Boletim do Esporte Blumenau – 07, 08, 09 e 10 de Novembro

FMD Blumenau/Ipiranga conquista 39 medalhas no Brasileiro de Karatê

Com 39 medalhas, das quais, 17 de ouro, a equipe da FMD Blumenau/Ipiranga/Barão/Materiais Corrêa ajudou a Seleção Catarinense no vice-campeonato do 16º Campeonato Brasileiro de Karatê Interestilos disputado no último fim de semana no Ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE).

O clube blumenauense participou do torneio com 20 atletas. A delegação de SC, que levou 78 integrantes somou 26 medalhas de ouro (critério para definir o campeão).

A competição teve a participação de 1,4 mil karatecas de todo o país. Para Vanderlei de Oliveira, comissão técnica do karatê da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), a disciplina e o comprometimento do grupo fizeram a diferença na busca dos resultados. “Nossa preparação foi intensa desde o início do ano”, lembra. Das 39 medalhas conquistadas pela FMD/Ipiranga, 17 são de ouro, 08 de prata e 14 de bronze.

Diferença:

Na sua análise, o conjunto de todas as categorias (base até o adulto) fizeram a diferença. Dentre os destaques, Vanderlei cita Jéssica Luebke, pela categoria Infantil, com quatro medalhas de ouro. Outra referência foi Ramon da Silva, campeão dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, o blumenauense conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze. A surpresa da equipe ficou com André Bernardo da Silva, primeiro lugar pela categoria Master.

O título geral ficou com a representação do Ceará, com 28 medalhas de ouro. São Paulo terminou a competição em terceiro lugar, com 22 medalhas de ouro.

Fonte: Vanderlei de Oliveira, comissão técnica do karatê da FMD de Blumenau, Ipiranga, Seleção Catarinense e Brasileira de karatê (3232-8949/9163-9973)
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3322-9640/9194-0745)
E-mail: [email protected]

Atletismo e Judô da FMD Blumenau se destacam na fase Estadual dos Jesc

O atletismo e o judô da Fundação Municipal de Blumenau (FMD) conseguem expressivos resultados na fase Estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) – 15 a 17 anos. No atletismo, o destaque ficou com Jucian Pereira, da Escola Pedro II – ouro na prova dos 400 metros rasos, com o tempo de 50s05dc. Os campeões da cada categoria vão representar o Estado na etapa Nacional entre 1º e 11 de dezembro, em Curitiba (PR).

O judô de Blumenau é uma das equipes com mais judocas que classificou atletas para representar Santa Catarina. Serão quatro atletas. Para Ademir Schultz Júnior, o resultado representa o fortalecimento do trabalho de base realizado na modalidade. Nicole Espindola, pela categoria Leve, confirmou o favoritismo. Os demais judocas que garantiram presença em Curitiba são: Hornela Lins, Gerson Welter e Henrique Eyroff.

Jubs: Haiko Bruno Zimmermann, da FMD Blumenau/AABLU/Unimed/Furb foi vice-campeão na prova dos 100 metros rasos nos Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que estão sendo realizados em Campinas (SP). O blumenauense completou a prova com o tempo de 10s50dc. A marca é novo recorde catarinense.

O basquete feminino da FMD Blumenau/Vasto Verde/Uniasselvi, que conquistou recentemente o título do Estadual Adulto embarca nesta terça-feira, dia 8, para o Interior de São Paulo. Com cinco títulos na atual temporada (Bicampeã da Taça Federação Catarinense de Basquete – venceu duas etapas, bicampeã do Sul-Brasileiro de Basquete, bicampeã da Liga Universitária e campeã do Sul e vice-campeã dos Jogos Abertos Brasileiros – além do Estadual), o elenco viaja confiante em uma boa campanha em Campinas.

Fontes: Ademir Schultz Júnior, técnico de judô da FMD (8436-8523), James Curtipassi, comissão técnica do atletismo da FMD (9905-7637) e João Almeida Camargo Neto, comissão técnica do basquete feminino da FMD (3326-0232/9191-1414)
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3326-6905/9983-2956/9194-0745)
E-mail: [email protected]

FMD Blumenau lança Projeto Paradesporto Escolar

A Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD) _ lança o Projeto “Paradesporto Escolar”. O objetivo do programa é utilizar o esporte como uma ferramenta inclusiva e aproximar a criança com deficiência para o convívio das diversas possibilidades de socialização, que o esporte promove – além de beneficiar a saúde física e psicológica.

O Projeto disponibilizar cinco modalidades esportivas e são ministradas em seis locais (ver tabela). De acordo com Giisele Chirolli, coordenadora do Programa, cada modalidade tem o acompanhamento de um professor e um estagiário. Ainda segundo ela, toda criança que ingressar no Projeto, passa por uma avaliação de aptidão física – realizada no Ambulatório da Furb. “Esse procedimento garante o conhecimento para o professor da deficiência e limitações de cada criança”, explica.

O número de participantes depende de cada modalidade. Para abranger todo o segmento está sendo feita divulgação nas salas multifuncionais, na rede municipal, estadual e particular de ensino, como também em associações de vários segmentos de deficiência, como: Casa de Apoio, Acevap, Apae, Abludef e Acevali.

Gisele adianta que para 2012 está programado, em parceria com Secretaria Municipal de Educação, curso de capacitação de educação física adaptada aos professores da rede de ensino. “A proposta é de levar o Projeto para dentro das escolas, por meio de demonstração e vivência do paradesporto para todas as crianças, com e sem deficiência”, detalha a coordenadora.

O Projeto conta com as parcerias da Uniasselvi, Furb, Academia Long Life, Pró-Família, Asmosabe.

O que é paradesporto:

O paradesporto pode ser praticado por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida de todas as idades e gêneros, para promoção da saúde, atingindo o alto nível ou para simples lazer e recreação.

As principais modalidades adaptadas ao paradesporto são: atletismo, basquete em cadeira de rodas, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cinco, futebol de sete, goaball, futsal, basquete, judô, natação, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro, vôlei sentado, vôlei para surdos e etc…

Modalidades disponibilizadas

MODALIDADE

DEFICIÊNCIA

LOCAL

DIAS

HORÁRIO

Atletismo paraolimpico

DI, DA, DV e DF

EBM Lúcio Esteves

Segunda-feira e quarta-feira

16h às 17h30min

Goaball

DV

Uniasselvi

Quarta-feira

14h30min às 16h

Natação paraolímpica 1

DI, DA, DV e DF

Long Life

Sexta-feira

13h45min às 14h30min

Natação paraolímpica 2

DI, DA, DV e DF

Pró-Família

Sexta-feira

15h15min às 16h

Tênis de mesa paraolimpico

DA, DI e DF

Galegão

Terça-feira e quinta-feira

9h30min às 10h30min e das 14h às 15h

Vôlei sentado

DF

Asmosabe

Segunda-feira e quarta-feira

9h às 10h30min

Obs: Deficiência visual (DV), deficiência intelectual (DI), deficiência auditiva (DA) e deficiência física (DF)

Informações:

Inscrições podem ser feitas durante o período de realização do Projeto

Documentos: laudo médio da deficiência, RG e presença dos pais ou responsável.

Contato: 3326-6905

Fonte: Gisele Ghirolli, coordenador do Projeto (3326-6905/9191-4058)
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3326-6905/9983-2956/9194-0745)
E-mail: [email protected]

FMD Blumenau/Apanblu é campeã do Festival Mirim Petiz de Natação

Com 508 pontos e 44 medalhas, a equipe de natação da FMD Blumenau/Apanblu/furb/Etevi conquistou no último final de semana o título de campeã geral do IV Festival Estadual Mirim Petiz disputado no Complexo Esportivo do Sesi. O peixinho do grupo blumenauense foi a nadadora Nayara Baron, pela categoria Mirim, com quatro medalhas de ouro. A competição contou com a participação de 22 clubes do Estado e cerca de 230 nadadores.

Na avaliação de Nelson Lins, comissão técnica das categorias de base da natação da FMD, o resultado foi consequência do título conquistado pelo grupo masculino durante a 11ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), em Chapecó. “Os nadadores estavam motivados para o torneio”, comenta Lins.

Mesma opinião Marilene Segatta, também da comissão técnica das categorias de base da natação da FMD. “Vários atletas melhoraram suas marcas e surpreenderam em diversas provas”, detalha Marilene. A equipe blumenauense ganhou 19 medlhas de ouro, 17 de prata e oito de bronze. O Colégio Marista, de Criciúma, ficou em segundo lugar, com 505 pontos. O São Bento Clube de Natação somou 473 e terminou na terceira colocação.

Resultados dos blumenauenses

NADADOR

MEDALHAS

Nayara Baron

4 ouro

Lucas Jung

3 ouro e 1 prata

Adriana Henareios

1 ouro, 2 prata e 1 bronze

Daiane Murcheski

1 prata

Ariel Campos

1 prata e 2 bronze

Arthur Brandão

2 ouro, 1 prata e 1 bronze

Laryssa Pabst

1 ouro e 2 prata

Rodrigo Zimmermann

3 ouro e 1 bronze

Vitor Brandão

3 ouro e 1 prata

Maria Florêncio

3 prata

Jean Silva

2 prata

Gabriel Herkenhoff

1 prata

Cristian Machado

2 bronze

Beatriz Theis

1 bronze

Revezamento 4×50 Livre Mirim fem

1 prata

Revezamento 4×50 Livre Petiz masc

1 ouro

Revezamento 4×50 Medley Mirim fem

1 prata

Revezamento 4×50 Medley Petiz masc

1 ouro

Fontes Nelson Lins, comissão técnica da natação da FMD (9982-9141) e Marilene Segatta, comissão técnica das categorias Mirim Petiz e Infantil (9982-3941)
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3326-6905/9983-2956/9194-0745)
E-mail: [email protected]

Blumenau disputa troféus em 22 modalidades nos 51º Jogos Abertos de SC

Quarta-feira, 10/11/2011

Blumenau vai disputar 34 troféus em 22 modalidades na 51ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) entre esta quinta-feira, dia 10 e o dia 20, em Criciúma. O objetivo da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), que terá uma das maiores delegações no Sul do Estado, com aproximadamente 500 pessoas entre atletas, comissão técnica e grupo de apoio é de reconquistar o título. Referência no esporte amador do Estado, Blumenau vai à busca do 40º título de campeã geral dos Jasc, com mais de 90% de sua delegação formada por atletas pratas da casa..

Confiança não falta para Sérgio Vieira Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD) de disputar o título geral. A disputa para Blumenau começa na sexta-feira, dia 11, com as modalidades de atletismo, taekwondo, natação, tiros, basquete masculino, bocha feminina, Bolão 16 masculino e punhobol.

As primeiras equipes embarcam na quinta-feira, dia 10, com saída defronte ao Ginásio do Galegão São as equipes de atletismo, taekwondo, natação e tiros, num total de 104 pessoas. A delegação blumenauense vai ficar em três estabelecimentos de ensino em Criciúma: Satc, Unesc e EBM Érico Nomemacher.

Modalidades de Blumenau na etapa Estadual

Atletismo masc/fem

Karatê masc/fem

Basquete masc/fem

Natação masc/fem

Bolão 16 masc/fem

Punhobol

Bolão 23 feminino

Remo

Ciclismo

Tiros

Futsal masc/fem

Triathlon masc

Futebol

Taekwondo masc

Ginástica artística masc/fem

Vôlei masc/fem

Ginástica rítmica

Vôlei de praia masc/fem

Handebol masc/fem

Xadrez fem

Judô masc/fem

Bocha masc/fem

Logística da delegação

2 motoristas da FMD

1 cozinheira

4 pessoas para limpeza

10 auxiliares de cozinha

2 seguranças

1 serviço gerais

2 enfermeiros

7 pessoas entre diretores e coordenadores da FMD

Serão oferecidas cerca de 5 mil refeições entre café da manhã, almoço e jantar

1 roupeira

2 imprensa

1 fisioterapeuta

Embarques da delegação

DATA

HORÁRIO

MODALIDADE

QUANTIDADE

10/11

7h30min

Natação m/f, fisioterapeuta e enfermeira

21

10/11

13h

Atletismo m/f, taekwondo masc, bocha m/f, judô masc, xadrez fem, GA m/f, basquete masc e punhobol

83

11/11

13h

Handebol fem, judô m/f, xadrez fem, remo e vôlei m/f

74

12/11

7h30min

Bolão 16 fem

6

12/11

13h

Futebol, handebol masc e remo

42

14/11

13h

Bolão 23 fem, futsal m/f e basquete fem

57

15/11

13h

Karatê (técnicos) e GR

18

16/11

13h

Karatê m/f

27

18/11

13h

Triathlon

5

Obs: ônibus partem defronte ao Ginásio do Galegão
Fonte: Sérgio Vieira Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (3326-6905)
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3326-6905/9983-2956/9194-0745)
E-mail: [email protected]

FMD Blumenau/AABLU participa do Brasileiro de Atletismo Mirins

Quarta-feira, 09/11/2011

A equipe de atletismo da FMD Blumenau/AABLU/Unimed/Furb – com 11 atletas – embarca nesta quinta-feira, dia 10, para Porto Alegre (RS), onde vai disputar o 2º Campeonato Brasileiro Interclubes/Caixa de Mirins – 13 a 15 anos. O torneio será entre esta sexta-feira, dia 11 e domingo, dia 13, no Estádio da Sogipa, com a participação de cerca de 700 atletas de todo o país.

Com base nos resultados obtidos durante a atual temporada, Daniel Tribess, comissão técnica das categorias de base do atletismo da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), está na expectativa de bons resultados em Porto Alegre. “Nosso grupo tem melhorado suas marcas e acredito que podemos surpreender alguns favoritos”, comenta Tribess.

Dentre as apostas de medalhas da equipe blumenauense está Amanda Mera Scherer, no arremesso de peso. A atleta é atual campeã dos Jogos Estudantis Brasileiros. Outra referência é Débora Luiza Gomes, no pentatlo e salto em distância – atual campeã dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Já no masculino, Tribess cita Jean Carlos Barbosa – bicampeão estadual, com chances de medalhas no pentatlo e Bruno Zimmermann, também atual bicampeão do Estadual – nos 5 quilômetros de marcha atlética.

Equipe blumenauense

ATLETA

PROVA

Mellayne dos Santos

Triplo, distância e revezamento

Amanda Scherer

Arremesso peso e disco

Joana Soares

Lançamentos dardo e disco e revezamento

Linara da Cunha

5 quilômetros marcha atlética e revezamento

Débora Gomes

pentatlo

Thayná Parede

75 e 250 metros rasos e revezamento

Jean Carlos Barbosa

Pentatlo

Matheus Lopes

75 e 250 metros rasos e revezamento

Bruno Pereira

75 e 250 metros rasos e revezamento

Bruno Zimmermann

75 quilômetros marcha atlética e revezamento

Lucas Colzani

Saltos tripo e altura e revezamento

Fonte: Daniel Tribess, comissão técnica das categorias de base do atletismo da FMD (91189335)
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3326-6905/9983-2956/9194-0745)
E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

inMarket