Massagem Terapêutica importante para atletas

Hipócrates, pai da medicina, dizia que a massagem abranda a musculatura, aumenta a resistência, a destreza e o vigor físico. Não só Hipócrates, como também Aristóteles, Celso, Platão, foram os incentivadores da massagem como prática de alto teor terapêutico. A Massagem é muito antiga, uma das mais antigas profissões do mundo e tem sido utilizado pelos mais variados povos. Talvez a primeira forma de aliviar a dor adotada pelos humanos instintivamente, já que é a primeira coisa que se faz quando sentimos alguma dor.

A massagem terapêutica envolve a manipulação das estruturas dos tecidos moles. A massagem suaviza e acalma, ajuda na redução do estresse, e pode ajudar na taxa de recuperação do corpo contra contusões, torções e doenças.

No tempo dos samurais, os japoneses não dispensavam uma boa massagem, geralmente praticada por deficientes visuais. Talvez seja o povo que mais aprecia esta prática. Os mestres em artes marciais invariavelmente deviam conhecer todas as técnicas de massagem.

A massagem terapêutica tem como foco produzir a nutrição dos tecidos do corpo. Ao friccionar, comprimir e pressionar a musculatura e ao manipular os pontos de pressão, intensificar a circulação do sangue, da linfa e dos hormônios, fortalecendo os sistemas: nervoso central, simpático e parassimpático e imunológico, retardando o envelhecimento celular.

A massagem terapêutica é um conjunto de técnicas da Massoterapia que trabalha todo o corpo físico, buscando o relaxamento máximo do paciente. Seu bem estar e alívio das dores são as principais preocupações do profissional Massoterapeuta.

Hoje em dia, em todas as modalidades de esportes, encontramos os Massoterapeutas contratados principalmente nos clubes de futebol e em algumas boas academias. A prática de massagem é universal. Principalmente depois da descoberta do sistema linfático, sua importância ao lado do sistema circulatório e respiratório.

É necessário frisar que a massagem não pode ser praticada por qualquer pessoa. Exige um amplo conhecimento da anatomia humana. Uma massagem bem aplicada traz benefícios à saúde, mas se mal, as consequências são desagradáveis. As indicações da massagem e suas contra indicações se embasarão na ficha de anamnese que o terapeuta faz antes de qualquer terapia.

Indicações: tensões musculares; antes ou após atividades físicas, estresse, cansaço, indisposição, cefaléias, má postura, muito trabalho físico etc…

Contra-indicações: Qualquer patologia em fase aguda; Processos infecciosos e inflamatórios em fase aguda; enfermidades tumorais / câncer, alterações neurológicas com falta de sensibilidade dolorosa.

Obs.: Gestação, período menstrual e hipertensão arterial devem ser relatados ao Massoterapeuta antes do início da massagem.

Trabalhando em conjunto com a Universidade Duke, pesquisadores do Touch Research Institute of the University of Miami School of Medicine mediram os níveis bioquímicos do corpo após a terapia da massagem e encontraram uma dramática redução dos níveis de cortisol, norepinefrina e dopamina. A pesquisa também registrou mudanças no nível de endorfina e seratonina depois da massagem esportiva. Esta alterações nos níveis de endorfina e seratonina podem reduzir a dor e também contribuir para a redução nas dores musculares pós-treinamento ou competição.

Atendimento nas disfunções da coluna vertebral: Alívio Nas Dores – Cervicalgia, Torcicolo, Lombalgia, Lordose, Escoliose, DORT/LER, Nervo Ciático, Hérnia de Disco, Tensões Musculares, Fadiga Crônica, Fibromialgia e Miogelose. A Massoterapia Ajuda no combate ao Estresse e a Depressão. Ligue agora e agende sua consulta Fone: 3624.1349 e emergência: 47-8424.3226 Rua Marechal Floriano Peixoto, 1255 esquina com rua São José centro Canoinhas-SC
 
Rodrigo M. Nora – Diretor Interage Ensino e Cursos Profissionalizantes na Área da Saúde
Canoinhas – Mafra e Porto União-SC
www.interagecursos.ning.com
47-3624.1349 47-8424.3226

Deixe uma resposta

inMarket