Laranja é mais eficaz na prevenção de cãibras do que banana

O tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, gostava de comer banana nas quadras mundo afora nos anos 1990. Dizia que era para afastar cãibras.

Muita gente acredita que a fruta, rica em potássio, evita as contrações musculares involuntárias. Ledo engano. “É mito achar que só a ingestão de bananas vai preveni-las.

Na verdade, a reposição do sódio que se perde no suor é mais importante do que a do potássio, que dificilmente fica em níveis muito baixos”, explica o educador físico Renato Dutra.

O fisiologista Turíbio Leite de Barros acrescenta: “Sob esse aspecto, a laranja, que é rica em sódio, seria mais eficaz do que a banana para prevenir cãibras”.

Fonte: Abril/Revista Saúde

Dê um chega pra lá nas cãibras

Segundo um estudo do periódico Medicine & Science in Sport & Exercise, sucos cítricos aliviam espasmos musculares. eja outras dicas para dar um olé nas cãibras:

Beba: a desidratação causa cãibras. Tome meio litro de água 30 minutos antes de praticar exercício e 200 ml a cada 15 minutos durante a prática.

Alongue-se: interrompa o exercício e alongue a região dolorida de 20 a 45 segundos ou até passar a dor. Cãibra é um espasmo muscular. Alongar o músculo auxilia a fortalecê-lo.

Tensione: flexionar um músculo com cãibra pode ajudar a soltá-lo. Isso desencadeia uma troca segura, que relaxa o músculo quando ele está muito fatigado.

Massageie: esfregue o músculo vigorosamente, como se estivesse sovando uma massa. Isso combina os dois métodos anteriores e suaviza o desconforto.

Dicas de Fabio Comana, porta-voz do Conselho Americano de Exercícios.

Cãibras: soluções naturais que dão fim às dores

Para relaxar a perna tomada por uma cãibra na panturrilha, eis algumas dicas:

– Alongue o músculo com cuidado no sentido contrário ao da cãibra e dê alguns passos. Se não melhorar, sente-se no chão, puxando os dedos dos pés e estique as pernas. Depois massageie levemente o músculo.

– Use cremes que contenham mentol, cânfora ou castanha-da-Índia e massageie as pernas. Óleos essenciais com erva-de-são-joão, eucalipto e tomilho, aplicados também co massagem, surtem o mesmo efeito.

– Tratamento com vinagre de maçã: pelo menos durante 4 semanas, beba 2 colheres (chá) de vinagre de maçã diluídas em um copo d’água.

– Muito importantes para os músculos, os minerais magnésio, potássio e cálcio estão contidos em alimentos como brócolis, banana, funcho, frutas secas, aveia, nozes, leite, iogurte, coalhada e queijos.

Dica esperta

Antes da prática de um esporte, aqueça o corpo e massageie os músculos co óleo de melaleuca.

fone: Livro O melhor da Sabedoria Popular – Seleções

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