Notícias de Blumenau – Dia 21 á 25 de Março 2013.

Feira do Peixe Vivo da Semana Santa acontecerá entre os dias 27 e 29

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Rural, promoverá nos dias 27, 28 e 29 de março a tradicional Feira do Peixe Vivo da Semana Santa.

A comercialização será na Feira Livre próxima ao Parque Vila Germânica. Na quarta e quinta-feira, o horário de funcionamento será das 8h às 19h. No sábado, das 8h às 12h. Serão disponibilizados quatro mil quilos de peixe vivo. O valor do pescado varia de acordo com a espécie. As tilápias e carpas serão vendidas por R$ 6,00 o quilo. O cascudo e a traíra por R$ 12,00 o quilo.

Os peixes são fornecidos pelo produtor Lindomar Belz, que traz os pescados da Vila Itoupava. A venda de peixe vivo é tradicional no município, tanto que possui um calendário específico para atender à população durante o ano inteiro. Com ela, a Diretoria de Desenvolvimento Rural (DDR) visa o incremento na produção e incentivo junto aos produtores locais, que trabalham com peixe.

Neste ano, a equipe da DDR fez ainda um levantamento apontando os pesque pagues que estarão abertos no dia da Páscoa e que podem ser uma opção para as famílias blumenauenses.

Confira abaixo:

Recanto Sossego – Rua Theodor Kleine, n° 3410 – Fortaleza Alta

Pesque Pague da Amizade – Rua Gustavo Zimmermann, n° 968 – Itoupava Central

Pesque Pague do Miro – Rua Fernando Buss, n° 409 – Velha

Pesque Pague do Irineu – Rua Adolfo Krause, n° 1136 – Vila Itoupava

Recanto dos Pintados – Rua Gustavo Zimmermann, n° 5200 – Itoupava Central

Pesque Pague Fortaleza – Rua Bruno Hoeltgebaum, n° 320 – Fortaleza

Recanto Divisa Indaial – Rua Nicolau Link, n° 210 – Badenfurt

Pesque Pague Cantinho da Omã – Rua Bernardo Scheidemantel, n° 1364 – Badenfurt.

Fonte: Selvino da Silva, diretor de Desenvolvimento Rural (3381-6447)

Assessora de Comunicação: Talita Catie

Semudes chama população para escolha da nova diretoria do Conseg

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Itoupavas, convida a comunidade dos bairros Itoupavazinha, Itoupava Central e Vila Itoupava para a escolha da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Região (Conseg). O processo eleitoral será nesta segunda-feira, dia 25, às 19h, na Sociedade Alvorada, na Itoupava Central.

A participação do Poder Público junto ao processo da escolha da nova diretoria do Conseg integra os trabalhos de apoio e discussão junto à população em relação à segurança pública da própria comunidade local. Por isso, um dos objetivos do Cras é apoiar a as ações de controle social, além de promover e discutir diretrizes em favor do município.

Fonte: Daniela Cardoso, gerente do Cras – Semudes (3381-6654)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Blumenau marca presença em seminário na Capital

A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Blumenau vai participar da Mesa Redonda sobre Os Desafios das Cidades Brasileiras, que será realizada nesta terça-feira, 26, pela manhã, na UFSC, em Florianópolis. A promoção faz parte da programação do I Seminário da Cidade de Florianópolis sobre Planejamento e Desenvolvimento Urbano. Também são convidados para a Mesa, representantes da área de planejamento de Joinville, Jaraguá do Sul e da própria Capital.

Fonte: Alexandre Gevaerd, secretário de Planejamento (3381 6971)

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (3381 6946 e 9977 9840)

Eleição para Conselho Municipal de Educação acontece nesta terça-feira

Nesta terça-feira, dia 26 de março, serão realizadas as assembleias para eleição do Conselho Municipal de Educação. Elas ocorrerão no auditório da Escola Básica Municipal Machado de Assis, nos seguintes horários: 17h30 – equipe gestora das unidades escolares da rede municipal de ensino; 18h15 – profissionais do magistério da rede municipal de ensino, da educação infantil e do ensino fundamental; 19h – segmento de pais/responsável legal, da associação de pais e professores (APPs), da associação dos pais e funcionários (APFs) ou dos conselhos escolares (Conses).

No início da assembléia, os candidatos se apresentarão aos votantes explicando os motivos que os levaram a se candidatar. Podem votar representantes das APPs, APFs ou Conses de escola e centros de educação infantil da rede municipal de ensino; profissionais do magistério da rede municipal de ensino da educação infantil e do ensino fundamental, além dos diretores, diretores adjuntos e coordenadores pedagógicos de escolas e de centros de educação infantil.

A gerente de Administração e Legislação Escolar da Secretaria de Educação, Marily Wuerges Pagel, responsável pela organização do processo eleitoral, ressalta que é de fundamental importância que os representantes de cada uma das três categorias participem da eleição. “Tendo em vista o papel do Conselho Municipal de Educação, esperamos que os grupos se mobilizem para eleger os representantes de suas categorias”, diz Marily. Ao todo, serão eleitos dois representantes para cada uma das categorias, sendo que o mais votado será declarado titular e o segundo mais votado será o suplente. Em caso de empate vencerá o que tiver mais idade.

Conselho Municipal de Educação

O Conselho Municipal de Educação de Blumenau (CME) foi criado pela Lei Complementar nº 44 de 23 de dezembro de 1992 e alterado pela Lei n° 865 de 28 de setembro de 2012. O CME é órgão consultivo, normativo, fiscalizador e deliberativo do Sistema Municipal de Ensino, vinculado à Secretaria Municipal de Educação, que visa institucionalizar, estimular e fortalecer a participação dos setores organizados da sociedade de Blumenau no processo de tomada de decisões na área da educação. Mais informações sobre o CME, acesse http://bit.ly/conselhoeducacao.

Fonte:Marily Wuerges Pagel, gerente de Administração e Legislação Escolas (3381-7043)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Vigilância Sanitária alerta pra a restrição ao álcool líquido

A Vigilância Sanitária alerta a população sobre o álcool líquido com mais de 54º Gay Lussac (46,3 INPM) que não pode mais ser comercializado no mercado. O aviso atende a uma determinação da Anvisa, que proibiu a venda deste produto ao consumidor. A medida é resultado de uma decisão judicial que reconheceu a legalidade da resolução RDC 46 de 2002 da Anvisa, sobre a venda do álcool líquido em sua forma mais inflamável. Apesar disso, o álcool líquido de graduação igual ou inferior a 46,3°INPM (ou 54° GL) pode ser comercializado normalmente.

A medida atinge apenas o álcool líquido com graduação maior que 54° GL; dessa forma, o álcool nessa graduação só poderá ser vendido na forma de gel. Os produtos comercializados para fins industriais e hospitalares continuam liberados. Também pode ser comercializado para o consumidor final o álcool líquido com teor maior que 54° GL em embalagens de no máximo 50 mililitros. A decisão judicial ainda poderá ser contestada em tribunais superiores.

Em 2002, a Anvisa publicou a RDC 46/02 que proíbe a fabricação, exposição à venda ou entrega ao consumo, do álcool etílico de alta graduação acima de 54° GL. A medida teve como objetivo reduzir o número de acidentes e queimaduras geradas pelo álcool líquido com alto poder inflamável, além da ingestão acidental. Entre as maiores vítimas deste tipo de acidente estão as crianças que se envolvem em acidentes domésticos. A norma também determina que o produto líquido que continuará no mercado tenha uma substância desnaturante que o torna intragável.

Logo após a publicação, uma entidade representativa do setor obteve uma decisão judicial que permitia aos seus associados continuar comercializando o produto. Em 2012, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região decidiu pela validade da norma da Anvisa e publicou o seu Acórdão no dia 1º de agosto, com aplicação imediata. A partir desta decisão, a Anvisa concedeu um prazo de 180 dias para a adequação do setor produtivo, informando as associações do segmento.

Fonte: Paulo S. Mülhmann, coord. Fiscalização de Alimentos e Produtos (3381-4230)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Ambulatório Geral do bairro Escola Agrícola promove o Cine-saúde

Nesta quarta-feira, dia 27, o Ambulatório Geral Marilene Giacomet de Aguiar, no bairro Escola Agrícola, apresenta a primeira sessão de cinema aos usuários da unidade, com o filme Um Divã para Dois. A iniciativa integra o Cine-Saúde, um projeto desenvolvido pela equipe do AG com o objetivo de resgatar a importância do diálogo entre as pessoas. A sessão será no auditório da Escola Básica Municipal Lúcio Esteves às 18h30min. Para participar, os usuários do posto devem retirar o vale Cine-Saúde.

A proposta da equipe de Saúde do AG é apresentar um filme na última quarta-feira de cada mês. A sessão será dedicada aos usuários da unidade, independente da faixa etária, além de profissionais de Saúde, educação, assistentes sociais e outras áreas. Podem participar da sessão 70 pessoas. Além do entretenimento, o objetivo é também discutir o filme entre o grupo como forma de estreitar as relações sociais.

Fonte: Maristela Zancanaro, AG Marilene Giacomet de Aguiar (3323-9403)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Osterdorf receberá visita especial na próxima terça-feira

Na manhã da próxima terça-feira, 26, 28 alunos do Sesi Escola de Blumenau, da turma de Educação Especial, estarão visitando a Osterdorf, a Vila de Páscoa montada no Parque Vila Germânica. Com esta visita, a organização do evento mostra que todas as pessoas podem participar das oficinas oferecidas. A visita está prevista para iniciar por volta das 9h, e deve durar toda a manhã.

Fonte: Rafael Althoff, Gerente de Promoção e Marketing SECTUR (3381-7700/ 9927-3484)

Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri (9968-9871/ 3381-6995)

Culto ecumênico da Osterdorf acontece na próxima terça-feira

A Osterdorf, que vem sendo desenvolvida no Parque Vila Germânica desde o dia 3 de março, realiza na próxima terça-feira, 26, às 20h, um culto ecumênico. A celebração acontecerá no Ginásio Sebastião da Cruz, o Galegão, e terá a participação de três igrejas da cidade, Igreja Assembléia de Deus de Blumenau (ADEBLU), a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), e a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR).

A celebração será presidida pelo Bispo Dom José Negri, da ICAR; pelo Pastor Sinodal Breno Carlos Wilrich, da IECLB e o Pastor Nilton dos Santos, da ADEBLU. De acordo com Alessandra Klug, Gerente de Captação e Recepção de Eventos do Parque Vila Germânica, realizar esse culto vai de encontro à responsabilidade social, ponto chave da Osterdorf. “Quando trabalhamos com essa diversidade religiosa que temos em Blumenau, estamos celebrando justamente o aspecto religioso da Páscoa, que é o foco desse próximo feriado”, finalizou Alessandra.

  
Fonte: Alessandra Klug, Gerente de Captação e Recepção de Eventos PVG (3381-7716)

Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri (9968-9871)

FMD Blumenau/Ipiranga vence no karatê e mantém invencibilidade

Com o título da primeira etapa de 2013 do Estadual Interestilos de karatê, a equipe da FMD Blumenau/Ipiranga/Barão/Corrêa/Park Europeu já começa a traçar planos para o Zonal Sul/Sudeste/Centro-Oeste, em Blumenau, que será disputado entre os dias 24 e 26 de maio, no Ginásio do Galegão. No último fim de semana, em Jaraguá do Sul, a equipe blumenauense, que busca o histórico 13º título consecutivo, manteve uma invencibilidade de 59 etapas do campeonato, somando 853 pontos.

Com 98 atletas, a FMD Blumenau/Ipiranga conquistou 88 medalhas, sendo 39 de ouro, 27 de prata e 22 de bronze. A etapa contou com a participação de mais de 570 atletas de 21 associações. Para Vanderlei de Oliveira, da comissão técnica do karatê da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau (FMD), a experiência do grupo fez a diferença na disputa pelo título geral da etapa.

Do grupo experiente em torneios oficiais, Vanderlei cita Márcia Mafra e Roselaine Gomes, ambas com duas medalhas de ouro no Kata e Kumitê na categoria Adulto. Gabriela da Silva, pela Juvenil, também comprovou boa fase, com os títulos no Kata e Kumitê, além de Jéssica Luebke, pela categoria 12 e 13 anos, com três medalhas de ouro. Dos 14 alunos que estrearam em torneios oficiais, Vanderlei destaca Heloisa da Rocha, da EBM Francisco Lanser, pela Infantil e Amanda Bezera, da EBM Leoberto Leal, pela categoria Mirim.

Classificação da etapa do Estadual:

FMD Blumenau/Ipiranga

853

FME Içara

553

Associação Iguaçu/Porto União

483

Fonte: Vanderlei Machado de Oliveira, da comissão técnica da FMD de Blumenau, Ipiranga, Seleção Catarinense e Brasileira de Karatê (3232-8949/9163-9973)

Assessor de Comunicação do Karatê: Humberto Trindade (3322-9640/9194-0745)

Rota de Lazer passa a ser atração semanal

A primeira edição da Rota de Lazer deste ano trouxe com ela uma série de novidades e boas surpresas. Realizada pela primeira vez nos bairros, a Rota de Lazer recebeu grande adesão do público tanto na Itoupava Norte, no sábado, quanto no Centro e Parque Ramiro Ruediger, no domingo. As atrações cativaram crianças, jovens e adultos que apreciam música, dança, folclore e ciclismo, além de uma boa e agradável caminhada. Diante da boa aceitação do público, o evento passará a ser semanal no Centro da cidade, e mensal nos bairros.

A principal novidade deste ano foi levar as atrações para os bairros, ampliando o leque de entretenimento aos moradores da Itoupava Norte (Rua Romário Conceição Badia, junto a Escola Max Tavares D´Amaral) e Velha. Até dezembro, nove bairros farão parte do projeto.

Quem prestigiou a Rota de Lazer apreciou uma variedade de atrações desde musicais, esportivas e culturais. A apresentação de capoeira, com o 2º É dim dim dom… É assim que se faz o som, sob o comando do Grupo Muzenza, encantou o público. O espaço destinado à leitura também empolgou crianças, jovens e idosos, que pararam para ouvir contos e poesias.

Por conta desta boa aceitação por parte do público, o Projeto Rota de Lazer será ampliado mais uma vez. Além de ser realizada com diversas opções culturais, um sábado por mês nos bairros e um domingo por mês no Centro, a Rota de Lazer volta a ser semanal, em um trajeto que já se popularizou entre a comunidade blumenauense: todos os domingos pela manhã a rua XV de Novembro é fechada ao trânsito de veículos, da praça Doutor Blumenau até a praça Victor Konder, onde fica localizado o prédio da Prefeitura.

Entre as atrações mensais, estão pista livre para caminhada, bicicleta, patins e skate, apresentação da Banda Municipal de Blumenau, atividades esportivas, jogos diversos, Clubes de Caça e Tiro, capoeira, entrada livre nos museus, passeio ciclístico, pista educativa de trânsito, entre outras atrações. “No sábado, na Itoupava Norte, a receptividade foi muito boa. As atrações de cultura e lazer agradaram a todos, principalmente as crianças que se divertiram com as brincadeiras coordenadas pela Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, entre elas, o concurso de comedor de salsicha, tiro ao alvo com pássaro de madeira e bolão de corda. As atividades esportivas também tiveram muita aceitação”, avalia Zair Anibal de Souza, Gerente de Ação Cultural.

Leitura

Encabeçado pela pedagoga e mestre em literatura, Patricia Constâncio, o Parque da Leitura oferece a possibilidade de contato com livros, periódicos e até literatura de cordel, para públicos de diferentes faixas etárias, num dos espaços de lazer mais frequentados de Blumenau: o Parque Ramiro Ruedger. “É um grande exemplo de intervenção capacitada e planejada no espaço urbano que, já na sua primeira edição, nos orgulha”, comenta Max Jaques, um dos frequentadores da Rota de Lazer. “Os livros voltam para as árvores, de onde vieram, e assim, ficam a disposição de quem se sentir convidado, alimentam o imaginário de quem se propõe a investigar a história guardada nas suas páginas. É nisso que a gente acredita”, completa.

Patrícia ressalta que o Parque da Leitura conseguiu atingir o seu objetivo. Em meio a jornais, revistas, livros, literatura de cordel muitos pais compareceram com os seus filhos. “Foi comum observar as crianças alternarem a sua atividade de lazer com o parque e a árvore de livros que se instalou no Parque Ramiro Ruediger”, diz a pedagoga. “Mesmos os curiosos que em meio a organização do espaço se aproximavam para conhecer a proposta se rendiam a prática de ler ao filho, saber das notícias no acesso aos jornais ou mesmo ouvir uma história na voz da contadora de histórias Shirley Dickmann”, explica.

Pedal de Páscoa

Outra opção de lazer que teve grande aceitação por parte do público foi o Passeio Ciclístico da Osterdorf, a Vila de Páscoa. Os ciclistas partiram da Fundação Cultural e pedalaram pelas ruas XV de Novembro, Amadeu da Luz, Sete de Setembro e Humberto de Campos, até o Parque Vila Germânica. Ao chegar lá, foram recepcionados por uma peça de teatro de caixa, que encantou e divertiu tanto adultos quanto crianças, que mesmo em suas bicicletas, puderam aproveitar um momento diferente de descontração.

Fontes: Sylvio Zimmermann Neto, presidente da Fundação Cultural de Blumenau, e Ricardo Pimenta, diretor de Cultura da FCB (47 3381-6193 / 9921 2672), Patricia Constâncio, coordenadora da Ação Integrada – Leitura ao Alcance de todos (47 3381-6190 / 3381-6193 / 9989 8040) e Adriano Fiamoncini, Grupo Muzenza (47 3209-2880 / 9992-28280)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-8689)

Dois Cavalheiros de Verona vai a três bairros

O espetáculo Dois Cavalheiros de Verona será levado a três comunidades esta semana. O espetáculo gratuito tem respaldo do Fundo Municipal de Apoio à Cultura e será apresentado nos bairros Fortaleza, terça-feira, dia 26 de março, Garcia, na quarta, dia 27, e nas Itoupavas, na quinta, dia 28, sempre às 14h30.

A montagem original do clássico de William Shakespeare Dois Cavalheiros de Verona é uma comédia romântica que promete conquistar completamente o público de todas as idades. Na cidade de Verona vivem os amigos Proteu e Valentino. Proteu é apaixonado por Júlia, com quem promete se casar. Valentino é um aventureiro a procura de emoção que não quer saber de amor. Esta história de cartas marcadas poderia ter aqui o seu final, não fosse uma virada de mesa: numa viagem para Milão eles acabam conhecendo a bela Silvia, por quem ambos se apaixonam. O que se revela a seguir trata da descoberta da fidelidade, da coragem de ir em busca do que se ama, da lealdade, do perdão e da redenção ao amor.

Ficha técnica:
Texto: William Shakespeare
Direção, adaptação e iluminação: Nadege Jardim
Cenário, figurino e maquiagem: Cica Modesto
Máscaras: Claire Freeman
Coreografias: Dominique de Andrade
Direção musical: Jairo Adriano
Trilha sonora: Kátia Jorgensen
Músico em cena: Jairo Adriano / Matias Gatto
Projeto gráfico: Rosane Kurzhals
Fotos: Adriano Geremias
Direção de produção: Eliane Santos
Produção executiva: Ronaldo Garcia

Elenco:
Hugo Carvalho – Speed, Luceta, Pai, Túrio e Sir Eglamor
Cleber Lach – Proteu e Proscrito 1
Poly Vendrami – Júlia, Sebastião e Proscrito 2
Leomar Peruzzo – Valentino
Sueli Elízio – Silvia e Proscrito 3

Duração do Espetáculo: 50 minutos
Censura: Livre

Fontes: Nadege Jardim, diretora artística e idealizadora do Projeto Shakespeare Livre (47 8809-0143);  Eliane Santos, diretora de Produção (47 3209-9939 / 8827-8446); e Ricardo Pimenta, diretor de Cultura da FCB (47 3381-6193 / 9921-2672)
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-8689)

Artesãos conhecem calendário de eventos

Os coordenadores do Programa de Artesanato apresentaram sexta-feira, dia 22 de março, o calendário anual de participação em feiras e eventos programados pela Fundação Cultural de Blumenau e parceiros. As informações foram prestadas aos artesãos presentes no Auditório Carlos Jardim.

Uma homenagem também lembrou o Dia do Artesão, comemorado em 19 de março. Os principais eventos deste ano, que contarão com a presença dos artesãos incluem a Festa do Trabalhador, Feira Internacional Mãos da Terra, Feira da Amizade e Magia de Natal.

O Programa de Artesanato tem por finalidade promover a sustentabilidade socioeconômica dos cadastrados por meio de recadastramento e cadastramento de novos artesãos; participação em eventos locais, no calendário oficial anual: Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau, aniversário da cidade, Feira da Amizade, feiras de rua, Feira de Artesanato de Páscoa, Feira de Artesanato de Natal etc.; participação em eventos culturais como Rotas de Lazer e exposições diversas; e reuniões sistemáticas e setoriais para o desenvolvimento do Programa de Artesanato.

Como participar das feiras? 

O artesão deverá se inscrever na Fundação Cultural, apresentando seus produtos e fornecendo os dados pessoais: carteira de identidade, CPF, uma foto 3×4, comprovante de residência e três fotos dos produtos para análise.

Fonte: Kátia Gabriel, Agente Cultural da FCB (47 3381-6183 / 9937-6068)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-8689)

Alunos do Colégio Menino Jesus visitam o MAB

Nesta sexta-feira, dia 22 de março, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) recebeu a visita do Colégio Menino Jesus. Os 12 alunos estiveram no local acompanhados pelo professor de Artes Carlos Alberto Santos e pela diretora da escola Daniela Rodrigues Tonn. A mediação da visita foi feita pela artista visual e expositora Maristela da Silveira, que apresenta a exposição Grafos na Sala Alberto Luz.

Maristela ficou surpresa com a motivação, interesse, percepção e qualidade das questões abordadas pelos alunos. Para o professor de Artes Carlos Alberto, a possibilidade de estar com a artista foi muito produtiva e a partir da leitura das obras e do diálogo com os alunos terá oportunidade de dar continuidade às atividades em sala de aula.

Fonte: Mia Ávila, gerência Museu de Arte de Blumenau, Fundação Cultural de Blumenau (47 3381-6176)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-8689)

MEMÓRIA DIGITAL – “Diretas Já” era o grande sonho dos Brasileiros

O Diretas Já foi um movimento de participação popular favorável à Emenda do Deputado Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições diretas para Presidente da República. Em Blumenau não foi diferente, e no dia 25 de março de 1984 as manifestações foram marcadas com um “comício show”, com a participação de diversos políticos locais e da cantora Leci Brandão. (Fonte: Fundação Cultural de Blumenau – Arquivo Histórico José Ferreira da Silva).

Diretoria de Imprensa Secretaria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Blumenau www.twitter.com/PrefeituraBNU www.facebook.com/PrefeituraBNU www.blumenau.sc.gov.br 47 3381-7527

Deixe uma resposta

inMarket