15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e outras notícias de SC.

Campanha contra gripe deve imunizar mais de 15 mil pessoas na região de Braço do Norte

02/04/2013

A 15ª edição da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza acontecerá, em todo o Brasil, entre os dias 15 e 26 de abril. Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria Vigilância Epidemiológica (Dive), vai distribuir 1,6 milhão de doses, disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

Com o slogan “Quem lembra da vacina se protege da gripe”, a campanha de vacinação será dirigida às pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, crianças de seis meses a 2 anos incompletos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, população carcerária e indivíduos portadores de doenças crônicas.

Somente na região de Braço do Norte, no Sul do Estado, a previsão é que serão vacinadas 15.283 pessoas. As mulheres grávidas não precisam comprovar a situação gestacional. Basta que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez. O mesmo vale para mães que tiveram seus bebês num período de até 45 dias.

Trabalhadores que atuam nos serviços públicos e privados em diferentes níveis de complexidade, voltados para a promoção e assistência à saúde, também serão imunizados gratuitamente. Portadores de doenças crônicas, como asma, hepatites, problemas cardíacos e diabetes, também estão inclusos no programa de vacinação do governo.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Secretaria Regional de Braço do Norte (48) 3651-1804 ou diretamente com a assessora de imprensa Chênia Priscila Cenci no (48) 9114-6076. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página: www.sc.gov.br. As fotos também estão disponíveis na página e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no [email protected] ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Secretaria de Estado de Des Reg Braço do Norte 

Inscrições para mestrado e doutorado em Artes Visuais na Udesc terminam na quinta-feira

02/04/2013

No dia 4 de abril encerram-se as inscrições para a seleção de alunos regulares ao Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV)  – Mestrado e Doutorado – da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O processo seletivo selecionará alunos para a primeira turma de doutorado em Artes Visuais a ser formada na universidade, e para a nona turma de mestrado neste programa.

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais está estruturado em três linhas de pesquisa: Processos Artísticos Contemporâneos; Teoria e História das Artes Visuais; e Ensino das Artes Visuais. Para o mestrado serão oferecidas até 18 vagas, e para o doutorado, até 10.

As inscrições podem ser realizadas pessoalmente na secretaria do PPGAV – localizada no Centro de Artes da Udesc – de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h30; por procuração simples, ou via SEDEX (Encomenda Expressa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos). No caso de inscrição por correio, devem ser postadas até o último dia do período de inscrição, e endereçadas à secretaria do PPGAV.

O processo de seleção incluirá análise documental, prova escrita, análise do Curriculum Vitae, avaliação do projeto de pesquisa e portfólio e/ou Ensaios Monográficos apresentados, e prova oral.

O doutorado em Artes Visuais da Udesc inicia as atividades com conceito 4 pela CAPES, mesmo conceito atribuído ao mestrado, sendo 3 a nota mínima e 7 a máxima. Este é o segundo curso de doutorado a ser oferecido pelo Centro de Artes (Ceart), que já dispõe de um doutorado em Teatro, além de quatro cursos de mestrado: Artes Visuais, Design, Música e Teatro. Com esta aprovação, a Udesc passa a contar com oito cursos de doutorado e 22 de mestrado, totalizando 30 cursos de pós-graduação.

Saiba mais no site do Ceart: www.ceart.udesc.br
Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart E-mail: [email protected] Telefone: (48) 3321-8350

Universidade do Estado de Santa Catarina 

Udesc promove palestra sobre arte, ciência e tecnologia

02/04/2013

Fronteiras da cultura e da tecnologia será o assunto abordado pelo artista brasileiro Ivan Henriques, no evento “Arte, Ciência e Tecnologia. Uma outra natureza”, que ocorre na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) no dia 4 de abril, das 13h30 às 16h. A entrada é gratuita e aberta à comunidade.

A palestra será ministrada no auditório do bloco amarelo do Ceart e abordará sua produção artística, que explora as relações possíveis entre as plantas e a robótica, utilizando como ferramenta microcontroladores  como o Arduíno (uma placa simples de componentes eletrônicos, com entradas e saídas analógicas e digitais, constituído de software e hardware de programação aberto. Ele pode ser reprogramado conforme a necessidade do projeto e o acoplamento de sensores da instalação multimídia).

Reconhecido internacionalmente, com projeto financiado pela Mondrian Fonds da Holanda,  e indicação para o prêmio do Ars Electronica 2013 com a obra  New Bio Machine, evento anual que acontece em Linz, Áustria, Ivan é um artista multimídia radicado na Holanda que trabalha entre as áreas de arte e novas mídias. Já teve exposições suas em diversos países do mundo e tem como proposta trabalhar com diferentes percepções do tempo, memória e ambiente.  Durante a palestra, Ivan também pontuará as dificuldades de produção, os problemas que esse tipo de arte impõe aos curadores e como adaptá-las aos museus de hoje.

O evento é coordenado pela professora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) da Udesc, Yara Guasque, e promovido pelos Grupos de Pesquisa Telepresença em Ambientes Imersivos, Participativos e Interativos (GPTaipi) do Ceart. A palestra conta com apoio, também, do PPGAV e do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão (Lavaipe) – da Udesc .

Núcleo de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: [email protected] 
Telefone: (48) 3321-8350

Universidade do Estado de Santa Catarina

Governo do Estado lança a Rede Catarinense de Inovação

02/04/2013

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira, dia 2, o projeto Rede Catarinense de Inovação. Serão construídos centros de pesquisa em 10 cidades polo do Estado para abrigar incubadoras de tecnologia, laboratórios de pesquisa, treinamentos, educação profissionalizante ou qualquer outra iniciativa de inovação e tecnologia. “Ali é onde os filhos das pessoas vão encontrar seus empregos ou onde as crianças de hoje se tornarão empresários”, explica o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Paulo Bornhausen.

Com a Rede Catarinense de Inovação, o governo quer construir as bases para o crescimento de Santa Catarina. “A gente pode não saber no que o mundo vai se transformar com a tecnologia. Mas nunca podemos ficar neutros ou omissos a essas mudanças aceleradas”, reforçou o governador Raimundo Colombo.

Serão investidos R$ 40 milhões para a construção de nove centros de inovação nos municípios de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Criciúma, Chapecó, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba e São Bento do Sul. Lages é o décimo município, mas nesta cidade o centro de pesquisa já está em construção.

A solenidade de lançamento do projeto foi no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis, e teve a presença de prefeitos, reitores de universidades, secretários de Estado e outras autoridades. O prefeito de Chapecó não pode comparecer, mas enviou um representante.

Como serão os centros de pesquisa

As cidades maiores terão prédios de 4,5 mil metros quadrados e as menores, de 2,5 mil metros quadrados. O início da construção das estruturas está previsto para maio. O secretário Paulo Bornhausen afirmou que as licitações devem estar concluídas até o final de abril. Após o início das obras, o prazo para terminar todos os centros de pesquisa é de 18 meses, com as estruturas mais simples ficando prontas em até um ano.

As prefeituras vão doar os terrenos em que o Estado construirá os prédios. E outra instituição do Governo, a Fapesc, vai investir em pesquisas e pode ser parceira para o início de novas empresas incubadas nos centros de inovação. Todos os centros serão construídos dentro de parques tecnológicos dos municípios. A ideia é que as estruturas funcionem como imãs para a atração de empresas maiores e mais consolidadas em busca dessas soluções criativas que serão geradas.

Lages tem uma situação singular. Os recursos já foram repassados e o município conseguiu dar início ao processo de construção do seu centro de pesquisa. A iniciativa, em todos os casos, representa uma união de esforços entre as prefeituras, todas as universidades do sistema Acafe, além da Udesc, e a iniciativa privada.

O objetivo é tornar essas cidades, que já são polos, em dínamos econômicos que puxem o desenvolvimento de todo o Estado, ampliando sua influência para se tornarem referências nacionais e até internacionais.

Durante o período de construção dos centros de inovação – que deve ir até o final do ano que vem – estão sendo selecionados os projetos que vão preencher a área disponível das estruturas. “Podem ser startups, laboratórios de análises de alimentos ou os dois. Qualquer iniciativa inovadora que vá atender as vocações e as ambições de cada uma dessas regiões”, explicou o secretário, que emendou: “Com isso, nós estamos absolutamente sintonizados com aquilo que vem acontecendo no mundo e nos países que dão certo”.

Veja detalhes de cada um dos centros de inovação e a maquete dos prédios

 

Centros de inovação from Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável

Inspiração europeia

“As redes de pessoas do processo de inovação já existem, mas agora queremos aproximá-las – iniciativa privada, universidades e poder público – para encontrar soluções integradas”, explicou a coordenadora do [email protected], Maria Augusta Orofino. O [email protected] é o programa da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, que está coordenando a Rede de Inovação.

O modelo que estava sendo desenvolvido há dois anos foi selecionado na primeira missão oficial do Governo Colombo à Europa. Ele é baseado em uma iniciativa desenvolvida em Barcelona, na Espanha, ao integrar empresas, universidades e a administração pública em um esforço conjunto para desenvolver novas formas de produção e novos produtos.

A Capital de Santa Catarina lidera essa transformação da economia catarinense em um processo que já está consolidado. “Hoje as empresas de tecnologia respondem pela maior parte da arrecadação do município”, disse o prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior. A proposta é que essa transformação ocorra em todo o Estado e que a tecnologia e a inovação passe a fazer cada vez mais parte na economia desses municípios.

“Precisamos de novas empresas, novas tecnologias, para conseguirmos grandes saltos de desenvolvimento na economia do Estado”, defendeu Bornhausen. De acordo com o secretário, esse é o caminho que Santa Catarina procura trilhar e é para onde os empregos da economia criativa apontam hoje.

Os centros que pesquisa que começam a ser construídos neste ano serão a base para a consolidação dessa rede. Além dos 10 municípios já citados, Tubarão e Concórdia também fazem parte da iniciativa, mas não entraram neste momento no processo. Tubarão porque não se escolheu ainda um terreno para doação onde será construído o centro de inovação. E Concórdia porque ainda não há um polo de tecnologia com os agentes estruturados. “Mas ambos seguem fazendo parte do projeto e vão receber também um centro de inovação assim que conseguiram organizar essas pendências”, explica a coordenadora do Inova.

Mais informações 
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação Secom (48) 3665-3057 ou diretamente com o assessor de imprensa Thiago Santaella no (48) 9145-6761. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página:www.sc.gov.br. As fotos também estão disponíveis na página e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar [email protected] ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Secretaria de Estado de Comunicação  

Secretaria Regional de Timbó repassa R$ 92 mil para as Apaes de Indaial, Rodeio e Timbó

02/04/2013

As Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) dos municípios de Timbó, Rodeio e Indaial, receberam da Secretaria Regional de Timbó o valor de R$ 92 mil para investimento e custeio. O valor corresponde a três das 12 parcelas dos recursos que são repassados anualmente pelo Governo do Estado às entidades.

A Apae de Timbó recebeu o valor de R$ 40,2 mil; a de Indaial foi beneficiada com R$ 42,8 mil; e a de Rodeio recebeu R$ 9 mil. “Nesse pagamento está inserida a primeira parcela de 2013, e a 11ª e 12ª parcelas do ano de 2012”, ressalta o gerente de Administração, Finanças e Contabilidade da SDR Timbó, Ditmar Krambeck.

A verba é um repasse do Governo do Estado, garantido por Lei, que destina 1% da arrecadação do Fundo Social obtida em Santa Catarina para as Apaes. Cada entidade decide como aplicar  os valores recebidos. De acordo com Krambeck, entre as despesas custeadas com a subvenção social está o pagamento do atendimento educacional psicológico, terapêutico ocupacional e fisioterápico prestado por profissionais, a manutenção da entidade, além da aquisição de material de expediente e de capital, de acordo com o plano de aplicação produzido com autonomia pelas Apaes.

Informações adicionais:

Viviana Borchardt  Secretaria Regional de Timbó E-mail: [email protected]  Telefones: 47 3399-3023 / 8832-2377

Secretaria de Estado de Des Reg Timbó 

Mais de 200 tablets serão entregues para professores da Regional de Maravilha

02/04/2013

A Gerência Regional de Educação (Gered) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Maravilha entregou, nesta terça-feira, 2, os tablets disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação (SED) aos professores efetivos do ensino médio que atuam nas escolas estaduais da Regional.

Os professores da Escola de Educação Básica Professor Hermínio Heusi da Silva, de Romelândia receberam 11 tablets e os educadores da EEB Rodrigues Alves, de Saudades,  poderão contar com 15 tablets. O roteiro de entregas começou na semana passada, nas unidades escolares de Maravilha, sendo disponibilizados para a EEB Nossa Senhora da Salete 24 tablets, para a EEB João XXIII 14 aparelhos e para a EEB Santa Terezinha, seis. Para o município de Pinhalzinho foram entregues 12 aparelhos aos professores da EEB Vendelino Junges e 14 para os educadores da EEB José Marcolino Eckert.

Ao todo, 202 educadores receberão os equipamentos que possibilitam um novo processo de ensino-aprendizagem. A distribuição faz parte do Pacto pela Educação, um pacote com diversas ações para melhorar os índices de ensino catarinense. A meta é instrumentalizar e formar os professores e gestores das escolas para o uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Para o gerente de Educação Almir Da Rosa, o equipamento possibilitará uma melhora significativa na qualidade de ensino em todo o Estado, pois será possível dinamizar o processo pedagógico, tornando os conteúdos mais atrativos aos alunos.

Os conteúdos disponíveis no equipamento abrangem Física, Química, Matemática e Biologia, além de publicações especializadas, objetos de aprendizagem educacionais, aplicativos de comunicação e interação, ferramentas de edição de imagens e vídeos, biblioteca do professor, portais educacionais do Ministério da Educação e Educopédia.

Os tablets possuem tela multitoque e colorida; câmera e microfone para trabalhos multimídias; porta USB para troca de arquivos e teclado; saída de vídeo para uso em apresentação; conteúdos pré-instalados; corpo resistente a choques e líquidos; personalizável e colorido; peso menor que 700 gramas e bateria de duração de 6h.

No Estado
Para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, a SED irá entregar às escolas da rede pública estadual 2.080 lousas digitais, 2.080 tablets de dez polegadas e 11.856 tablets de sete polegadas. As lousas digitais e os tablets maiores ficarão dentro das salas de aula, serão duas unidades para cada quatro salas. Os tablets menores, de sete polegadas, serão disponibilizados para o uso do professor de ensino médio. A iniciativa faz parte do Plano de Ações Articuladas (PAR), uma ferramenta de planejamento da política educacional brasileira, comandada pelo Ministério da Educação (MEC).

Secretaria de Estado de Des Reg Maravilha 

Governador Raimundo Colombo assume a presidência do Codesul nesta quinta-feira

Em cerimônia que será realizada nesta quinta-feira, 4, o governador Raimundo Colombo assumirá a presidência do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). O ato será em Florianópolis, no resort Costão do Santinho, às 11h, na presença dos governadores de todos os Estados membros: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

A presidência é rotativa, com cada um dos governadores assumindo durante um ano do mandato. O Codesul tem como objetivo encontrar alternativas aos desequilíbrios regionais e coordenar e potencializar temas importantes para o desenvolvimento dos quatro Estados membros.

A instituição já conseguiu estabelecer parcerias com a Galícia, região da Espanha; a Comissão Regional de Comércio  Exterior do Nordeste Argentino; e o Governo de Quebéc, no Canadá, por exemplo. O trabalho desenvolvido em bloco também dá mais força para a defesa de assuntos em comum junto ao Governo Federal e o Congresso Nacional.

O conselho foi criado em 1961, por meio de um convênio entre Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em 1992, o Estado de Mato Grosso do Sul também passou a integrar o Codesul. Raimundo Colombo será o 15º governador catarinense a assumir a presidência da instituição.

Mais informações  
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação Secom (48) 3665-3057 ou diretamente com o assessor de imprensa Thiago Santaella no (48) 9145-6761. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página:www.sc.gov.br. As fotos também estão disponíveis na página e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar [email protected] ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Secretaria de Estado de Comunicação

Projetos da Fundação Catarinense de Cultura são monitorados por ferramenta digital criada pelo Sebrae

02/04/2013

Cerca de 15 servidores da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) participaram na tarde desta terça-feira, 2, de um treinamento para operar o Sistema de Informação de Gestão Estratégica Orientada para Resultados (Sigeor). O programa, que serve para gerenciar e monitorar trabalhos e obras, faz parte do Modelo de Gestão Estratégica e será usado na administração de 43 projetos da Fundação.

Entre os projetos, está o de arrecadação de recursos para a restauração da Ponte Hercílio Luz, por meio da Lei Rouanet. A Fundação tem a autorização do Conselho Nacional de Incentivo a Cultura (CNIC) para captar R$ 64 milhões para a restauração da ponte. Todos os recursos doados podem ser deduzidos do Imposto de Renda.

Para o gerente de projetos culturais da FCC, Ivan Carlos Schmidt Filho, o Sigeor trará outros benefícios para os projetos da Fundação. “Com a atualização constante do sistema, nós teremos um histórico sobre os projetos, visualizaremos melhor prazos e poderemos cumprir metas”, comenta o gerente.

O programa
O sistema usado pelo Governo de Santa Catarina foi criado pelo Sebrae para uso em gestões privadas e públicas. Em operação há quase um ano, o Sigeor é utilizado por 17 órgãos do Governo, no monitoramento e gerenciamento de 118 projetos. “É um sistema simples e eficaz por dar ao gestor o controle de todo o processo. O Sigeor também disponibiliza ao gestor uma visão geral de como está o andamento de várias obras e projetos ao mesmo tempo”, explica o coordenador do sistema, Paulo Bossle.

Informações adicionais:
Claudia De Conto  Secretaria de Estado da Administração
[email protected] (48) 3665.1636/8845.7087

Secretaria de Estado da Administração 

Apaes da Regional de São Miguel do Oeste recebem recursos

02/04/2013

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste repassou nesta terça-feira, 2, cerca de R$ 73,1 mil provenientes da arrecadação do Fundo Social para três Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). À Apae Caminho Alternativo, de São Miguel do Oeste, foi repassado o total de R$ 37,4 mil. A entidade Maurício Dalla Vecchia, de Descanso, recebeu R$ 17,3 mil e a Apae Sonho Meu, de Guaraciaba, R$ 18,4 mil.

Os pagamentos ocorrem a cada dois ou três meses e os valores são referentes à arrecadação do Fundo Social dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2012. Os recursos podem ser utilizados para obras e material permanente, além de material de consumo e manutenção das entidades, conforme o plano de trabalho apresentado. “As entidades definem o melhor destino das verbas, visando ao atendimento das necessidades dos alunos especiais”, menciona o secretário regional Volmir Giumbelli.

Informações adicionais:
Gisele Vizzotto 
Secretaria de Estado de Des Reg São Miguel do Oeste 
E-mail: [email protected] 
Telefone: (49) 3631-2927

Secretaria de Estado de Des Reg São Miguel do Oeste 

Luzerna sedia nesta quinta-feira oficina sobre cursos do Pronatec

02/04/2013

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), garantiu 57 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social. No total, 245 dos 295 municípios catarinenses aderiram ao programa. Em 2012, foram 22 mil matriculados em 237 diferentes cursos.

Para 2013, cada município terá a oportunidade de solicitar os cursos de acordo com a necessidade nas oficinas de mobilização que serão realizadas pela SST em várias regiões do Estado. Nesta quinta-feira, 4, o encontro acontece em Luzerna, com a participação de representantes das Secretarias de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Concórdia, Campos Novos, Videira e Caçador. Durante a oficina, que está marcada para as 9h, no auditório do Senai, serão negociados os cursos de maneira regional, para que os municípios pequenos também tenham acesso.

“O objetivo das oficinas é avaliar o mercado de trabalho, conciliar com a demanda dos municípios e com as instituições executoras para fazermos os ajustes. É a integração da assistência social com a política do trabalho”, destaca o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho. Outras oficinas serão realizadas em Chapecó, Tubarão, Lages, Joinville e Florianópolis.

Os cursos, voltados às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são ministrados em instituições do Sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat) e institutos federais (IFSC e IFC). A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos. As inscrições são feitas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios. “Os cursos do Pronatec são fundamentais para que se reduza a falta de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho. Além disso, teremos mais trabalhadores empregados, mais renda e mais inclusão social” afirma o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, João José Cândido da Silva.

Pronatec 
O Pronatec integra as ações do Pacto pela Proteção Social, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), que prevê investimentos de R$ 139,2 milhões em ações sociais até 2014. O Governo do Estado aderiu ao programa, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A SST contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação.

Mais informações 
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Secretaria Regional de Joaçaba (49) 3527-9339 ou diretamente com a assessora de imprensa Mayelle Hall no (49) 8837-9450. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página: www.sc.gov.br. As fotos também estão disponíveis na página e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar[email protected] ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Secretaria de Estado de Comunicação 

Primeira parcela do transporte escolar é liberada aos municípios da região de Taió

02/04/2013

A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió efetuou, nesta terça-feira, 2, o pagamento da primeira parcela do transporte escolar de 2013 para os municípios de abrangência da Regional. Os recursos a serem repassados pelo Governo do Estado às administrações municipais somam R$ 164,3 mil.

O repasse dos recursos será feito em nove parcelas até o final do ano. Conforme o secretário regional Jocelino Amancio, a SDR vai repassar aos municípios o total de R$ 1,5 milhão para o transporte de 2.363 estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública estadual de ensino, das 14 escolas da área de abrangência da SDR, ainda em 2013. “Este recurso viabiliza o acesso dos estudantes ao ensino com segurança e comodidade”, destacou o secretário.

O transporte escolar é pago ao município por número de alunos e distância da escola, sendo que o aluno tem direito ao transporte a partir de três quilômetros da escola.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Secretaria Regional de Taió (47) 3562-8411 ou diretamente com a assessora de imprensa Estela Stange Purnhagem (47) 8801-6642. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página: www.sc.gov.br. As fotos também estão disponíveis na página e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no[email protected] ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Secretaria de Estado de Des Reg Taió 
Conselho Regional de Piçarras se reúne nesta quarta para discutir as ações de combate à Farra do Boi02/04/2013

O Conselho de Desenvolvimento Regional de Itajaí se reunirá na quarta-feira, dia 3, às 9h, no Auditório da Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras. Entre os assuntos da 2ª reunião Ordinária do CDR-Itajaí serão apresentados os resultados do combate à Farra do Boi que ocorreu durante a Semana Santa na região.

Estarão presentes a presidente do Conselho, Eliane Neves Rebello Adriano; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento, Túlio Tavares Santos; o gerente regional da Cidasc, João Carlos Batista dos Santos; e o Coronel da 3ª Região da PM, Atair Derner Filho. Prefeitos, líderes do poder legislativo, vereadores, membros da sociedade civil e imprensa da região também foram convidados a participar da reunião.

Mais informações 
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Secretaria Regional de Itajaí (47) 3398-5960. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página: www.sc.gov.br. As fotos também estão disponíveis na página e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar [email protected] ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Secretaria de Estado de Des Reg Itajaí 

Engenheiros da Univali vão avaliar os prédios escolares da Grande Florianópolis

02/04/2013

Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) da Grande Florianópolis e a Univali de Itajaí vai resultar em uma análise técnica dos prédios que abrigam as instituições de ensino da rede pública estadual da Grande Florianópolis. Os engenheiros da Univali farão um raio-x das escolas, e o estudo servirá de base para definir a prioridade de investimentos.

A parceria foi firmada nesta segunda-feira, dia 1º, com a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a SDR e a universidade. A avaliação das escolas é a primeira de muitas ações entre os parceiros. O objetivo é ter critérios técnicos e objetivos para definir o planejamento e a gestão dos recursos públicos da SDR.

 “Com esta parceria poderemos ter o auxílio da Univali em várias questões que necessitam mais pesquisa e orientação de dados técnicos”, disse o secretário regional Renato Hinnig. A avaliação dos prédios das escolas vai servir para saber o real estado de cada edificação e definir quais a prioridades de cada uma. Além disso, esse diagnóstico vai definir critérios técnicos minuciosos sobre quais unidades devem ter prioridade de investimento.

“Com o apoio dos técnicos da Univalli teremos um verdadeiro raio-x das escolas, o que deve facilitar muito o nosso trabalho no sentido da gestão de recursos”, explicou Hinnig. Participaram da assinatura do termo de cooperação o secretário Renato Hining; o diretor-geral da SDR Flávio Bernardes; o reitor da Univali de Itajaí, Mario Cesar dos Santos; e a vice-reitora, Amândia Maria de Borba.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Secretaria Regional da Grande Florianópolis (48) 3665-0051 ou diretamente com a assessora de imprensa Patrícia Antunes no (48) 8843-5681. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página: www.sc.gov.br. As fotos também estão disponíveis na página e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no[email protected] ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Secretaria de Estado de Des Reg Grande Florianópolis 

Seminário vai discutir estratégias para combater a gripe

02/04/2013

A gripe será tema de um seminário na quinta-feira, 4. O 3º Seminário Estadual de Influenza reunirá técnicos do Ministério da Saúde e profissionais de saúde das gerências regionais, municípios, hospitais e unidades de Atenção Básica do Estado, no Hotel Golden Executive, em São José.

O evento, promovido pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vai discutir estratégias da campanha de vacinação contra a influenza (gripe), que começa dia 15 de abril e segue até o dia 26, permitindo que as pessoas sejam imunizadas antes do período mais frio do ano. O dia D de vacinação está marcado para o dia 20 de abril.

O diretor da Vigilância Epidemiológica, Fábio Gaudenzi, antecipa que os agentes de saúde vão discutir estratégias de vigilância, prevenção e atenção à gripe, como a vacinação dos grupos de risco, diagnóstico e tratamento (antiviral) precoce dos casos suspeitos, além da divulgação das medidas de higiene e etiqueta social da tosse. O evento também será transmitido via web, possibilitando assim que um maior número de profissionais de saúde tenha acesso às palestras e aos debates.

Este ano, Santa Catarina receberá cerca de 1,6 milhão de doses da vacina que estarão disponíveis em mais de 1,7 mil postos de vacinação em todo o Estado. As doses serão enviadas pelo Ministério da Saúde no final de março. Em seguida, serão repassadas às gerências regionais e aos municípios.

Na edição desta campanha foram incluídos como grupos prioritários as mulheres (puérperas) que tiveram filhos e deverão ser vacinadas no período de até 45 dias após o parto, e os portadores de doenças crônicas (veja  quadro).

Os outros grupos prioritários para vacinação são as crianças com idade entre seis meses e dois anos incompletos, gestantes, idosos com mais de 60 anos, indígenas, população carcerária e trabalhadores da área da saúde que desenvolvem suas atividades no atendimento a doenças respiratórias.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Secretaria de Saúde no (48) 3221-2071 ou diretamente com a assessora de imprensa Ana Paula Bandeira no (48) 9113-6065. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página: www.sc.gov.br. As fotos também estão disponíveis na página e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no[email protected] ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza 

Categoria de risco clínico

Indicações

Doença respiratória crônica

Asma em uso de corticóides inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave);

DPOC;

Bronquioectasia;

Fibrose Cística;

Doenças Intersticiais do pulmão;

Displasia broncopulmonar;

Hipertensão arterial Pulmonar;

Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.

Doença cardíaca crônica

Doença cardíaca congênita;

Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade;

Doença cardíaca isquêmica;

Insuficiência cardíaca.

Secretaria de Estado da Saúde

Santa Catarina é um dos estados com menos cargos comissionados do Brasil

02/04/2013

O Governo catarinense está entre as cinco administrações estaduais brasileiras que menos emprega pessoas sem concurso público, conforme pesquisa do IBGE. Apenas 1.596 servidores ocupam cargos comissionados, o que corresponde a 1,18% do total dos funcionários públicos da administração direta e indireta. Segundo o Instituto, Santa Catarina está abaixo da média nacional que é de 2,8%.

O Poder Executivo Estadual, conforme dados da Secretaria de Estado da Administração (SEA),  possui atualmente 134.645 funcionários públicos da administração direta, autarquias e fundações, entre ativos e inativos. Em março, a folha de pagamento bruta foi de R$ 550 milhões e, desse montante, somente 1,35% foram destinados ao pagamento de comissionados. “Seguimos a determinação do governador Raimundo Colombo de manter esse item como um dos menores na administração pública”, afirma o titular da pasta, Derly Massaud de Anunciação.

Os números da Secretaria divergem dos dados do Instituto por não compreenderem as empresas públicas e por processos diferentes de conceitos na análise dos dados. De acordo com a SEA, o Estado possui um número menor de comissionados: 1.262 na administração direta, autarquias e fundações.

O Estado de Goiás é o líder do ranking, com mais de 10 mil servidores comissionados, e Bahia aparece em segundo, com 9,2 mil. O IBGE também realizou pesquisa com municípios e constatou que Florianópolis é a Capital com menor número, apenas 299 cargos preenchidos. A cidade de São Paulo é a que mais possui, com 7 mil comissionados. No governo federal há 4,4 mil servidores sem concurso em cargos de confiança na chamada administração direta, ou 0,7% do total dessa categoria. A pesquisa de Informações Básicas Estaduais (Estadic) é a primeira feita pelo IBGE com os dados das esferas estaduais brasileiras e traz dados colhidos no primeiro semestre de 2011.

Informações adicionais
Claudia De Conto Secretaria de Estado da Administração [email protected] (48) 3665.1636/8845.7087 Secretaria de Estado da Administração 

Conselho Regional se reúne nesta quarta-feira em Piçarras

O Conselho de Desenvolvimento Regional de Itajaí se reunirá na quarta-feira, 03, às 09h, no Auditório da Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras. Entre as pautas da 2ª reunião Ordinária do CDR-Itajaí será apresentado os resultados do combate à Farra do Boi que ocorreu durante a Semana Santa na região.

Para discutir as pautas estarão presentes a Presidente do Conselho, Eliane Neves Rebello Adriano, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento, Túlio Tavares Santos, Gerente Regional da Cidasc, João Carlos Batista dos Santos e o Coronel da 3ª Região da PM, Atair Derner Filho. Prefeitos, líderes do poder legislativo, vereadores, membros da sociedade civil e imprensa da região também foram convidados a participar da reunião do CDR. 

O quê: 2ª Reunião Ordinária do CDR-Itajaí do ano de 2013.

Quando: 03 de abril (quarta-feira) às 09h00 horas

Onde: Auditório da Câmara de Vereadores do município de Balneário Piçarras Avenida Nereu Ramos, 229, Centro.

Fontes:

Gerência de Projetos Especiais  Daiane de Oliveira Telefone: (47) 3398-5905 E-mail: [email protected]

Governo do Estado investirá R$ 1,8 milhão no transporte escolar dos municípios da região de Timbó

02/04/2013

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) de Timbó, investirá, somente este ano, mais de R$ 1,8 milhão no transporte escolar, que beneficiará cerca de 3,4 mil estudantes de escolas públicas do Ensino Básico e Médio  dos municípios da SDR. “Esse recurso viabiliza o acesso dos estudantes ao ensino com segurança e sem maiores preocupações”, ressalta o gerente de Administração, Finanças e Contabilidade da SDR Timbó, Ditmar Krambeck.

Conforme Krambeck, os recursos são repassados pelo Estado aos municípios que realizam o transporte de todos os estudantes  matriculados no ensino regular da rede estadual. “Os investimentos são calculados com base na distância percorrida  e no número de estudantes transportados”, informa o gerente. As assinaturas dos empenhos globais do transporte escolar aconteceram na sede da SDR Timbó, no dia 26 de março.

O repasse será dividido em nove parcelas. “O pagamento da primeira parcela do transporte foi efetuado em 27 de março. As demais parcelas estão agendadas sempre para o último pagamento do mês,  sendo que a última parcela será paga em novembro deste ano”, explica Krambeck.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Secretaria Regional no (47) 3399-3023 ou diretamente com a assessora de imprensa Viviana Borchardt no (47) 8832-2377. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página: www.sc.gov.br. As fotos também estão disponíveis na página e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no[email protected] ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Secretaria de Estado de Des Reg Timbó 

Conselho de Desenvolvimento Regional de Ibirama se reúne nesta quarta-feira

02/04/2013

O Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR) de Ibirama se reúne, nesta quinta-feira, 4, no município de Presidente Nereu. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Ibirama, Roberto Ferrari, vai apresentar aos conselheiros o Portal SC-Transparências.

“O portal SC-Transferências é a ferramenta de acesso aos recursos governamentais. Por meio do sistema, o cidadão pode acompanhar os investimentos e gastos públicos”. O encontro será no Centro Social João Voltolini, fundos do posto Nereuense, às 9h.

O secretário executivo do CDR, Leonir Lunelli, informa ainda que haverá um espaço reservado para apresentação do programa Saúde Bucal, da prefeitura de Presidente Nereu. O projeto é referência na administração municipal.

As reuniões do CDR são abertas à comunidade e ocorrem de forma itinerante entre os nove municípios da Regional: Apiúna, Dona Emma, Ibirama, Lontras, José Boiteux, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Witmarsum.

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da Secretaria Regional no (47) 3357-8904 ou diretamente com o assessor de imprensa, Ailton Carlos Coelho (47) 9236-0727. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página: www.sc.gov.br. As fotos também estão disponíveis na página e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no [email protected]ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013. Estamos à disposição.

Secretaria de Estado de Des Reg Ibirama 

PMDB de Balneário Gaivota tem contas desaprovadas

02.04.2013 O juiz da 54º Zona Eleitoral, Evandro Volmar Rizzo, desaprovou a prestação de contas, relativa à campanha eleitoral de 2012, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) de Balneário Gaivota. Com a decisão, a agremiação perde o direito de receber novas cotas do Fundo Partidário pelo período de seis meses.

A sentença está exposta na página 18 do Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina, publicado nesta terça (2).

Por Assessoria de Imprensa do TRESC

Assessoria de Imprensa do TRESC [email protected]  Fone: (48) 3251.3783 Fax: (48) 3224.7116 

Governador Colombo reforça pedido de empenho dos secretários para a execução do Pacto por Santa Catarina

02/04/2013

“As obras precisam ter começo, meio e fim”, declarou o governador Raimundo Colombo durante a reunião com os secretários setoriais, presidentes de autarquias e empresas mistas do Governo do Estado, nesta terça-feira, 2, em Florianópolis. O encontro teve o objetivo de discutir e avaliar as ações do Pacto por Santa Catarina, que nesta semana ganha um reforço de R$ 3 bilhões em financiamento do BNDES. Colombo disse que o Pacto compreende o maior volume de investimentos que Santa Catarina já recebeu. “São muitos os desafios para atender as áreas prioritárias para a população, mas estamos preparados. Temos a gestão e os recursos. Agora é preciso acelerar. Por isso, solicito o empenho de todos para que essas ações tenham impactos positivos na vida dos catarinenses.”

O Pacto por Santa Catarina foi criado para resolver grandes pendências com os catarinenses nas áreas da saúde, educação, proteção social, segurança, justiça e cidadania, combate à seca, prevenção de enchentes, construção e recuperação de rodovias. Será investido o total de R$ 9,4 bilhões nestas áreas. Para a execução das obras foi feito um estudo de 18 meses onde foram identificados pontos fortes e vulneráveis do Estado. “São dados reais. Em 60 dias, queremos que, no mínimo, metade dos projetos saiam do papel e estejam em andamento”, informou o governador.

O secretário do Planejamento e coordenador do Pacto por Santa Catarina, Murilo Flores, explicou que estão sendo realizadas reuniões com as secretarias setoriais toda semana, para se ter um cronograma detalhado das ações mês a mês. “São metas ousadas, são editais grandes e complexos que precisam ter datas para serem colocados na rua e contratadas as empresas. Estamos fazendo uma gestão diária do programa. Isso garante que esses volumes de recursos de fato aconteçam. Os próximos dois meses serão muito importantes, cerca de 60, 70% dos editais vão ser transformados em ordens de serviço”, destacou Murilo.  

Contrato
A assinatura do contrato entre o Governo do Estado e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES será nesta quinta-feira, 4, às 18h, no Teatro do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com a presença do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

CONFIRA AS AÇÕES DO PACTO POR SC EM ANDAMENTO

Informações:
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou (48) 8843-5460 (Elisabety Borghelotti). 

Secretaria de Estado de Comunicação

Fazenda entrega as contas do Estado ao TCE nesta quarta-feira

02/04/2013

A prestação de contas do segundo ano de mandato do governador Raimundo Colombo será entregue pelo secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Salomão Ribas Junior, nesta quarta-feira, 3, às 10h30min. O Balanço Geral do Estado do exercício de 2012 contempla os dados contábeis consolidados de todos os Poderes e órgãos da Administração Pública Estadual e deve ser encaminhado anualmente ao TCE para que seja feita a análise técnica e emitido parecer pela rejeição ou aprovação das contas, decisão final que cabe à Assembleia Legislativa.

Toda a produção do Balanço Geral do Estado, coordenada pelo diretor de Contabilidade Geral da Fazenda, Adriano Pereira, está dividida em duas partes: o Volume I – Relatório técnico, no qual são expostos os aspectos sociais, econômicos, administrativos e financeiros do Estado; e o Volume II – Anexos, em que estão presentes os demonstrativos exigidos pela legislação, além de relatórios elaborados pelas Diretorias de Captação de Recursos e Dívida Pública e de Auditoria Geral.

Com uma linguagem cada vez mais simples e didática, com o uso de análises gráficas, tabelas e demonstrativos, contendo informações comparativas, horizontais e verticais, o Balanço passou a trazer, desde o ano passado, um capítulo sobre os aspectos sociais, econômicos, administrativos e financeiros do Estado – o que atende uma recomendação do próprio TCE.

Um dos diferenciais da publicação este ano é um anexo com os principais indicadores da gestão fiscal, com comparativos dos últimos três anos de aspectos como receita total, receita do ICMS mês a mês, transferências da União (FPE, Lei Kandir, Cide, IPI), gasto com pessoal, pagamento da dívida pública, pagamento de inativos, despesas do Estado e do Executivo por grupo de despesa e por área de Governo.

Além da legislação vigente, a Diretoria de Contabilidade Geral preocupou-se em acompanhar e atender às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, que estabelecem a transição para a Contabilidade Gerencial no Governo do Estado.

Uma das inovações de gestão citadas no Balanço é a criação do Portal da Transparência do Poder Executivo Estadual (www.transparencia.sc.gov.br) em maio de 2012. O portal é o canal oficial de prestação de contas aos cidadãos catarinenses, onde é possível acompanhar diariamente detalhes da arrecadação das receitas, verificar as despesas realizadas, os valores pagos aos fornecedores e os repasses de convênios.

Informações adicionais:
Cléia Schmitz  Secretaria de Estado da Fazenda  E-mail: [email protected] Secretaria de Estado da Fazenda

Partidos devem prestar suas contas anuais até as 19h de 30 de abril

02.04.2013

Até as 19h do dia 30 de abril se esgota o prazo para os diretórios estaduais e municipais dos 29 partidos em Santa Catarina  apresentarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas relativas ao exercício financeiro de 2012. A determinação de prestar contas está prevista na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995 – artigo 32) e também na Constituição Federal (artigo 17, inciso III). As legendas que não prestarem contas estão sujeitas à suspensão do repasse de novas cotas do Fundo Partidário.

Conforme a referida lei, as prestações de contas devem conter: a discriminação dos valores e o destino dos recursos recebidos do Fundo Partidário, bem como dos valores recebidos em doação e demais despesas partidárias. Além disso, devem ser apresentadas as despesas de caráter eleitoral, com a especificação e comprovação dos gastos com programas no rádio e televisão, comitês, propaganda, publicações, comícios, e demais atividades de campanha; e a discriminação detalhada das receitas e despesas.

Os diretórios nacionais das legendas devem apresentar suas contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE); os diretórios estaduais, por sua vez, devem enviá-las aos Tribunais Regionais Eleitorais e os municipais, aos juízes eleitorais.

Como os processos de prestação têm caráter jurisdicional desde 2009, a nomeação de advogado para a entrega das contas é obrigatória. Se não houver subscrição de advogado, a Justiça Eleitoral notificará o partido para regularizar a representação em 48 horas.

A página do TSE possui uma opção com os modelos de documentos que devem ser preenchidos pelos partidos. Basta clicar na opção “Partidos” e depois em “Contas Partidárias”. Em seguida, deve-se clicar na opção “modelos dos demonstrativos contábeis“, localizado em uma coluna à esquerda da página. Nesse link, os partidos poderão preencher os formulários conforme a exigência da legislação. 

Consequências da não prestação de contas 

Os partidos que não prestam contas à Justiça Eleitoral podem ter o repasse  de novas cotas do Fundo Partidário suspenso.

Na hipótese de desaprovação, a pena pode ser aplicada pelo período de um a doze meses, conforme dispõe a Resolução TSE nº 21.841/2004.

Confira aqui os demonstrativos dos diretórios nacionais de cada partido referentes a anos anteriores.

Por Renata Queiroz com informações do TSE
Assessoria de Imprensa do TRESC [email protected] Fone: (48) 3251.3783 Fax: (48) 3224.7116 

Teatro Pedro Ivo abre edital para reformas na estrutura

01/04/2013

Os eventos e shows culturais no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, serão oferecidos com mais conforto e segurança ao público. A Secretaria da Administração do Governo do Estado, órgão responsável pelo espaço, publicou no Diário Oficial o edital para reforma da estrutura. As empresas interessadas podem buscar informações da licitação pelo site da SEA e devem protocolar as propostas até às 14h30min de 10 de abril, dia da abertura da licitação.

As principais obras serão de troca de paineis e paredes, de instalações elétricas e de prevenção a incêndio. “Serão apenas algumas reformas para atualizar e melhorar a acústica, iluminação e segurança dos espetáculos realizados no Teatro”, explica o responsável pelo teatro, Irani Apolinário. Os reparos serão feitos com base nos laudos e exigências do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

O processo licitatório se dará na base de tomada de preços e o menor valor apresentado vence a disputa. As empresas concorrentes não podem entregar as propostas com valor acima de R$ 86.194,73 e devem apresentar os documentos de habilitação, como prova de registro no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA). As obras devem começar ainda neste primeiro semestre e o calendário de espetáculos está mantido.

Outras melhorias
Os servidores que trabalham no Teatro Pedro Ivo também já trabalham em pequenos reparos para atender melhor o público. O carpet forrado, que revestia a frente do palco, estava ultrapassado e foi substituído por madeira maciça de Angelim. “O carpet também abafava o som e esse novo material tem, além da estética, a função de melhorar a acústica do espaço, pois o som vai bater e refletir para o público”, comenta Apolinário.

Informações adicionais:
Rafael Wiethorn Secretaria de Estado da Administração  E-mail: [email protected]  Telefone: (48) 9158-1740

Secretaria de Estado da Administração

Eventos regionais contam com o apoio da SDR Itajaí

A secretária interina da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Itajaí, Eliane Neves Rebello Adriano participou do evento que formalizou a participação de Itajaí na 11ª edição da Regata francesa Trasat Jacques Vabre.

A regata, que larga em 03 de Novembro de 2013, na França, terá 50 veleiros que disputarão em várias modalidades. O evento tem a parceria do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Turismo Cultura e Esportes, descentralizado pela Gerência de Turismo, Cultura e Esporte da Regional de Itajaí.

Em fase final de preparação, a Festa Rural, que faz parte do calendário em comemoração aos 129 anos do município de Camboriú, inicia dia 04 e vai até 07 de abril com shows nacionais, rodeios e provas de hipismo, além de apresentação internacional de MotoCross. A estrutura conta com parque de diversão, feira de produtos rurais e praça de alimentação. São esperadas cerca de 60 mil pessoas durante os quatro dias do evento.

A Festa Rural que será no antigo CTG, localizado na Rua Daniel Silvério, no Bairro Cedro, conta também com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer e do Funturismo, descentralizado pela Gerência de Turismo, Cultura e Esporte da SDR Itajaí.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação SDR Itajaí – Jonas ou Fernanda. Fone: 47 33985960 – 99442018 – 96597235; E-mail: [email protected]

Juíza eleitoral de Indaial desaprova contas do PT de três cidades 

1º.4.2013 O Partido dos Trabalhadores (PT) de Rodeio, Ascurra e Indaial teve sua prestação de contas, relativa ao ano de 2010, desaprovada pela 15ª Zona Eleitoral (Indaial). A decisão foi publicada hoje (1) nas

páginas 14 e 15 do Diário da Justiça Eleitoral de Santa Catarina.

Rodeio e Ascurra

No caso dos diretórios de Rodeio e Ascurra, o partido apresentou contas sem movimentação financeira, descumprindo a Resolução do TSE nº 21.841/04. A juíza da 15ª Zona Eleitoral de Santa Catarina, Leila Maria da Silva, explicou que a prestação de contas anual, sem qualquer movimentação financeira, seria admissível apenas se o diretório permanecesse inativo durante todo o ano de 2010, o que de fato não aconteceu.

Mesmo que não tivesse recebido dinheiro em espécie, o partido deveria ter ao menos declarado os bens e serviços arrecadados a título de doação.

Além disso, os diretórios também deixaram de abrir contas bancárias específicas para o recebimento dos recursos financeiros, impedindo a efetiva fiscalização dos valores por parte da Justiça Eleitoral.

Após ser apresentado o relatório com as irregularidades, a magistrada desaprovou as contas e determinou que a agremiação está proibida de receber novas cotas do fundo partidário pelo período de seis meses.

Indaial

Em Indaial, a pena atribuída ao partido foi mais grave. Além de ordenar a suspensão do recebimento de novas cotas do fundo partidário pelos próximos 12 meses, a juíza também determinou o recolhimento de R$ 8.830,00 em doações e contribuições de origem não identificada.

A maior seriedade da sanção levou em consideração a ausência dos documentos fiscais e dos extratos bancários referentes ao exercício financeiro de 2010, impossibilitando a análise das contas.

Foram dadas oportunidades ao partido para apresentar os esclarecimentos necessários, mas, decorrido o prazo legal, não houve qualquer tipo de manifestação. 

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa do TRESC [email protected] Fone: (48) 3251.3783 Fax: (48) 3224.7116

Santa Catarina fecha primeiro trimestre com redução de 14,5% no número de homicídios dolosos

01/04/2013

Santa Catarina registrou queda de 14,51% no número de homicídios dolosos neste primeiro trimestre de 2013. Em números absolutos, foram 28 assassinatos a menos que o ano anterior. De 1º de janeiro a 31º de março foram contabilizados 165 homicídios dolosos em todo o Estado, contra 193 no mesmo período de 2012. Os dados constam do boletim diário de homicídios, organizado pelo Núcleo de Geoprocessamento e Estatística, da Diretoria de Informação e Inteligência (DINI), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A taxa de homicídios por 100 mil habitantes ficou em 2,64 nestes três primeiros meses do ano. O quadro completo pode ser visto abaixo:

Relatório de homicídios do primeiro trimestre de 2013 

Houve registro de assassinatos em 65 dos 295 municípios de Santa Catarina. Entre as cidades que registraram as maiores diferenças no comparativo de 2012 e 2013 estão Florianópolis, Palhoça, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Joinville, Lages, Cricúma, Gaspar, Barra Velha e São Francisco do Sul.

O índice de resolução alcançou 52,73%. Já o percentual de vítima e autor de crimes violentos com antecedentes policiais é alto. No caso de vítima, este número chega a 63,64% com registros anteriores na polícia. Já com relação aos autores de homicídio, 62,50% possuem antecedentes criminais.

Para o secretário César Augusto Grubba, a estatística de homicídio, hoje, é o principal indicador de criminalidade utilizado no mundo moderno. “Homicídio é um crime que afronta o maior bem jurídico protegido pelo ordenamento pátrio, qual seja, a vida. O somatório de esforços das forças de segurança nos garante a continuidade e o aperfeiçoamento das políticas de prevenção e repressão”, disse secretário.

Os assassinatos acontecem com mais relevância no período compreendido entre 18 horas e meia-noite. Dos 165 assassinatos, 86,67% das vítimas são homens e 13,33% mulheres.

Florianópolis tem a maior redução nos últimos cinco anos 
A Capital do Estado registrou a maior redução nos últimos cinco anos, com 10 homicídios no primeiro trimestre. Oito a menos que o mesmo período de 2012, quando foram registrados 18 assassinatos. Segundo o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Carlos Alberto Araújo Gomes, é o número absoluto mais baixo dos últimos cinco anos.

No âmbito da Polícia Civil, de acordo com relatório divulgado pela Diretoria de Inteligência da Instituição, 58,9% dos casos de homicídios dolosos registrados no período do início deste ano até 20 de março já foram solucionados.

Informações adicionais:
Jornalista João Carlos Mendonça Santos Telefones: (48) 3251.1116 | 8843.7615 e-mail: [email protected]

Secretaria de Estado da Segurança Pública 

Governo do Estado garante 57 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

01/04/2013 

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), garantiu junto ao governo federal 57 mil vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Social para os catarinenses. No total, 245 dos 295 municípios catarinenses aderiram ao programa. Em 2012, foram 22 mil matriculados em 237 diferentes cursos.

Cada município pede os cursos de acordo com a necessidade nas oficinas de mobilização que ocorrem em várias regiões do Estado. A primeira delas será realizada nesta terça-feira, 2, em Chapecó, no Oeste. A reunião ocorre a partir das 9h no auditório do SEST/Senat.

Durante as oficinas de mobilização, negociam-se os cursos de maneira regional para que os municípios pequenos também tenham acesso. As outras oficinas estão previstas para os municípios de Luzerna, Tubarão, Lages, Joinville e Florianópolis.

“O objetivo destas oficinas é o de avaliar o mercado de trabalho, conciliar com a demanda dos municípios e com as instituições executoras para fazermos os ajustes. É a integração da assistência social com a política do trabalho”, destaca o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.

O Pronatec Social integra as ações do Pacto pela Proteção Social, da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), que prevê investimentos de R$ 139,2 milhões em ações sociais até 2014.

O Governo do Estado aderiu ao programa, que é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) contribui na articulação entre os municípios e as unidades que oferecem a qualificação.

Os cursos são ministrados em instituições do Sistema S (Senac, Senai, Senar, Senat), e institutos federais (IFSC e IFC). “Os cursos do Pronatec são fundamentais para que se reduza a falta de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho. Além disso, teremos mais trabalhadores empregados, mais renda e mais inclusão social” afirma o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), João José Cândido da Silva.

Os cursos destinam-se às pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal, são gratuitos e oferecem transporte e lanche durante o período de duração das aulas. A carga horária varia de 160h/aula a 350h/aula e os alunos são de uma faixa etária entre 16 e 59 anos.

A participação não suspende o recebimento de qualquer outro benefício do governo federal e a inscrição deve ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos municípios ou na Secretaria de Assistência Social do município. 

Cronograma de oficinas regionais do Pronatec:

Chapecó (02/04)

A partir das 9h no auditório do SEST/SENAT, localizado na Avenida Leopoldo Sander, 3500 D – Bairro Engenho Braun.

SDRs participantes: Chapecó, São Miguel do Oeste, Maravilha, São Lourenço do Oeste, Quilombo, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, Seara, Xanxerê. 

Luzerna (04/04)

A partir das 9h no SENAI, localizado na Rua Frei João, 400.

SDRs participantes: Concórdia, Joaçaba, Campos Novos, Videira, Caçador.

Tubarão (05/04)

A partir das 9h no Cedup Diomício Freitas, localizado na Rua Julio Boppré, 1280, Bairro Santo Antonio de Pádua.

SDRs participantes: Concórdia, Joaçaba, Campos Novos, Videira, Caçador

Lages (09/04)

A partir das 9h no IFSC, localizado na Rua Heitor Vila Lobos, 222 Bairro São Francisco.

SDRs participantes: Lages, Curitibanos, Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama, São Joaquim, Taió.

Joinville (10/04)

A partir das 9h no Senac, localizado na Rua Visconde de Taunay, 730, Bairro Atiradores.

SDRs participantes: Lages, Curitibanos, Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama, São Joaquim, Taió. 

Florianópolis (11/04)

A partir das 9h no SEST/SENAT localizado na Avenida Marinheiro Max Schramm, 3635, Bairro Estreito.

SDRs participantes: Florianópolis, Itajaí, Brusque. 

Informações adicionais:
Jornalista Luciane Lemos E-mail: [email protected]  Telefone: (48) 3229-3753

Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação 

SDR Canoinhas realiza reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional em Bela Vista do Toldo

01/04/2013

A Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas realiza nesta terça-feira, 2, em Bela Vista do Toldo, a segunda reunião de 2013 do Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR). O encontro, que inicia às 14h na Câmara de Vereadores do município, será conduzido pelo secretário regional de Canoinhas e presidente do Conselho, Ricardo Pereira Martin.

Em pauta estarão os projetos propostos para melhorias dos seis municípios que compõem a SDR Canoinhas. Também será apresentado o planejamento orçamentário de 2013 pela gerente de Planejamento da SDR Canoinhas, Suelen Adur Wogeinhaki. “Queremos destacar a importância dos prefeitos, lideranças políticas e comunidade de participarem na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional e nas audiências públicas”, conclui a gerente.

O sistema Governo on-line, que está em novo formato, será demostrado aos membros do Conselho para que todos os prefeitos tenham conhecimento dos investimentos aplicados pelo Governo do Estado na região, em todas as áreas. Esta ferramenta dará possibilidade do Estado e municípios acompanharem os investimentos em todas as esferas do Governo.

O secretário regional Ricardo Pereira Martin explica que estas apresentações nas reuniões do Conselho são uma forma de aproximar ainda mais a realidade do Governo do Estado com as SDRs. “As informações são de extrema importância para um Governo transparente e mais próximo à população.

Secretaria de Estado de Des Reg Canoinhas 

Reunião inédita com reitores da UFSC, UDESC, UFFS e do IFSC e IFC – 5ª – 10h – Florianópolis

Reitores de instituições públicas de ensino de SC discutem articulação.

Pela primeira vez, os reitores das instituições de ensino superior das redes estadual e federal de Santa Catarina irão se reunir para discutir a articulação entre as entidades. O encontro será na próxima quinta-feira, dia 4 de abril, às 10h, na Reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Florianópolis. Participarão da reunião a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider; a reitora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Roselane Neckel; o reitor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Francisco José Montório Sobral; o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),  Antonio Heronaldo de Sousa; e o reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo.

Na pauta do encontro, estão questões como os Objetivos do Milênio, a adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a destinação dos royalties de petróleo para a Educação e um trabalho estruturado entre as instituições para estabelecer parcerias e oferecer cursos.

Quando: quinta-feira, 4 de abril
Horário: 10 horas
Local: Reitoria do IFSC 0 Rua 14 de julho, 150, bairro Coqueiros, Florianópolis

Coordenadoria de Jornalismo IFSC Jornalistas: Felipe Silva (SC 02716 JP), Daniel Augustin Pereira (SC 03221 JP), Marcela Lin (SC 02775 JP), Ana Paula Lückman (SC 00678 JP) e Daiana Martini (03736 JP) Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas Diretoria de Comunicação Fone: (48) 3877.9007/ 8819.2085 E-mail: [email protected] Twitter: www.twitter.com/ifsc Facebook: www.facebook.com/ifsantacatarina Gtalk: ifscjornalismo Endereço: Rua 14 de Julho, n.º 150, Coqueiros, Florianópolis (SC)

Deixe uma resposta

inMarket