Bem estar animal e outras noticias de Blumenau – Sexta-feira 25 de Janeiro de 2013.

Prefeitura firma convênio para o bem estar animal

A Prefeitura de Blumenau assinou nesta sexta-feira, 25, um convênio com a Furb, para colocar em prática o controle populacional de cães e gatos, através de campanhas de conscientização, castração, posse responsável e zoonoses.

A iniciativa é inédita, um passo histórico de Blumenau no controle e bem estar animal. A meta é um atendimento de excelência e que em pouco tempo se torne referência em nível de Brasil.

A assinatura aconteceu às 9 horas, no Salão Nobre da Prefeitura, com a presença do prefeito Napoleão Bernardes, da Secretária Municipal de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, do diretor de Bem Estar Animal da Prefeitura, Eliomar Russi, do coordenador do curso de Medicina Veterinária da Furb, Silvio Luiz Negrão, e da vice-reitora da Universidade, Griseldes Fredel Boos. O ato foi prestigiado também por representantes de ONG´s e voluntários da causa animal.

Trata-se de um convênio flexível, com duração de cinco anos, mas que poderá ser revisado a cada seis meses, se adequando à realidade. O convênio vai garantir também a promoção de campanhas educacionais na cidade, como a doação, cuidados e, principalmente, o não abandono de animais. A castração vai diminuir a demanda de animais no município e a implantação de microchip´s nos bichinhos – que será feita no Hospital Veterinário da Furb, vai garantir a posse responsável. A diretoria de Bem Estar Animal vai levar em frente, ainda, a conclusão do canil municipal, na Itoupava Central, e a criação do centro de zoonoses, para tratar dos animais doentes.

Com o retorno das aulas, na Furb, será iniciada uma campanha de conscientização, direcionada inicialmente para as escolas. Paralelamente será feito um levantamento dos animais de rua e domiciliares, o que vai gerar um banco de dados. A castração será feita a partir de abril/maio, assim que forem adquiridos os materiais necessários para as cirurgias.

O diretor Eliomar Russi disse que agora será revisado o Código de Bem Estar Animal, que há quatro anos está na Câmara de Vereadores, aguardando aprovação. Será feito um pedido oficial para que o processo seja retomado, criando então a primeira legislação municipal na área. Enquanto isso, o município se baseia na lei estadual para advertir e/ou multar pessoas que maltratam animais. A multa varia de R$ 300 a R$ 1,5 mil.

O Departamento de Bem Estar Animal da Secretaria de Saúde foi criado este ano, pela Lei Complementar 870. O atendimento é na rua  Alwin Schrader, atrás da Celesc, no mesmo horário da Prefeitura, das 7h30 às 13h30 – durante o horário de verão. O telefone é o 3326 6807.

Fonte: Eliomar Russi, diretor de Bem Estar Animal PMB (3326 3820)

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (9981 6995)

Napoleão Bernardes recebe visita do prefeito de Jaraguá do Sul

Na manhã desta sexta-feira,dia 25, o prefeito Napoleão Bernardes recebeu, em seu gabinete, a visita do prefeito de Jaraguá do Sul, Dieter Janssen e o vice-prefeito, Jaime Negherbon. O objetivo dos gestores do município vizinho foi de conhecer as experiências de Blumenau na área de transporte urbano, e levar esse modelo de trabalho para Jaraguá. Na oportunidade, o prefeito recebeu uma publicação impressa colorida com o perfil da cidade de Jaraguá, incluindo sua situação geográfica.

Fonte: Assessoria de comunicação: Joni César (9977-9837)

Prefeito recebe visita de cortesia de Esperidião Amin


Uma visita de cortesia. Assim foi o encontro do prefeito Napoleão Bernardes com o deputado federal Esperidião Amin, que veio à cidade blumenauense cumprir alguns compromissos agendados, na manhã desta sexta-feira, dia 25. Além de um encontro informal, o deputado parabenizou o prefeito pelo sucesso na eleição.

Assessor de comunicação: Joni César  (9977-9837)

Sucesso de público na Sommerfest ultrapassa 23 mil participantes


A participação de mais de 6 mil pessoas na 3ª noite da Sommerfest, realizada nesta quinta-feira, dia 24, no Parque Vila Germânica, reafirmou novamente a festa como uma atração de sucesso permanente aos blumenauenses nesta época de verão, particularmente no início de cada ano. Somente nesta quinta-feira, foram consumidos nada menos do 6.337 litros de chope.

Com esse incremento na presença de público, a Sommerfest já conta com mais de 23 mil participantes desde a primeira noite de folia, no dia 10, ultrapassando a marca dos 19 mil litros de chope. Na próxima quinta-feira, dia 31, a Prefeitura promove a 4ª noite da festa, com a abertura a partir das 19h30min, no setor 1 do Parque Vila Germânica. Entre a programação, atrações como Chope em Metro, desfile interno e presença da Banda XV Show, além da Banda do Barril. A última noite de festa será no dia 14 de fevereiro.

Sommer Segura

Para garantir a segurança dos participantes, A Sommerfest conta com a Sommer Segura, um trabalho realizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), por meio da Escola Pública de Trânsito. Agentes de trânsito desenvolvem ações de orientação, realizando bafômetros educativos e distribuindo bottons que apontarão se a pessoa está ou não apta a dirigir.

Se o bafômetro acusar que a pessoa não está dentro do limite permitido para dirigir, os agentes irão orientá-los a procurar um meio alternativo de transporte para retornar para casa, seja ele, táxi, transporte coletivo ou carona com o amigo que não consumiu bebida alcoólica.

Confira o resultado das 3 primeiras noites de festa

Data

Público

Chope

10/01

8.940

6.896

17/01

7.751

6.481

24/01

6.314

6.337

Total

23.005

19.714

Fonte: Ricardo Stodieck, Secretário de Turismo (3326 6901)

Sérgio Ricardo Chisté Santos, Diretor Presidente (3323-2155/ 9628-8143)

Assessora de Comunicação: Joni César  (9977-9837)

E-mail: [email protected]

Palestra vai marcar abertura do ano letivo com professores da rede municipal de ensino

No dia 5 de fevereiro, a Secretaria de Educação traz a Blumenau o membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), Mozart Neves Ramos, para palestra aos professores da rede municipal de ensino. O encontro, que oficializa a abertura do ano letivo de 2013 em Blumenau, vai contar com a presença do prefeito Napoleão Bernardes e secretária de Educação, Helenice Glorinha Machado Lucheta, no Parque Vila Germânica, às 8h30min.

A Prefeitura ainda está concluindo os detalhes finais para a realização do evento, mas a previsão é de que 3 mil professores da rede pública de ensino participem da palestra. Além de ser membro do CNE, Mozart Neves Ramos é professor, doutor em química com formação em pós-doutorado em química na Itália. O objetivo da Secretaria de Educação é trazer aos professores da rede pública de Blumenau as experiências de sucesso do professor, ressaltando a Importância da Implantação das Diretrizes Curriculares Municipais das Unidades de Ensino, além da valorização da categoria enquanto profissionais responsáveis pela educação dos estudantes.

Atendimento

O evento deste dia 5 integra uma das etapas dos trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Educação neste ano, que desde o dia 8 de janeiro está com a equipe gestora e demais servidores atendendo ao público em regime de plantão nas unidades de ensino. Além disso, na próxima segunda-feira, dia 28, a rede pública inicia as atividades com atendimento normal nas escolas, incluindo o planejamento dos trabalhos para este ano. O início das aulas é dia 13 de fevereiro. De acordo com a diretora geral da Semed, Iria Steiner, 21 mil alunos retornam neste dia às salas de aula.

Fonte: Iria Steiner, diretora geral da Semed (3222-3229)

Assessor de comunicação: Joni César (9977-9837)

Educação vai divulgar dia 1º de fevereiro as inscrições para ACT´s

A partir de 1º de fevereiro a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, vai disponibilizar no endereço www.blumenau.sc.gov.br, informações sobre as inscrições para a chamada de professores contratados em caráter temporário (ACT´s). A equipe da Gerência de Recursos Humano da Educação está finalizando o documento, onde vai constar o horário, data, além dos documentos necessários que deverão ser apresentados ao poder público para as inscrições.

Fonte: Sandra Marisa da Silva de Lima, Gerência de RH (3222-3276)

Assessor de comunicação: Joni César (9977-9837)

Procon concede prazo para lojas Colombo entregar mercadorias aos clientes

O Procon de Blumenau concedeu até dia 5 de fevereiro prazo máximo para que as Lojas Colombo entreguem as mercadorias adquiridas pelos clientes, há mais de 60 dias, através do Programa Bônus Eficiente, fruto da parceria com a CELESC. Segundo o Procon, que se reuniu com os responsáveis na manhã desta quinta-feira, dia 24, a empresa foi surpreendida com o número elevado de vendas, alcançando a meta prevista em 20 dias ao invés de 4 meses. O Procon de Blumenau orienta o consumidor, que aderiu ao programa, para que procure o órgão de defesa em caso de não receber o produto até à data estipulada.

Fonte: Alexandre Caminha, coordenador do Procon (3326-7534)

Assessor de comunicação: Joni César (9977-9837)

Atendimento no ESF Arão Rebello volta ao normal na segunda-feira, dia 28

Em função das obras de reforma e pintura da parte interna da unidade Estratégia Saúde da Família Arão Rebello, na Velha Grande, o atendimento aos usuários foi temporariamente deslocado para o ESF Adelina Manoel Silva Brueckheimer, na rua José Reuter, 1.415. A interrupção do atendimento naquele posto foi uma estratégia da Secretaria de Saúde para que a comunidade permanecesse longe do cheiro da tinta. O atendimento volta ao normal na segunda-feira, dia 28, a partir das 8h.

Fonte: Andréa da Silva, diretor de Ações em Saúde (3381-6074)

Assessor de comunicação: Joni César (9977-9837)

Saúde vai promover campanha de prevenção da Aids no carnaval

A equipe do Programa DST/HIV/Aids da Secretaria de Saúde vai intensificar as visitas às casas noturnas da cidade, com o objetivo de trazer informação sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos. De acordo com a coordenadora do Programa Clair Bernardete Bortolotto, esse trabalho já é realizado durante o ano, mas neste período, que precede ao Carnaval, o contato com estes estabelecimentos são intensificados.

Paralelamente a esse trabalho, a equipe estará circulando na cidade, durante o Carnaval, levando informação e material educativo, além de disponibilizar também preservativos masculinos e femininos aos foliões. “Tanto nos clubes, quanto na rua, principalmente nos locais com maior concentração de pessoas, estaremos distribuindo os preservativos e buscando a prevenção”, diz Clair.

Fonte: Clair Bernardete Bortolotto, coordenadora Programa DST/HIV/Aids (9968-9936)

Assessor de comunicação: Joni César (9977-9837)

Hering Harmônicas chega aos 90 anos

O presidente do Instituto Cultural Hering Harmônicas (ICHH), Alberto Bertolazzi, esteve na Fundação Cultural de Blumenau para tratar dos eventos relacionados à celebração dos 90 anos da Hering Harmônicas, a única fábrica de gaitas de boca das Américas. O empresário foi recebido pelo presidente da FCB, Sylvio Zimmermann Neto, e pelo diretor de Cultura, Ricardo Pimenta. As comemorações ocorrem no transcorrer deste ano.

A trajetória da empresa começou em 1923, quando o imigrante alemão Alfred Hering fundou em Blumenau a Hering Harmônicas, que até hoje produz instrumentos musicais para o mercado mundial. Os produtos elaborados na cidade são exportados para mais de 36 países.

No encontro, também foi apresentado o Método Hering para Flauta Doce Soprano. Cada livro traz histórias, curiosidades, exercícios, estudos da flauta doce e informações teóricas. O material inclui ainda um uma flauta doce e um CD.

O método de ensino atende à solicitação da Lei 11.769/2008, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), tornando obrigatório o ensino da música na educação básica. “O aprendizado musical engrandece a formação cultural das crianças, auxilia no desenvolvimento intelectual e proporciona uma possibilidade maior de inclusão na sociedade, principalmente quando o foco são as comunidades menos favorecidas, as quais normalmente não têm acesso a este tipo de cultura”, salienta Bertolazzi.

A obra, desenvolvida pelo ICHH, utiliza um método que abrange todas as áreas necessárias para estimular e iniciar o aprendizado musical na educação básica. Por meio dele, é possível cumprir a legislação do Ministério da Educação e Cultura (MEC), engrandecer a formação cultural, auxiliar o desenvolvimento intelectual e proporcionar inclusão na sociedade.

Fontes: Sylvio Zimmermann Neto, presidente da Fundação Cultural de Blumenau (47 3381-6180 / 9240-7314) e Alberto Bertolazzi, presidente do ICHH (47 3337-3756)

Muzenza promove duas oficinas neste sábado

A arte da capoeira volta aos bairros de Blumenau neste fim de semana com o 2° É dim dim dom… É assim que faz o som, projeto contemplado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura. A oficina será disponibilizada sábado, às 9h, na sede do Grupo Muzenza (Rua Fritz Koegler, 420, Bairro Fortaleza) e às 14h na Associação de Moradores da Rua Engenheiro Weitnauer, no Bairro Escola Agrícola.

O objetivo do projeto é proporcionar aos capoeiristas iniciantes, alunos e professores a oportunidade de aprofundar os conhecimentos na parte musical, possibilitando a melhoria do ensino nessa vertente que torna a prática tão singular entre as formas de manifestação cultural.

Ao trabalhar a capoeira partindo de uma perspectiva musical, o Grupo Muzenza não busca tão somente a formação de capoeiristas, mas a promoção do ensino e aprendizado nas comunidades. Permite, desta forma, que os participantes tenham um leque maior de possibilidades e experiências, para que construam suas vidas, se relacionem com a sociedade e entendam sua cultura.

Fontes: Ivan Day, Fundo Municipal de Apoio à Cultura (47 3381-6188) e Adriano Fiamoncini, Grupo Muzenza (47 3209-2880 / 8479-4361 / 9992-2828)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 8814-0716)

Diretoria de Imprensa Secretaria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Blumenau www.twitter.com/PrefeituraBNU www.facebook.com/PrefeituraBNU www.blumenau.sc.gov.br 47 3381-6995

Deixe uma resposta

inMarket