Lactobacilos Probióticos: um exército em defesa da nossa saúde

Uma flora intestinal saudável promove o bem-estar em crianças e adultos.

Ao realizarmos nossas atividades diárias, como ir à escola ou à academia, ficamos expostos ao ataque de uma série de invasores, como bactérias e fungos, responsáveis por desencadear processos indesejáveis no nosso organismo. Uma alimentação balanceada, rica em nutrientes essenciais, tem papel fundamental na manutenção do sistema imunológico, que protege nosso corpo contra a ação desses seres invisíveis. Alguns dos alimentos essenciais nesse processo são os leites fermentados, iogurtes e queijos, devido à presença de probióticos, principalmente de lactobacilos.

A nutricionista Valéria Rangel* explica que os probióticos são organismos vivos que exercem um efeito benéfico no balanço da flora bacteriana intestinal. “Eles têm a propriedade de inibir bactérias patogênicas, ou seja, bactérias que causam doenças”, diz Valéria.

A nutricionista conta também que os probióticos estimulam o sistema de defesa a produzir substâncias antimicrobianas e anti-inflamatórias, contribuindo positivamente para a nossa saúde. E a boa notícia é que os benefícios valem tanto para as crianças como para os adultos.

E não para por aí: além de atuar no equilíbrio do nosso sistema imune, os probióticos auxiliam a digestão e contribuem para o bom funcionamento do intestino. Mas os especialistas alertam que, para obter os benefícios desejados, a ingestão dos alimentos contendo probióticos deve ser diária.

Lembre-se ainda de que hábitos de vida saudáveis, como a prática regular de atividade física e boas noites de sono, também contribuem para o fortalecimento da nossa saúde.

Antes de iniciar qualquer prática esportiva, realize uma avaliação física. E, em caso de dúvida, converse sempre com seu médico ou nutricionista.

*Valéria Rangel é nutricionista formada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e sócia da Nutrival, empresa especializada em atendimento domiciliar.

Fonte: Nestlé

 

Deixe uma resposta

inMarket