e estadual de Ensino. “Este curso tem como objetivo debater sobre a dança no currículo escolar de uma maneira crítica, refletindo como vem se processando as relações entre currículo, projetos e programas sociais”, destaca a integradora de tecnologia da informação da Gered Canoinhas, Marilin Schick.

Marilin ainda lembra que como recurso tecnológico será explorado o programa Audacity para a edição de música como proposta para criar efeitos sonoros diferenciados. As fichas de inscrições devem ser preenchidas até o dia 1º de abril na Gered Canoinhas ou solicitar pelos e-mails: [email protected]; e [email protected]. Para realização do curso, a turma deverá ter no mínimo, dez cursistas inscritos.

Serviço:

Carga horária: 30 h

Local das aulas: auditório da Gerência de Educação

Dias de aula: terças-feiras ( 5 encontros no total)

Horário: 18h às 20h.

Atividades a distância e presenciais: utilização dos boletins do Salto para o Futuro e do blog: http://saltoparafuturocanoinhas.blogspot.com

Cronograma das aulas:

Dia 02/04: Tema – Dança e currículo escolar com a orientadora Franciele Karvat

09/04: Tema – Linguagem e dança; arte e ensino; Programa Audacity com a orientadora Franciele Karvat

16/04: As manifestações populares da dança e a escolas; A importância da dança gaúcha nas escolas, com os orientadores Ubiratã Irias e Franciele Karvat

23/04: Outros olhares sobre a dança nas escolas; Atualidades da dança e escolas, com os orientadores Sérgio Teixeira da Silva e Franciele Karvat

30/04: Dança na escola em debate; atualidades da dança e escolas, com os orientadores Tatiane Soares Lourenço e Sérgio Teixeira da Silva.

Para mais informações: (47) 3622-4090, falar com Franciele ou Marilin.

PL da revitalização da carreira do magistério é aprovado na Alesc

O Projeto de Lei da revitalização da carreira do magistério para 2013 foi aprovado nesta terça-feira, 19, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). O PL foi aprovado por todas as comissões antes de ser lida em plenária. O trâmite legal será finalizado com a sanção e publicação do Projeto de Lei pelo governador Raimundo Colombo.

De acordo com o secretário da Educação, Eduardo Deschamps, o pagamento retroativo a janeiro será pago ainda neste mês de março. ?A folha de pagamento já foi fechada e gerada, porém uma suplementar será feita para que os professores ativos e inativos recebam os valores ainda este mês. A outra parcela do reajuste será no mês de setembro?, afirma.

O reajuste entre 8% e 15% terá impacto de mais de R$ 100 milhões. Concedido pelo Governo do Estado tem como propósito revitalizar a carreira do magistério. Para cumprir a Lei do Piso alguns professores receberam mais aumento salarial que outros e, com isso, a tabela salarial está compactada. Este é o início da revitalização, que irá continuar nos próximos anos?, explica Deschamps.

O secretário reitera ainda o compromisso do Governo em retomar as negociações sobre a proposta de revitalização da carreira para 2014 e 2015. ?Vamos agendar com o Sinte uma reunião com foco nos próximos anos. Entendemos a importância da valorização do magistério e vamos trabalhar para continuar o processo de melhoria salarial do magistério catarinense?, destaca.

Elaborado pela Secretaria de Estado da Educação, em conjunto com a Coner e aprovado pelas Secretarias da Fazenda, Administração e Casa Civil, o Projeto de Lei da revitalização da carreira do magistério para 2013 faz parte das ações do Pacto pela Educação e foi encaminhado em regime de urgência pelo governador e deu entrada na Alesc no dia 20 de fevereiro.
Informações adicionais: Sérgio Teixeira da Silva

Solicitação de recursos para escolas estaduais da SDR Canoinhas

Estiveram na tarde desta terça-feira (19), em Florianópolis na Secretaria Estadual de Educação (SED), o secretário regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, junto ao deputado estadual Antônio Aguiar; gerente regional de Educação, Estela Maris Marques; e o gerente de administração, finanças e contabilidade da SDR Canoinhas, Ricardo Souza de Oliveira. Os representantes da região estiveram em reunião com o chefe de gabinete da SED, Mauro Tessari e o diretor de Infraestrutura, engenheiro Sérgio Roebel.

A reunião teve como principal objetivo solicitar mais investimentos e melhorias para as escolas estaduais da Regional. “Junto ao deputado Aguiar estivemos conversando diretamente com o chefe de gabinete do secretário de Educação Eduardo Deschamps, e estamos juntos batalhando por mais conquistas para nossas escolas, professores e alunos”, destaca Martin.

SDR Canoinhas repassa mais de R$ 1,5 milhão para transporte escolar das escolas estaduais

O Governo do Estado investirá por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas mais de R$ 1,5 milhão no transporte de 2.387 alunos das 23 escolas da rede estadual de ensino dos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras. As assinaturas dos convênios ocorreram nesta sexta-feira (15), na parte da manhã na prefeitura municipal de Irineópolis e a tarde na Gerência Regional de Educação (Gered), em Canoinhas.

O secretário regional Ricardo Pereira Martin agradeceu a participação dos prefeitos e representantes dos municípios, destacando o comprometimento com a educação de seus municípios. “Os municípios devem agir desta maneira, pensando primeiramente nos alunos e na qualidade da educação de seus munícipes”, destacou.

Os recursos serão repassados às prefeituras, que realizam o transporte dos estudantes das escolas estaduais de ensino fundamental e médio. Os investimentos são calculados com base na distância percorrida, e serão depositados em nove parcelas, sendo que o pagamento da primeira parcela do transporte está agendado para o dia 30 de março.

Participaram da assinatura na Gered Canoinhas, o deputado estadual Antônio Aguiar; secretário regional Ricardo Pereira Martin; gerente regional de Educação, Estela Maris Marques; prefeitos dos municípios de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira; de Canoinhas, Luiz Alberto Rincoski Faria; de Três Barras, Elói José Quege; presidente da câmara de vereadores de Bela Vista do Toldo, Silmara Damaso da Silveira, diretores e equipe técnica da Gered Canoinhas.

Recursos para municípios e número de alunos atendidos

Bela Vista do Toldo: R$ 217.348,00 para atender 294 alunos.

Canoinhas: R$ 490.102,00 para atender 816 alunos.

Irineópolis: R$ 272.584,00 para atender 335 alunos

Major Vieira: R$ 135.236,00 para atendimento a 220 alunos

Porto União: R$ 220.773,00 para atender 285 alunos

Três Barras: R$ 232.993,00 para atendimento a 425 alunos

Deputado Aguiar se reúne com associados da ACIC para elaboração de reivindicações para o Planalto Norte

Reunião teve como objetivo elencar prioridades para Canoinhas e região em diversas áreas

Nesta quinta-feira (14), foi realizada nas dependências do Centro Empresarial de Canoinhas, a reunião com associados da Associação Empresarial de Canoinhas – ACIC. A pauta da reunião foi o debate e prioridades para reivindicações do poder público com a classe empresarial organizada, focando os mesmos pedidos para unir forças junto ao Governo do Estado.

Após a leitura das solicitações redigidas em 2012 para a vinda de Raimundo Colombo para Canoinhas, cada empresário teve tempo para expressar sua opinião, sugerindo temas que achassem pertinentes. Ao final o deputado agradeceu a opinião e sugeriu que sejam definidas as prioridades de acordo com as necessidades. “Vamos destacar e priorizar pedidos para saúde, infraestrutura e educação. É muito importante esta grande participação, pois podemos destacar a vontade de diversas entidades e lideranças de nossa região”, destacou Aguiar.

Os empresários dos diversos setores contaram com as presenças do Deputado Estadual Antônio Mauro Rodrigues de Aguiar; Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional Ricardo Pereira Martin; prefeito de Canoinhas Beto Faria; secretário municipal de Administração e Finanças, Argos José Burgardt; presidente da câmara de Vereadores de Canoinhas, Renato Gurtinski. A reunião contou com a presença também do coordenador da Fundação do Meio Ambiente (FATMA), Ivo Dolinski; do Presidente do Hospital Santa Cruz, Mário Scheuer; do diretor da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas, João Renato Schiitter e do presidente do Hospital de Três Barras, Luiz Alberto Jenzura.

SDR Canoinhas repassa mais de R$ 1,5 milhão para transporte escolar das escolas estaduais

O Governo do Estado investirá por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas mais de R$ 1,5 milhão no transporte de 2.387 alunos das 23 escolas da rede estadual de ensino dos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras. As assinaturas dos convênios ocorreram nesta sexta-feira (15), na parte da manhã na prefeitura municipal de Irineópolis e a tarde na Gerência Regional de Educação (Gered), em Canoinhas.

O secretário regional Ricardo Pereira Martin agradeceu a participação dos prefeitos e representantes dos municípios, destacando o comprometimento com a educação de seus municípios. “Os municípios devem agir desta maneira, pensando primeiramente nos alunos e na qualidade da educação de seus munícipes”, destacou.

Os recursos serão repassados às prefeituras, que realizam o transporte dos estudantes das escolas estaduais de ensino fundamental e médio. Os investimentos são calculados com base na distância percorrida, e serão depositados em nove parcelas, sendo que o pagamento da primeira parcela do transporte está agendado para o dia 30 de março.

Participaram da assinatura na Gered Canoinhas, o deputado estadual Antônio Aguiar; secretário regional Ricardo Pereira Martin; gerente regional de Educação, Estela Maris Marques; prefeitos dos municípios de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira; de Canoinhas, Alberto Rincoski Faria; de Três Barras, Silmara Damaso da Silveira; presidente da câmara de vereadores de Bela Vista do Toldo, Silmara Damaso da Silveira, diretores e equipe técnica da Gered Canoinhas.

Recursos para municípios e número de alunos atendidos

Bela Vista do Toldo: R$ 217.348,00 para atender 294 alunos

Canoinhas: R$ 490.102,00 para atender 816 alunos

 Irineópolis: R$ 272.584,00 para atender 335 alunos

Major Vieira: R$ 135.236,00 para atendimento a 220 alunos

Porto União: R$ 220.773,00 para atender 285 alunos

Três Barras: R$ 232.993,00 para atendimento a 425 alunos

EEB Rodolfo Zipperer comemora 61 anos com exposição de artes

A Escola de Educação Básica Rodolfo Zipperer, de Canoinhas, está comemorando neste ano 61 anos de contribuição à comunidade Canoinhas. Para marcar data tão especial está realizando nesta sexta-feira (15), durante todo dia, Exposição de Fotos e Trabalhos alusivos à data. A Solenidade de abertura foi realizada às 10h, com a presença de autoridades, alunos e familiares.

A diretora da unidade escolar, Marilete dos Passos Dransfeld explica a importância de realizar este trabalho. “Estamos mostrando o resgate histórico de uma instituição que está mais de meio século colaborando na educação dos canoinhenses. E o mais importante que comemorar o aniversário da escola, é fazer história, com esta escola faz”, destaca.

Na exposição muitos trabalhos destacam a história da escola, com trabalhos de fotografia, desenhos artísticos e poesias. A exposição segue até as 22h30 desta sexta-feira, aberta ao público. Participaram também da exposição o secretário regional Ricardo Pereira Martin e a gerente regional de Educação, Estela Maris Marques.

COMUNICADO: Epagri está com novos números de telefones

A Gerência Regional, Estação Experimental e Centro de Treinamento de Canoinhas e Escritórios Municipais da Epagri migraram para a rede de governo (capilaridade), e estão agora adotando o sistema de telefonia VOIP com uma nova numeração telefônica a partir de 13 de março de 2013.

O número principal da Gerência Regional, Estação Experimental e Centro de Treinamento da Epagri – Canoinhas passa a ser (47) 3627-4199.

Escritórios Municipais: 

Escritório Municipal Epagri – Bela Vista do Toldo: (47) 3627-4078

Escritório Municipal Epagri – Canoinhas: (47) 3627-4093

Escritório Municipal Epagri – Irineopolis: (47) 3627-4075

Escritório Municipal Epagri – Major Vieira: (47) 3627-4096

Escritório Municipal Epagri – Três Barras: (47) 3627-4079

Secretaria da Agricultura e Pesca realiza reunião com municípios da SDR Canoinhas sobre Regularização Fundiária

Agricultores poderão estar procurando os sindicatos rurais e escritórios municipais da Epagri na região para mais informações

Com o objetivo principal de orientar os municípios que compõem a SDR Canoinhas, sobre a elaboração da documentação necessária para obter sentença judicial de usucapião e posterior averbação das áreas de reserva legal, foi realizada na tarde desta quinta-feira (14), na sala de reuniões da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Canoinhas, reunião organizada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca (SAR) Programa SC Rural e Gerência de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da SDR Canoinhas.

O Secretário Regional Ricardo Pereira Martin abriu o evento falando da importância deste encontro para orientações sobre a regularização de terras nos municípios. Em seguida o gerente de Agricultura da SDR Canoinhas, Wilson Kiem deu início aos trabalhos e as orientações gerais foram repassadas pelo diretor da Agricultura Familiar e da Pesca do Estado, Hilário Gottseling, que apresentou um breve histórico da regularização fundiária no Estado, destacando que a desde 2010 a SAR definiu o apoio na regularização de propriedades rurais dentro do Programa SC Rural.

“Esta reunião está sendo realizada em diversas cidades do Estado para podermos passar mais informações para os produtores rurais”, destaca Gottseling. Ele ainda lembra que no Estado há o programa SAR/ SC Rural que apoia os agricultores, visando a legalização das propriedades.

A partir desta reunião os municípios poderão apoiar a elaboração da documentação necessária para obter sentença judicial de usucapião e posterior averbação das áreas de reserva legal e também locar as áreas de preservação permanente no levantamento topográfico das propriedades beneficiadas com esta atividade. Também poderão ser fornecidos os documentos técnicos (Planta Topográfica, A.R.T. e Memorial Descritiuvo), para instruir a Ação de Usucapião, para a obtenção da declaração de usucapião em juízo, através de advogado constituído pelo beneficiário. “O objetivo não é regularizar e sim fornecer documentação básica, dar condições para que o beneficiário realize a regularização”, conclui Hilário.

Para mais informações sobre os critérios para produtores interessados no benefício e para inscrições, os interessados poderão entrar em contato com os Sindicatos de Produtores Rurais e escritórios municipais da Epagri na região.

Estiveram presentes também na reunião o prefeito de Irineópolis, Juliano Pereira; presidentes dos sindicatos rurais da região; secretários municipais de agricultura e servidores dos escritórios municipais da Epagri, além de autoridades locais.

Comitê Rio Canoinhas realiza Assembleia Geral Ordinária no dia 26 

Inscrições das chapas para eleição poderão ser feitas nos dias 21 e 22, na sede do Comitê

Será realizada no dia 26 deste mês, terça-feira, Assembleia Geral Ordinária do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas. A primeira chamada será as 07h30 min e a segunda chamada as 08h, no auditório da Polícia Militar Ambiental de Canoinhas.

A assembleia terá como pauta, a eleição e posse do presidente, vice-presidente, secretário executivo e membros para a comissão consultiva para o biênio 2013/2015. Além da apresentação do relatório de atividades referente ao ano de 2012.

Para inscrição das chapas, o período é de 21 a 22 de março, devendo ser protocolada junto a sede do Comitê (anexa ao prédio da Gerência Regional de  Educação, em Canoinhas), no horário das 13h às 19h. Na inscrição devem conter os nove membros, com anuência por escrito de cada um dos inscritos, devendo todos apresentar declaração de indicação da entidade que representa. “Na ocasião do protocolo da chapa entregaremos o cronograma do processo eleitoral”, destaca a consultora do Comitê, Francielle Gaertner.

As entidades interessadas em se inscrever e apresentar chapa devem compor o quadro efetivo das entidades do colegiado Comitê Rio Canoinhas. Para mais informações, os interessados devem ligar no telefone (47) 3622-4090, falar com Francielle.

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Canoinhas é um órgão de caráter consultivo e deliberativo, vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH), atendendo ao disposto no Decreto Estadual nº 828/03. O Comitê Rio Canoinhas atende os municípios de Canoinhas, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva e Três Barras.

Governo do Estado quita débitos do Prodec com municípios

 

O Governo do Estado vai repassar nesta sexta-feira, 15, um total de R$ 9,2 milhões para 60 municípios. A transferência é decorrente de repasses do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec) não efetuados no período de maio de 2005 a junho de 2008. O anúncio foi feito essa semana durante reunião do Conselho de Órgãos Fazendários Municipais de Santa Catarina.

“Por conta de um apelo do governador Raimundo Colombo, a Secretaria da Fazenda se planejou para permitir que os valores, que seriam repassados em parcelas, tivessem quitação imediata. Dessa forma o Governo auxilia os municípios na alavancagem de novos investimentos”, explica o secretário da Fazenda, Antonio Gavazzoni.

Com esse repasse, o Governo quita os débitos com os 155 municípios que aderiram ao Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Estado e a Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), em 2010. Desde então, já foram transferidos R$ 17,6 milhões. Os municípios que não aderiram ao acordo (140), estão sendo convidados para assiná-lo a fim de que o Governo também possa quitar os débitos com essas Prefeituras, no total de R$ 18,4 milhões.

Entenda o caso – O Prodec tem a finalidade de conceder incentivo fiscal à implantação ou expansão de empreendimentos industriais que vierem produzir e gerar emprego e renda no Estado de Santa Catarina. Até maio de 2005, os valores relativos ao pagamento das parcelas dos contratos do Prodec ingressavam diretamente no Tesouro Estadual como ICMS normal. Consequentemente, todas as participações eram repassadas automaticamente aos municípios. A partir desta data, foi criado um novo código para o repasse, que deixou de ser automático. Por conta disso, o Estado acumulou entre maio de 2005 e junho de 2008 um estoque de R$ 36,7 milhões a ser repassado aos municípios. Em 2010, Estado e FECAM celebraram o Termo de Cooperação Técnica, visando o pagamento dos débitos. Para que a transferência seja feita é necessária a adesão do município a este acordo.

Secretaria de Estado da Fazenda

EEB Coronel Cid Gonzaga realiza Mostra de Cinema em Porto União

Eventos em comemoração aos 50 anos da escola acontecerão durante todo ano

A Escola de Educação Básica Cid Gonzaga, no ano em que completa 50 anos, vai realizar uma série de eventos para comemoração. Durante todo dia desta quarta-feira (13), está sendo realizada no salão da instituição a mostra com filmes de curta metragem. São seis filmes que foram produzidos no Planalto Norte, mostrando aos alunos e comunidade, o que já foi feito na área de cinema na região.

O ator e diretor de teatro, Lício Ferreira, que está organizando a mostra, explica que esta mostra faz parte do Projeto “Nosso Cinema/ Teatro”, desenvolvido pelo Instituto Memórias do Contestado, e com apoio da EEB Coronel Cid Gonzaga. “Paralelo a este trabalho, realizamos oficina de atores com os alunos desta instituição de ensino”. No primeiro semestre Lício está trabalhando com os alunos o teatro, e no segundo semestre irá trabalhar o cinema.

Nesta mostra foram realizadas três sessões na parte da manhã, duas sessões no período da tarde para todos os alunos da escola, e a noite será realizada uma sessão para alunos, comunidade e convidados.

A diretora Lúcia Reisdoerfer Winter lembra que a escola completa 50 anos no dia 1º de junho, mas serão feitas ações comemorativas durante todo ano para lembrar data tão especial. “Teremos no dia 6 de julho o lançamento do selo oficial da Escola e um jantar para todos que fizeram e fazem parte desta exemplar instituição de ensino”.

A mostra de Cinema envolve diretamente cerca de 1500 alunos, além de professores, assessores técnico pedagógicos e comunidade em geral.

Comitiva de Canoinhas solicita investimentos para o Planalto Norte em reunião com Raimundo Colombo

Comitiva de Canoinhas esteve na tarde desta segunda-feira (11), em Florianópolis para reunião com o governador Raimundo Colombo e logo em seguida com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira.

Na pauta estiveram reivindicações do deputado Aguiar para apoio do governador nos investimentos na região do Planalto Norte. “Temos apoio e parceria muito forte do governo Estadual, que está cada vez mais presente na nossa região”, destacou. Um dos pedidos de Aguiar foi à vinda de novas empresas na região, gerando assim crescimento econômico e trabalho para a comunidade.

O secretário regional Ricardo Pereira Martin lembrou a potencialidade e riquezas da região. “Temos municípios com grandes potencialidades, e pessoas que estão a procura de novas oportunidades. Temos que investir nessa região”, destacou. O governador também está agendando uma visita à região para o final deste mês.

Estiveram presentes na reunião com Raimundo Colombo e Eduardo Pinho Moreira, o deputado Estadual Antônio Aguiar; secretário Regional Ricardo Pereira Martin; prefeito de Canoinhas, Beto Faria; presidente da câmara de vereadores de Canoinhas, Renato Pike; e vereador Paulo Glinski.

Cohab/SC e Prefeitura de Major Vieira entregam 29 casas populares nesta quinta-feira

A Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC) e a Prefeitura de Major Vieira entregam, nesta quinta-feira (14/03), 29 casas populares para famílias de baixa renda no município do Norte catarinense. O diretor presidente da Companhia, Ronério Heiderscheidt, e o prefeito de Major Vieira, Israel Kiem, farão a entrega das chaves em cerimônia realizada no Loteamento Miguel Maron Becil, localizado na rua Vítor Fernandes de Souza, no Centro da cidade, a partir das 14h.

O empreendimento foi viabilizado pelo Programa Minha Casa Minha Vida Sub-50, voltado a municípios com população inferior a 50 mil habitantes. Ficou sob responsabilidade da Cohab a captação de recursos junto ao Ministério das Cidades, a disponibilização de terreno e o acompanhamento e fiscalização das obras. Já à prefeitura couberam os custos para a implantação de infraestrutura no local (terraplanagem, redes de energia elétrica, água e esgoto), além de complementação para construção das moradias.

Cada habitação a ser entregue possui dois quartos, banheiro, área de serviço, sala e cozinha conjugadas, em uma área total de 37,8 metros quadrados. O investimento para a construção das casas foi de aproximadamente R$ 380 mil, com recursos do Ministério das Cidades, Cohab/SC, Governo do Estado e Prefeitura Municipal.

“É com grande satisfação que entregaremos as chaves da casa própria às famílias de Major Vieira. Tenho certeza de que um teto para chamar de seu, além de livrar os custos do aluguel a estes cidadãos, trará mais segurança, saúde e autoestima aos contemplados”, afirmou o diretor presidente Ronério Heiderscheidt, que fará sua primeira inauguração como representante do órgão estadual de habitação duas semanas tomar posse.  

Maykon Oliveira Jornalista (MTb/SC 02999 JP) Telefones: (48) 9960.0522/8843.4037 Florianópolis – Santa Catarina

Secretário regional participa de lançamento da Secretaria de Cultura e Turismo de Porto União 

Foi realizada na manhã deste sábado, dia 9, o lançamento oficial da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Porto União. A cerimônia foi realizada na sede da Secretaria, na Rua Sete de Setembro, no centro da cidade, onde também está instalado o Museu Municipal.

“A criação de uma secretaria para o setor, evidencia a intenção da valorização da atual administração em relação ao desenvolvimento da cultura e turismo no município e região”, destaca o secretário já empossado José Carlos Gonçalves.

O secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, esteve no evento acompanhado do Gerente de Turismo, Cultura e Esporte, Antônio Gilberto de Carvalho. Ele reafirmou o compromisso de apoiar as atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Porto União e dos municípios que compõem a SDR em prol do desenvolvimento regional de todos os setores e em especial o fomento a cultura e o turismo.

O Prefeito Anízio de Souza enfatizou que “a valorização da cultura e turismo trará um importante desenvolvimento para o município, gerando emprego e renda para os munícipes”.

No mesmo evento foi comemorado o 7º aniversário da Associação dos Artesãos de Porto União. Durante o dia estiveram presentes na sede da secretaria diversos grupos de instrumentistas que abrilhantaram o evento com música de altíssima qualidade.

Estiveram presentes no evento autoridades de vários setores da sociedade civil, militar e pessoas ligadas direta ou indiretamente a área.

* Foto: Camila Godoi

Governo do Estado libera R$ 300 mil para Escola Municipal de Bela Vista do Toldo

Descentralização foi realizada na tarde de quinta-feira, dia 7, na SDR Canoinhas. Investimento será aplicado no NEM Terezinha C. Agostinho

Foi descentralizado na tarde desta quinta-feira (7) para a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) Canoinhas, o valor de R$ 300 mil. O valor será investido em obra de edificação no Núcleo Escolar Municipal (NEM) Terezinha C. Agostinho, em Bela Vista do Toldo.

No total serão R$ 650 mil investidos pelo Governo do Estado e Secretaria de Estado da Educação, através da SDR Canoinhas. Neste ano serão R$ 300 mil, e no próximo ano mais R$ 350 mil. “O Governo está investindo cada vez mais na educação em todo Estado, e nossa região está recebendo altos investimentos na educação, o que nos deixa muito satisfeitos”, destaca o secretário regional Ricardo Pereira Martin.

Alunos de Canoinhas participam da Prova “Viagem do Conhecimento”

Prova foi realizada em Joinville com a participação de cinco alunos da EEB Júlia Baleoli Zaniolo

No dia 02 de março, alunos da Escola de Educação Básica Júlia Baleoli Zaniolo, de Canoinhas, participaram na cidade de Joinville, da Prova Viagem do Conhecimento, considerada a maior Olimpíada de Geografia do Brasil.

Participaram cinco alunos da instituição, que freqüentam o ensino médio. Catarine Rudnik, Fábio Renan Vieira, Sanara Beatriz Felski, Tiago Teles de Campo, Ariely Caroline Massaneiro e Luis Henrique Bonete participaram da prova, que tem como objetivo estimular jovens estudantes de Ensino Fundamental e Médio, a conhecer melhor o espaço, país e mundo onde vivem; contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins; propiciar o enriquecimento do trabalho de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional, entre outros.

Os alunos representaram todas as escolas da Gerência Regional de Educação de Canoinhas. A prova realizada em Joinville foi da etapa regional e o resultado sairá nos próximos dias. Os alunos estão sendo orientados e acompanhados pela professora Patrícia Juliana de Oliveira.

Estela Maris Marques assume Gerência Regional de Educação de Canoinhas

A nova gerente regional de Educação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) Canoinhas tomou posse em ato solene realizado na tarde desta sexta-feira (8), no Centro de Múltiplo uso de Irineópolis. Com a participação de autoridades regionais, municipais, diretores e alunos, o ato contou com a presença de mais de 80 pessoas.

O deputado estadual Antônio Aguiar, que esteve presente prestigiando a posse destacou em sua fala a importante atuação da Gerência de Educação. “Temos a certeza que com sua experiência na educação, sua atuação a frente da Gerência vai oportunizar muitas conquistas para a educação de nossa região, dando um futuro ainda melhor para nossos estudantes”, destacou. O deputado também é presidente da Comissão Estadual de Educação da Assembleia Legislativa.

O secretário regional Ricardo Pereira Martin, que foi gerente de Educação até janeiro deste ano, destacou o importante trabalho e destaque que a equipe tem na educação do Estado. “Tenho certeza que Estela dará continuidade ao excelente trabalho que toda a equipe vem fazendo, com ótima atuação nas 23 escolas que compõem a SDR Canoinhas”.

Durante o ato foi destacado sobre as importantes funções da gerente de Educação e também realizada homenagem alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08.

Em discurso emocionado, a gerente Estela Maris Marques agradeceu o empenho da equipe e o belo trabalho já realizado, assim como o apoio de todos os diretores, assessores pedagógicos, professores e alunos de todas as escolas estaduais dos seis municípios que são de responsabilidade da gerência. “Quero agradecer e pedir o apoio de toda essa equipe. Queremos sempre bem atender os mais de 5507 alunos e 1570 professores de nossas 23 escolas, é uma grande e prazerosa responsabilidade que divido a partir de agora com todos vocês”. Logo após o ato de posse, foi realizada reunião técnica de trabalho com todos os diretores.

Estela Maris Marques é natural de Irineópolis e atuou durante 35 anos na Escola de Educação Básica Horácio Nunes, sendo por mais de 16 anos diretora da instituição. Também foi secretária municipal de Educação do município de Irineópolis pelo período de um ano e meio e já tinha atuado como Gerente de Educação da Regional de Canoinhas em 2010.

Participaram do ato o secretário regional Ricardo Pereira Martin; deputado estadual Antônio Mauro Rodrigues de Aguiar; vice-prefeita de Irineópolis, Circe Neppel Isfair; e autoridades locais.

 

Secretário regional se reúne com prefeito de Irineópolis

O Secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin esteve na manhã desta quinta-feira (7), em reunião com o prefeito do município de Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira. “Queremos estar presente em todos os municípios da nossa Regional, podendo assim colaborar com todos junto ao Governo do Estado”, declara Martin.

Em seu gabinete, o prefeito comentou do andamento das ações do seu primeiro mandato e pediu apoio da SDR junto ao Governo Estadual para as necessidades do município. Na primeira reunião deste ano do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), realizado em Canoinhas no início de março, o prefeito de Irineópolis teve seu pedido de R$ 500 mil aprovado pelos conselheiros, para obras de recuperação e melhoria de trechos de estradas da malha viária do município.

Durante a reunião o secretário regional reforçou o convite ao prefeito para participação na posse solene da gerente regional de Educação, Estela Maris Marques, que é de Irineópolis. A posse será realizada às 14h desta sexta-feira, dia 8, no Centro de Multiuso, no centro do município. O prefeito justificou sua ausência devido a compromisso já agendado em Blumenau. Estará presente na posse a vice-prefeita do município, Circe Neppel Isfair.

O evento também contará com a presença dos diretores, assessores pedagógicos de todas as escolas da Regional, deputado Estadual Antônio Mauro Rodrigues de Aguiar; gerentes da SDR Canoinhas; vereadores do município; alunos e professores da Escola de Educação Básica Horácio Nunes; imprensa e convidados. Logo após a posse, a gerente de educação e equipe realizam reunião de trabalho com todos os representantes das escolas estaduais da Regional.

Governador lança edital para revitalização da rodovia SC-445 em Balneário Rincão

07/03/2013

O governador Raimundo Colombo e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira lançam, nesta sexta-feira, 8, o edital de licitação para a revitalização da SC-445, Rodovia Deputado Paulino Búrigo, trecho de 10,10 quilômetros entre a BR-101 e o município de Balneário Rincão. O evento será no salão paroquial da Igreja Católica do bairro Pedreiras, às 15h. Os investimentos previstos são de R$ 2,9 milhões e os recursos são de financiamento contratado junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Pacto por Santa Catarina.

Pavimentado em 1984, o trecho nunca foi totalmente revitalizado e apresenta diversos problemas com buracos e ausência de acostamento. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, em dias normais, a rodovia possui um fluxo de 10 mil veículos/dia, dobrando na temporada de verão. “O novo município inicia sua história com a revitalização de seu principal acesso. A obra vai beneficiar toda a região que tem no Balneário Rincão seu destino mais comum durante a temporada de verão”, destacou o secretário regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso.

A revitalização da SC-445 faz parte do Pacto Por Santa Catarina, um programa de obras e ações do Governo do Estado que prevê investimentos de mais de R$ 6 bilhões em infraestrutura, saúde, segurança e educação. Do montante, R$ 3 bilhões serão investidos em infraestrutura.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página: www.sc.gov.br. As fotos estão disponíveis neste link e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no [email protected] ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Secretaria de Estado de Comunicação

Sobre federalização da SC 280 e atividades da SDR Canoinhas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Canoinhas informa a todos que está autorizada a desafetação e doação à União de trecho de rodovia entre Canoinhas e Porto União, desde 14 de março de 2012, conforme lei nº 15.750 (documento anexo – Link: carapicu.alesc.sc.gov.br/…/2012/15750_2012_Lei.doc)

Portanto, a SDR Canoinhas está realizando reuniões com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e com o deputado estadual Antônio Aguiar, que não medem esforços, num trabalho em parceria junto ao Governo do Estado para solucionar a questão da SC 280.

Para amenizar os problemas desta rodovia, a equipe do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Regional Canoinhas realizou também nos dias 26 e 27 de fevereiro, operação tapa buraco na Rodovia SC 280, que liga os municípios de Porto União a Canoinhas. Esta ação visou minimizar os problemas até que se conclua o processo de federalização que está em andamento.

“Com esta ação da equipe do Deinfra diminuímos os problemas da SC 280 temporariamente, pois o processo de federalização já está em andamento”, destacou o secretário regional Ricardo Pereira Martin.

Sobre representatividade e ações do Governo na região

Todos os seis municípios da região tem sua representatividade nos órgãos do Estado, podendo assim trabalhar junto a SDR Canoinhas nas necessidades dos municípios.

A gerência de Turismo, Cultura e Esporte está sob responsabilidade de Antônio Gilberto de Carvalho, da cidade de Porto União; na gerência regional da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), está Ivo Dolinski, também de Porto União.

Do município de Irineópolis, a gerência regional de Educação está com Estela Maris Marques desde o fim do mês de fevereiro. E ainda, na gerência de Assistência Social da região ficará com indicação também do município de Irineópolis.

De Major Vieira, a gerência de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura, está sob coordenação de Wilson Kien, do município de Major Vieira. Bela Vista do Toldo tem sua representatividade com a diretora geral da SDR, Maria Emília Alberti.

De Três Barras, a gerência de Planejamento e Avaliação está com Suelen Adur Wogeinhaki e a Consultoria Jurídica da SDR também terá representatividade deste município.

Em diversas áreas de atuação, os seis municípios tem sua representatividade com o Governo do Estado, o que facilita o diálogo e ações para toda região.

Investimentos

Nos anos de 2011 e 2012 os municípios que compõem a SDR Canoinhas, juntos, receberam mais de R$ 30 milhões em diversas áreas como educação, saúde, infraestrutura, esporte e lazer e outras.

Só em Porto União foram investidos quase R$ 6,5 milhões pelo Governo do Estado. Na área de educação foram investidos mais de R$ 3 milhões nas reformas das EEBs Balduíno Cardoso, Antônio Gonzaga e Cid Gonzaga, entre outras ações.

Em Irineópolis foram investidos mais de R$ 1,5 milhão, incluindo reforma geral da EEB Horácio Nunes e obras de melhoria da malha viária do município, entre outros.

Todos os municípios foram beneficiados pelo Governo do Estado. Estes dados e outros estão à disposição da comunidade nos sites do Sistema de Controle de Obras de Santa Catarina (SICOP) e Portal Transparência.

Embrapa e Epagri realizam 3ª edição do Dia de Campo em Canoinhas

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), através das gerências regionais de Canoinhas e Mafra, o Centro de Treinamento e a Estação Experimental de Canoinhas estão realizando durante todo dia desta terça-feira, dia 5, a 3º edição do Dia de Campo sobre Tecnologias para Agricultura Familiar.

O evento deste ano está recebendo aproximadamente 350 agricultores, técnicos e estudantes de toda região do Planalto Norte Catarinense e sul do Paraná, englobando essencialmente os 13 municípios que compõem as Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs) de Canoinhas e Mafra.

O secretário regional Ricardo Pereira Martin, que participou da abertura do evento destacou a importância do evento para difundir a adoção de tecnologias para agricultura familiar. “Essa integração dos municípios vai acrescentar muito a qualidade e produtividade da agricultura familiar, demonstrando novas técnicas e potenciais da nossa região”.

No Dia de Campo foram demonstradas hortaliças como batata, batata-doce, mandioca salsa, mandiocas de mesa e hortaliças tradicionais como tomate, repolho e cenoura. Além de cereais como feijão, milho, milho-pipoca, amendoim, arroz de sequeiro e gergelim e frutíferas como citros de mesa e outras frutíferas alternativas.

O gerente regional da Epagri Canoinhas, Donato Noenberg enfatizou a importância do evento. “Temos apresentações de novas opções de cultivos e cultivares adaptados às condições de clima e solo da nossa região”, destacou.

Participaram da solenidade de abertura, além do secretário regional e gerente regional da Epagri Canoinhas; o analista da Embrapa, Leoberto Weinert; coordenador estadual do Programa “Grãos” da Epagri, Germano Fuchs; gerente da estação experimental da Epagri Canoinhas, Gilson Gallotti; equipe organizadora do evento, secretários municipais de agricultura dos municípios da região e autoridades locais.

11 municípios participam de reunião com a Coordenadoria Regional de Defesa Civil

Foi realizada na manhã desta terça-feira (5), na sala de reuniões da prefeitura municipal de Canoinhas, reunião com a União dos Municípios em Defesa Civil do Planalto Norte (UMDECPLAN). Estiveram representantes da Defesa Civil dos municípios de Canoinhas, Irineópolis, Porto União, Três Barras, Papanduva, Monte Castelo, Mafra, Itaiópolis, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre.

Durante a abertura da reunião o vice-prefeito de Canoinhas, Wilson Pereira, deu as boas vindas, destacando a importância da reunião para a segurança de toda região. Logo em seguida a presidente da UMDECPLAN e secretária de Governo e Cidadania de Mafra, Angela Kwitschal, fez a abertura dos trabalhos. Esteve presente também o coordenador municipal de Defesa Civil de Caçador, Sérgio Eloy Bisotto, que fez apresentação sobre as ações da coordenadoria no município.

Segundo o coordenador regional de Defesa Civil, Edson Antocheski, a reunião serviu para troca de experiências e demonstração de ações nos municípios. “Tivemos uma explanação das ações do município de Canoinhas e Caçador, o que gerou um grande e proveitoso debate”, destacou.

Antocheski ainda destaca a discussão sobre o projeto da Organização das Nações Unidades (ONU) referente às cidades Resilientes. A partir do assunto discutido foi feita uma proposta de adesão para os municípios do Planalto Norte.

UPA Canoinhas e Secretaria Regional celebram convênio de cooperação mútua

Reeducandos da Unidade Prisional terão oportunidade de trabalho e ressocialização junto ao Deinfra

Na tarde desta segunda-feira, dia 4, esteve presente na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, o administrador da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas, João Renato Schiitter, para entrega do termo de cooperação mútua ao Secretário Regional Ricardo Pereira Martin. Este termo proporcionará oportunidade de trabalho e ressocialização aos reeducandos, das Penitenciárias do Estado de Santa Catarina, incluindo a UPA de Canoinhas.

Serão executados pelos reeducandos, trabalhos relacionados à conservação, manutenção, recuperação, pavimentação, entre outros serviços das Rodovias Estaduais. Os integrantes do programa ainda terão direito a abertura de caderneta de poupança para receber depósitos da remuneração referente ao trabalho. A remuneração será de um salário mínimo por reeducando integrante no programa.

“Esta é uma ótima oportunidade de ressocialização dos detentos e uma forma digna de trabalho”, destacou o secretário regional.

A quantidade de reeducandos participantes, forma de orientação dos trabalhos, distribuição do horários e demais atividades serão organizadas pela UPA Canoinhas. A duração do trabalho diário normal não poderá ser superior a oito horas, com descanso aos domingos e feriados.

O termo de cooperação mútua tem duração de cinco anos, e foi firmado no mês de dezembro de 2012 pelo Governo do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, Departamento de Administração Prisional (DEAP) e Secretaria de Estado da Infraestrutura. A aplicação do programa de trabalho será coordenada pela UPA Canoinhas e aplicada pelo Departamento de Infra Estrutura (Deinfra), na rodovia estadual dos municípios que compõem a SDR Canoinhas.

Supervisão de Desenvolvimento Humano da Gered Canoinhas realiza diversas atividades no início do ano letivo

O início do ano letivo nas escolas estaduais que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas superou as expectativas de forma positiva. Segundo a supervisora de Desenvolvimento Humano da Gerência Regional de Educação de Canoinhas (Gered), Josiane Maria Muller, já foram empossados 59 professores do último concurso público do Estado. Foram efetuadas também seis chamadas para professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs), com contratos e pagamentos realizados no mês de fevereiro.

A Gerência Regional de Educação realizou também no mês de fevereiro quatro reuniões de trabalho, contemplando mais de 400 servidores efetivos do magistério público estadual. “Temos um trabalho contínuo e de muita dedicação para atendermos bem os profissionais que atuam nas escolas estaduais da nossa Regional”, conclui Josiane Muller.

No total, são 23 escolas estaduais atendidas nos seis municípios (Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira, Porto União e Três Barras) que compõem a SDR Canoinhas.

EEB Frei Menandro Kamps realiza 1ª Assembleia de Pais e Professores de 2013

A Escola de Educação Básica (EEB) Frei Menandro Kamps, realizou na última quarta-feira (27/02) a primeira Assembleia de Pais e Professores de 2013. Nesta primeira reunião foram definidas as normas e regras da escola para o ano letivo e também a aprovação do Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição.

A direção escolar enfatizou a importância da boa convivência entre escola e comunidade e que os pais devem estar sempre presentes na vida escolas de seus filhos, para o sucesso do mesmo. Os pais também receberam informações importantes sobre o Projeto Conselho de Conduta, realizado em parceria com a Polícia Militar de Canoinhas, e que é desenvolvido desde 2012 na instituição de ensino.

SDR Canoinhas aprova 16 projetos na primeira reunião de 2013 do CDR

Mais de R$ 10,6 milhões foram aprovados para Canoinhas, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Major Vieira e Porto União

Com a presença de grande público e dos conselheiros, foi realizada na tarde desta sexta-feira (1º), no auditório da Associação Empresarial de Canoinhas (Acic), a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de 2013. O encontro, conduzido pelo secretário regional de Canoinhas e presidente do Conselho, Ricardo Pereira Martin, discutiu a aprovação de 16 projetos dos municípios de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira e Porto União.

O presidente do CDR e secretário regional, Ricardo Pereira Martin realizou a posso dos novos conselheiros e apresentou os objetivos das reuniões, bem como entregou os regimentos internos do CDR e da SDR Canoinhas para todos os conselheiros. Em sua fala inicial, Ricardo Martin destacou a importância das reuniões para o desenvolvimento da região. “O Governo do Estado está cada vez mais presente, e nosso papel é colaborar com o desenvolvimento dos municípios que abrangem nossa Regional”, declarou.

Bela Vista do Toldo, que iniciou a apresentação dos projetos, solicitou R$ 600 mil destinados as obras de recuperação e melhoria de trechos críticos da malha viária municipal e mais R$ 200 mil destinados a aquisição de dois veículos para ações da Estratégia Saúde da Família (ESF)/ Atenção Básica e um veículo tipo ambulância com equipamentos e materiais permanentes para as unidades de ESF no município. No total, foram solicitados e aprovados R$ 800 mil pelo município.

Em seguida Major Vieira apresentou dois projetos, solicitando R$ 300 mil destinados as obras de recuperação e melhoria de trechos de estradas da malha viária municipal e mais R$ 600 mil destinados a construção e ampliação do setor de internação e do ambulatório do Hospital Municipal São Lucas. Foram aprovados R$ 900 mil para o município

Porto União apresentou quatro projetos solicitando R$ 100 mil para realização da 7ª Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo; R$ 249.452,47 para conclusão de uma quadra poliesportiva coberta para a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município; R$ 1.127.738,35 destinado a obra de recuperação da pavimentação asfáltica (recape) da Avenida dos Ferroviários, rua Eugênio de Almeida e Avenida João Pessoa; mais R$ 786.260,05 destinado a obra de recuperação da pavimentação asfáltica de acesso ao Distrito Industrial, na rua José Albino Wengerkiewicz. No total, foram solicitados e aprovados mais de R$ 2,2 milhões para Porto União.

Canoinhas apresentou sete projetos solicitando R$ 1 milhão destinado a obra de conclusão do ginásio de esportes localizado no bairro Água Verde; mais R$ 1 milhão para obra de recuperação de vias pavimentadas, com execução de reperfilamento asfáltico; R$ 3 milhões para obra de pavimentação asfáltica e drenagem pluvial de trecho nas ruas Marechal Rondon, João Pontarolo, Leôncio Kohler, Wilibaldo Arnold Hoffmann, Vergílio Trevisani, Hilda Ostrovski, João da Cruz Krailing, Benjamin Constant, Bernardo Olsen, Coronel Januário Corte e Samuel Schmidt. Foi solicitado também R$ 50 mil para aquisição de equipamentos agrícolas que serão disponibilizados aos agricultores do município; R$ 1 milhão destinado a obra de pavimentação asfáltica e drenagem pluvial das ruas internas e estacionamento do campus da Universidade do Contestado, localizado em Marcílio Dias; R$ 149 mil destinados a operacionalização e fortalecimento do comitê de gerenciamento da bacia hidrográfica do Rio Canoinhas, para o ano de 2013; e mais R$ 30 mil para a Associação El Shaddai de Canoinhas, para realização do evento TransCatarina. No total foram aprovados mais de R$ 6, 2 milhões para o município de Canoinhas.

Irineópolis apresentou um projeto no valor de R$ 500 mil destinado a obra de recuperação e melhoria de trechos de estradas da malha viária municipal.

No total foram solicitados e aprovados mais de R$ 10,6 milhões em projetos para os municípios da SDR Canoinhas. A próxima reunião do CDR será realizada no dia 28 de março no município de Bela Vista do Toldo. As próximas reuniões do CDR agendadas no decorrer do ano estarão disponíveis no site da SDR Canoinhas; www.cni.sdr.sc.gov.br a partir desta segunda-feira, dia 5.

Portal SC Transferências

 Em seguida, foi apresentado pela servidora Josiane Hauffe, que responde ao setor de Convênios da SDR Canoinhas, o novo sistema de transferências voluntárias entre municípios e entidades que está em vigência desde novembro do ano passado. As mudanças servem para agilizar o cadastro dos proponentes. Os prefeitos da região propuseram que seja realizado um treinamento com os técnicos das prefeituras que irão trabalhar com este novo sistema. A SDR Canoinhas irá agendar este treinamento com todas as prefeituras nos próximos dias.

 Estiveram presentes na reunião os prefeitos de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso da Silveira; Irineópolis, Juliano Pozzi Pereira; Major Vieira, Israel Kien; Porto União, Anízio da Silva; vice-prefeito de Canoinhas, Wilson Pereira; presidentes das câmaras de vereadores de Canoinhas, Renato Jardel Gurtinski; de Major Vieira, Juraci Allievi; de Irineópolis, Cleusa Clarice de Lima; de Bela Vista do Toldo, Siomara Damaso da Silveira; e de Três Barras, João Francisco Canani. Participaram também da reunião, representantes da sociedade civil e autoridades regionais.

Equipe do Deinfra realiza operação tapa buraco

A equipe do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Regional Canoinhas realizou durante todo dia desta terça e quarta-feira (26 e 27), operação tapa buraco na Rodovia SC 280, que liga os municípios de Porto União a Canoinhas. Esta ação visa minimizar os problemas da rodovia até que se conclua o processo de federalização que está em andamento.

“Com esta ação da equipe do Deinfra diminuímos os problemas da SC 280 temporariamente, pois o processo de federalização já está em andamento”, destaca o secretário regional Ricardo Pereira Martin.

Audiência no TJ confirma obra do novo Fórum de Canoinhas

A ordem de serviço para construção do novo Fórum de Canoinhas deve ser entregue nos festejos do centenário da instalação daquela comarca, dia 15 de novembro. A informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (27) pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Dutra, quando recebeu em seu gabinete lideranças do município acompanhadas pelo deputado Antonio Aguiar (PMDB). O novo fórum atende reivindicação para melhoria dos serviços do Judiciário, numa comarca que possui cerca de 17 mil processos em andamento. 

Em 2009, a Assembleia Legislativa aprovou lei que desmembrou área de 4,1 mil metros quadrados da sede do quartel do 3º Batalhão da Polícia Militar, com o objetivo de possibilitar a construção do novo Fórum. No mesmo ano, o TJ aprovou dotação de R$ 200 mil para contratação do projeto arquitetônico. Na audiência, o desembargador Cláudio Dutra lembrou que há 30 anos participou dos festejos dos 70 anos da comarca de Canoinhas como juiz, e agora pretende estar no município para entregar a ordem de serviço. O deputado Aguiar, por sua vez, disse que a melhoria física do Judiciário local é reivindicada pela comunidade ao menos há seis anos.

Tanto é que, há duas semanas, encaminhou requerimento à Assembleia Legislativa pedindo urgência no atendimento do pleito ao TJ.   Também participaram da reunião o desembargador José Volpato de Souza, o juiz Bernardo Augusto Ern, que é diretor do Fórum de Canoinhas, o prefeito Beto Faria e seu vice Wilson Pereira, o presidente da Câmara Municipal, vereador Renato Pike e seu colega Paulo Glinski, o tenente-coronel Mário Erzinguer, comandante do 3º BPM e representantes da OAB. Foi uma grande notícia para Canoinhas e para toda a Comarca?, avalia o deputado Aguiar.  

Assessoria da Bancada do PMDB Evory Pedro Schmitt (48) 9922.0359

SDR Canoinhas consegue liberação de recursos para Cedup Vidal Ramos

Secretário regional esteve em reunião na SED nesta terça, dia 26

O secretário regional de Canoinhas, professor Ricardo Pereira Martin, esteve nesta terça-feira, 26, em Florianópolis, na Secretaria de Estado de Educação (SED), agilizando ações para melhorias nas escolas da Regional.

Entre elas, foram acertadas realizações de melhorias na estrutura do Cedup Vidal Ramos, em Canoinhas com novo calçamento e instalação elétrica para as aulas práticas. A reunião aconteceu com o diretor de Infraestrutura da SED, engenheiro Sérgio Roebel, e com o diretor de administração financeira, Djalma de Souza Coutinho.

“Estamos juntos ao Governo do Estado buscando melhorias em todos os aspectos, e nesta semana temos ótimas notícias para a nossa escola profissionalizante, Cedup Vidal Ramos”, declarou o secretário regional. O projeto pronto com o pedido será entregue pela SDR Canoinhas na próxima semana em Florianópolis.

Informações adicionais:

Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas Fone: (47) 3627-4021/ 8802-2391

e-mail: [email protected]  Nosso site: www.cni.sdr.sc.gov.br  Nos siga no Twitter:@SDRCanoinhas www.facebook.com/SdrCanoinhas

Deixe uma resposta

inMarket