O papel dos pais na educação de seus filhos.

A direção e professores da EBM João Pacheco de Miranda Lima apresentaram no salão de eventos da Secretaria de Educação, o projeto escolar voltado para o ano de 2011, depois de realizar um trabalho no ano anterior de conhecimento da realidade socioeconômica das famílias do distrito do São Cristóvão, e observar o quanto ela é delicada.

O prefeito municipal Elói José Quege e a secretária da Educação, Dionice Guimarães participaram do lançamento do projeto envolvendo as famílias, a escola e os alunos.

A apresentação inicial foi feita pelo diretor do CAIC, Alceu Goestemeyer e pela professora Devani Packer de Lima, enfatizando os objetivos gerais e de onde surgiu a motivação para um trabalho escolar mais abrangente.

O principal objetivo deste projeto é trabalhar o conhecimento sistematizado sobre o papel dos pais na educação de seus filhos, proporcionando o trabalho em conjunto entre escola e família, através de encontros de estudo, e visitas em suas residências.

No interior da sala de aula são desenvolvidas muitas atividades que visam uma aprendizagem plena em prol do aluno, no entanto dificilmente se faz um trabalho voltado para a família.

As famílias dos alunos são bombardeadas por inúmeras informações o tempo todo, o que dificulta ainda mais entender a maneira correta de conduzir a educação de seus filhos. Muitas vezes compreende erroneamente o que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e acaba delegando a educação dos filhos para a escola.

Assim o projeto visa contribuir positivamente na tarefa dos pais e delimitar os papéis da escola e da família.

Problemas

As famílias sofreram grande modificação estrutural e poucas famílias seguem o modelo tradicional; constituídas por pai, mãe e filhos.

Há uma realidade em que muitos dos alunos vivem com avós, tios, pais separados e outro agravante é que a maioria dos responsáveis legais tem uma jornada de trabalho intensa o que dificulta na educação dos filhos.

Para que a família compreenda seu papel na educação dos filhos é necessário um conhecimento amplo em diversos aspectos como: afetividade, resgate da autoridade dos pais, direitos e deveres dos pais em relação aos filhos e vice-versa, limites, importância dos estudos, adolescência, etc.

Projetos

Dentro dos projetos a professora Doriane Fiolek mostrou o que pretende realizar durante o ano, mobilizando a escola e a comunidade de forma educativa, priorizando o aprendizado e a qualidade de vida. Será desenvolvido por alunos do 5º. Ano e 6ª. a 8a. série.

Fará também, a Olimpíada ambiental em que haverá um arrastão da limpeza (saída: ponte Canoinhas até rotatória Milli.), participação da escola na ação ecológica municipal que será realizada  nos dias 04  e 05 de junho  no centro de Três Barras e visitas a comunidade (conscientização sobre higiene, lixo, poluição).

A Professora Suzana Pecharka, desenvolverá um projeto de informática. Ministrará aulas de informática básica para os alunos regularmente matriculados na escola, proporcionando a eles uma maior aproximação com a tecnologia e um conhecimento mais amplo sobre o que é e como funciona um computador.

Projeto com o objetivo principal de estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando – os a se tornarem sujeitos leitores e escritores e consequentemente melhorar o ensino/aprendizagem, foi demonstrado pela professora Marilda Regina Marcos.

Por outro lado, a Simone de Cacia Wendt, estará desenvolvendo em seus ensinamentos a prática da Ciência na Escola, onde mostrou o trabalho de recuperação e instalação de equipamentos em sala apropriada.

Enquanto isso, o professor João Marlon Jungles, estará desenvolvendo um trabalho esportivo entre os alunos visando estímulo a vida saudável.

Além disso, estimular pratica esportiva, tanto na escola como nos momentos de lazer.

Estabelecer conhecimento pleno sobre as praticas dos esportes trabalhados.

E a professora Simone dos Santos Lima Iqueuti, desenvolverá um projeto voltado às artes, envolvendo várias atividades, sendo uma delas a reciclagem de garrafas Pet.

Deixe uma resposta

inMarket