Boletim do Esporte Blumenau – Outubro 2011

Zimmermann e Josiane embarcam para GuadalajaraProva de Zimmermann é neste domingo, dia 23.

Moacir Zimmermann (marcha atlética) e Josiane Soares (lançamento do martelo) embarcam, nesta sexta-feira, dia 21, às 12h30min, para Guadalajara, México, para a disputa dos Jogos Pan-Americanos.

Atletas da FMD Blumenau/AABLU/Unimed/Furb, os blumenauenses são os únicos catarinenses na delegação do Brasil convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo. As provas da modalidade vão ser disputadas entre este domingo, dia 23 até o dia 30 no Estádio Telmex de Atletismo. A marcha atlética será no Circuito de Rua de Guadalajara. No total vão ser 24 provas pelo naipe masculino e 23 pelo feminino.

Ambos viajam confiantes em busca de expressivos resultados em Guadalajara. No início deste mês, Zimmermann e Josiane confirmaram a boa fase com a conquista de medalhas de ouro durante do Troféu Governador do Estado. O torneio foi classificatório para os 51º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) entre os dias 10 e 20 de novembro, em Criciúma.

Expectativa: Zimmermann, que participa do primeiro Jogos Pan-Americanos, garantiu o seu passaporte, em maio, durante do III Troféu Universidade Regional de Blumenau – disputado no Parque Ramiro Ruediger. Na ocasião, o blumenauense de 27 anos e com 10 de marcha atlética, fez o tempo de 1h22min44s na prova de 20 km de marcha atlética. Zimmermann entra na pista, neste domingo, dia 23, às 10h40min (horário local) – 7h40min (horário de Brasília).

“Representar o país nos Jogos Pan-Americanos é um sentimento de orgulho”, define o marchador. “E mais orgulho ainda por representar também Blumenau, pois aqui é o melhor lugar do mundo para se treinar”, emenda Zimmermann. “Tive muita experiência treinando junto com o Galdino e espero continuar fazendo o que ele fazia para representar bem o país em todas as competições”, completa.

Experiência: Josiane espera fazer história em Guadalajara. A blumenauense disputa seu segundo Jogos Pan-Americanos. Em 2007 no Rio de Janeiro ela fez a 10ª melhor marca. Na atual edição, a atleta está na expectativa de fazer uma melhor marca, com 62m13cm na prova do lançamento do martelo. “os treinos foram focados para o Pan e, com certeza vou fazer o melhor”, resume a atleta, cuja prova está programada para segunda-feira, dia 24, às 14h25min (horário local) – 11h25min (horário de Brasília)..

O passaporte de Josiane para o México foi confirmado em agosto. Josiane detém o recorde no lançamento do martelo dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), com a marca de 62m40cm. A blumenauense já entrou para a história da competição. Acostumada a torneios internacionais, a blumenauense conseguiu sua melhor marca – 63m86cm – no Sul-Americano disputado em Tunja, Colômbia. Neste ano, Josiane confirmou a boa fase ao estabelecer nova marca durante o GP Internacional de Atletismo disputado em Uberlândia (MG), com a marca de 62m78cm.

Fontes: Ivo da Silva, comissão técnica do atletismo da FMD (9991-1072) e Rubens Fredel, comissão técnica de atletismo (9982-4316)
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3326-6905/9983-2956/9194-0745)
E-mail: [email protected]

Basquete feminino da FMD Blumenau/Vasto Verde domina Estadual Adulto

O basquete feminina da FMD Blumenau/Vasto Verde/Uniasselvi está sobrando no Estadual Adulto. Nesta quarta-feira, dia 19, o time comandado por João de Almeida Camargo não deu chances ao ABF/Joinville/Comai ao vencer por 109 a 13, com 27 pontos da ala Luciana. Com o resultado, o grupo blumenauense lidera o campeonato com oito pontos e segue como único invicto do torneio.

O próximo compromisso do time em Blumenau é neste sábado, dia 22, às 15h, quando recebe a ABF/Felej, de Joinville. A partida será às 15h, no Ginásio do Vasto Verde. Antes, nesta quinta-feira, dia 20, o time enfrenta a Adiee, em Florianópolis, às 20h30min.

Mesmo com a liderança do Estadual, a ordem é manter a seriedade, reforça João de Almeida Camargo Neto, da comissão técnica do basquete feminino da FMD, principalmente pelo fato do time estar atuando desfalcado, como da ala Juliana, que continua contundida e da ala/armadora Bruna, com problemas nas costas.

Próximo jogo em Blumenau:

Ginásio do Vasto Verde

Rua: Osvaldo Cruz, 140, bairro da Velha

Horário: 15h

Data: 22/10/11 (sábado)

Entrada: Gratuita

Fontes: João de Almeida Camargo Neto, comissão técnica do basquete feminino da FMD (3326-0232/9191-1414) e Álvaro Portugal, comissão técnica do basquete feminino da FMD (9981-0374).
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3326-6905/9983-2956/9194-0745)
E-mail: [email protected]

Presidente da FMD Blumenau integra Associação Brasileira de Gestores do Esporte

Sérgio Vieira Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD) foi nomeado, nesta terça-feira, dia 18, vice-presidente da recém criada Associação Brasileira de Gestores do Esporte (ABRA ESPORTE). O dirigente blumenauense está participando da 60ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Foz do Iguaçu (PR).

A nomeação de Galdino para compor a comissão, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido frente à FMD e da credibilidade conquistada com a realização de grandes eventos, como os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs) e Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau (Jepb).

“Blumenau, com toda sua história dentro do esporte é respeitada nacionalmente. Não só pelos resultados, mas também pela organização de grandes eventos esportivos”, destaca o dirigente. Segundo Galdino, dentre as propostas da Comissão, está de fomentar as discussões em torno das políticas públicas do esporte e buscar obter apoio financeiro para diferentes localidades do país.

O presidente da Comissão, composta por dirigentes de todo o país, é Rodrigo Martins Cintra, secretário de Juventude, Esporte e lazer e Copa do Mundo (Secopa) de Natal (RN) e presidente Árbitros de Futebol. Além de Galdino, o outro representante de Santa Catarina na Comissão é Jorge Luis do Nascimento, da Fundação Municipal de Desportos de Joinville. Esta diretoria tem mandato de dois anos

A próxima reunião da ABRA ESPORTE está agendada para o período entre os dias 7 e 9 de dezembro, em Natal (RN). Será durante a realização do 10º Seminário Nacional de Políticas Públicas para Juventude, Esporte e Lazer, do 1º Seminário Internacional de Políticas Públicas para Megaeventos Esportivos e o 4º Fórum Nacional dos Secretários da Copa do Mundo.

O estatuto inicial também foi aprovado e dentre os objetivos da Associação estão:

1) Consolidar o espaço político das instituições e secretarias encarregadas de formular, implementar e desenvolver as políticas públicas de esporte e lazer;
2) Funcionar como instância de troca de experiência, de informações e cooperação técnica entre os municípios integrantes à associação;
3) Intensificar a participação dos municípios na definição e na execução das políticas públicas estaduais e nacionais de esporte articulando-se e integrando-as;
4) Cooperação na captação de recursos necessários ao aprimoramento de projetos dos municípios relativos ao desenvolvimento do esporte e lazer;
5) Difundir e incentivar a conscientização para o fortalecimento de políticas públicas de esporte e lazer em âmbito nacional;
A Associação estuda a proposta de incluir na entidade os secretários municipais da educação e da saúde por serem assuntos convergentes.

Fonte: Sérgio Vieira Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (3326-6905)
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3326-6905/9983-2956/9194-0745)
E-mail: [email protected]

Blumenauense é novo recordista do Brasileiro de Menores na prova dos 400 metros com barreiras

Jucian fez o tempo de 53s90.

Jucian Rafael Alcântara Pereira, da da FMD Blumenau/AABLU/Unimed/Furb, foi um dos destaques do Campeonato Brasileiro/Caixa de Menores Interclubes disputado no final de semana em São Paulo, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera. O atleta blumenauense estabeleceu novo recorde da prova dos 400 metros com barreiras, com o tempo de 53s90. A competição reuniu cerca de 600 atletas, de 70 clubes de 15 Estados.

O atleta, que tem o patrocínio da Academia Chicão/Bodyhause/PacPizza – conta que só teve certeza de sua vitória quando o seu nome foi anunciado. “Entrei errado na oitava barreira e quase coloquei tudo a perder”, lembra o blumenauense. Com a nova marca, Jucian bateu o recorde da competição e catarinense categoria Menores. De quebra, o blumenauense se posiciona em primeiro lugar no ranking nacional na categoria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Que comemora a performance do atleta é James Curtipassi, da comissão técnica do atletismo da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD). “É o resultado da dedicação”, festeja Curtipassi, que destaca o trabalho realizado nas categorias de base do atletismo. Dentre vários resultado expressivo por Jucian na atual temporada está o ouro conquistado durante Estadual Menores de Atletismo disputado em maio em Itajaí e a prata no Troféu Governador do Estado, semana passada, quando obteve também a vaga para os 51º Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) programados para o período de 10 a 20 de novembro em Criciúma.

Fonte: James Curtipassi, comissão técnica de atletismo da FMD (3326-6974/9905-7637)
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3326-6905/9983-2956/9194-0745)
E-mail: [email protected]

Basquete Mirim feminino da FMD Blumenau/Vasto Verde lidera o Estadual

Com boa atuação de todo o elenco, a equipe da FMD Blumenau/ Vasto Verde/Uniasselvi/Vigifort/Sagrada Família confirmou a boa fase e obteve duas expressivas vitórias na abertura do Estadual Mirim Feminino 2011. Ganhou da Eliana/Jangada/FME por 54 a 49 e de Mafra por 72 a 27. A cestinha do time blumenauense nas duas partidas foi a armadora Ana Carolina, 12 anos, com 22 e 18 pontos, respectivamente.

Nesta quarta-feira, dia 19, o grupo entra em quadra para enfrentar a ABF/Joinville/Comai. A partida será às 19h, no Ginásio do Vasto Verde. O time blumenauense manteve a mesma base do grupo que se sagrou campeão estadual de Mini-Basquete (até 12 anos) no final do ano passado.

As duas vitórias deram tranqüilidade ao elenco para o compromisso desta quarta-feira, dia 19. Fernanda Letícia de Souza, da comissão técnica das equipes de base do basquete feminino de Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), está confiante num resultado positivo. “Vamos procurar manter nosso padrão de jogo, explorando jogadas de velocidade”, detalha.

Fonte: Fernanda Letícia de Souza, comissão técnica das equipes de base do basquete feminino da FMD (9982-6389)
Assessor de Comunicação: Humberto Trindade (3326-6905/9983-2956/9194-0745)
E-mail: [email protected]

Vôlei da FMD Blumenau/Soya surpreende no Estadual Adulto Masculino de MG

A equipe da FMD Blumenau/Soya/Furb/Barão enfrenta o Cruzeiro, nesta sexta-feira, dia 21, às 20h, pelo Campeonato Mineiro de Vôlei Adulto Masculino. Na cidade de Contagem (MG). O grupo comandado por André Donegá busca a segunda vitória na competição Na quinta-feira, dia 20, o elenco surpreendeu o Vivo Minas, na Arena JK, com uma vitória por 3 sets a 2 – de virada – após estar perdendo por 2 sets a 0. As parciais foram 25/23, 25/18, 16/25, 21/25 e 15/11. Os dois times se reencontram, novamente neste domingo, dia 23, às 11h, no Ginásio Olympico, em Belo Horizonte (MG).

Para Donegá, da comissão técnica do vôlei masculino da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), a participação do time no Campeonato de Minas Gerais é uma experiência para o grupo. Afinal, lembra Donegá, a competição é uma das melhores do país, por contar com quatro times que vão disputar a Superliga Nacional 2011/12.

De acordo com ele, o torneio também serve como etapa de preparação da equipe para os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) de Criciúma, entre os dias 10 e 20 de novembro. “O grupo está motivado pela seqüência de jogos diante de adversários de ponta”, comenta Donegá.

Próximos jogos do time

DATA

ADVERSÁRIO

21/10

Cruzeiro

23/10

VivoMinas

25/10

BMG/Montes Claros

30/10

UFJF

01/11

Cruzeiro

03/11

UFJF

Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

Basquete feminino da FMD Blumenau/Vasto Verde busca recuperação pelo Estadual Adulto

O basquete feminino da FMD Blumenau/Vasto Verde/Uniasselvi entra em quadra, neste sábado, dia 22, às 15h, no Ginásio do Vasto Verde, pelo Estadual adulto diante da ABF/Joinville. O jogo fecha o returno do torneio. O time blumenauense, mesmo tendo perdido a invencibilidade da competição, quinta-feira, dia 19, ao ser surpreendido pela Adiee, que venceu por 69 a 67, está na liderança, com nove pontos ganhos em cinco partidas disputadas.

No jogo de ida, em Joinville, o elenco blumenauense venceu por 97 a 47. Apesar da diferença no placar, João de Almeida Camargo Neto, da comissão técnica do basquete feminino da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), espera uma partida difícil. Na sua opinião, Joinville é principal adversário na disputa pelo título da temporada.

“Nosso grupo está consciente da responsabilidade e das dificuldades que vamos encontrar. Mas o elenco está bem tecnicamente e acreditamos num resultado positivo”, comenta Camargo. O time blumenauense ainda terá desfalques em quadra A ala Juliana está com uma lesão no joelho, a ala/armadora Bruna, com problemas nas costas.

Onde vai ser:

Ginásio do Vasto Verde

Rua: Osvaldo Cruz, 140, bairro da Velha

Horário: 15h

Data: 22/10/11 (sábado)

Entrada: Gratuita

Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

FMD Blumenau/ADHering busca vaga para semifinal do Estadual da Divisão Especial de Futsal

A FMD Blumenau/ADHering/Uniasselvi e a Jacc/Águia Seguros/Umimed/Umbro – de Concórdia se encontram, de novo, numa fase decisiva do Estadual da Divisão Especial de Futsal. Neste sábado, dia 22, ás 20h, no Ginásio da ADHering, os dois times fazem o primeiro de dois jogos da terceira fase do campeonato – valendo vaga para a semifinal. Ano passado, as equipes se enfrentam pela semifinal do torneio, com vantagem para o elenco de Concórdia, que acabou vice-campeão. O segundo jogo é na quarta-feira, dia 26, na Arena Multiuso, em Concórdia.

Apesar da rivalidade, Jorge Schwartz, comissão técnica do futsal da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), fala em confianças, mas prega também a cautela. Ele aposta num confronto difícil, principalmente pelo fato do adversário ter disputado a Liga deste ano. “na edição anterior fizemos boas partidas e perdemos nos detalhes. Agora, a atenção será redobrada”, comenta.

Para não ser surpreendido, Schwartz alterou taticamente o time. A prioridade, segundo ele, a ordem é ter atenção na defesa e evitar os contra-ataques do adversário. “Não podemos os deixar trabalharem a posse de bola”, alerta. “O nosso grupo está consciente da importância de um resultado positivo em casa. Todo o elenco está focado no campeonato e esperamos corresponder as expectativas”, completa Schwartz.

Para a partida deste sábado, dia 22, a FMD Blumenau/ADHering vai ter o desfalque do central Cleiton, que cumpre suspensão automática e do ala Alemão, que se contundiu durante o treino da semana. O time está definido com Marcos, João, Jonas, Rafael e Maicon.

Onde vai ser:

Ginásio da ADHering

Rua: General Osório, bairro da Velha

Horário: 20h

Data: 22/10/11 (sábado)

Ingressos: R$ 10

R$ 5 idosos e estudantes

Sócios da ADHering (gratuito)

Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

Deixe uma resposta

inMarket