Notícias de Blumenau e região – 01 á 30 Outubro 2013

Todo dia é dia de Oktoberfest

O número de visitantes na 30ª Oktoberfest registrado na última segunda-feira, dia 14, e ontem, terça-feira, dia 15, não mente: o sucesso dos fins de semana de festa invadiu os dias úteis.

Nestes dois dias, foram mais de 28mil pessoas dançando, comendo, bebendo e curtindo a maior festa alemã brasileira. Este número é inédito e promete marcar uma nova fase do evento. Os primeiros dias de semana, conforme apontam os números das edições anteriores, sempre eram os dias de menor movimento. Para mudar esta realidade, o prefeito Napoleão Bernardes decidiu que a entrada na festa nas segundas-feiras deveria ser gratuita.

Isso criou a possibilidade de o oktoberfesteiro ver acontecer na prática o discurso, o plano e a intenção dos organizadores. “Nosso objetivo é oferecer qualidade sempre, todos os dias. Quem visita a festa na segunda-feira encontra atrações tão animadas e a gastronomia e bebidas excelentes que tanto agradam nos fins de semana. Todo dia é dia de Oktoberfest”, afirma Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo do município de Blumenau.

A nova gestão da Secretaria de Turismo e do Parque Vila Germânica encontrou o desafio de abrandar a superlotação da festa nos fins de semana. Uma alternativa para a questão foi a de mostrar ao visitante que a Oktoberfest oferece as mesmas opções de sábado e domingo nos dias de semana. “Música muito boa e atrações culturais, assim como a diversidade da gastronomia e de cervejas também fazem parte da programação dos dias de semana na Oktoberfest”, diz Ivone Lemke, diretora de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica.

A organização da 30ª Oktoberfest, que recebe o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo, acredita que os visitantes já estão começando a compreender e acreditar na proposta desta nova gestão. “O aumento do público durante a semana e o aumento do seu tempo de permanência na festa demonstram de forma conclusiva que a concepção do visitante sobre a festa está mudando”, acredita Guilherme Gunther, diretor Administrativo Financeiro do Parque Vila Germânica. A 30ª Oktoberfest é patrocinada pelo Bradesco, Sky, Tim e Hering.

Fonte: Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica (3381 7700 / 9188 4981).
Assessora de Comunicação: Ana Matesco (3381 7730 / 9618 1267)

Desfile desta quarta-feira é cancelado devido às condições Climáticas

O desfile que seria realizado na noite desta quarta-feira, dia 16 de outubro, na rua XV de Novembro, está cancelado devido à chuva que caiu durante todo o dia e continua no início desta noite. A próxima data de desfile, última oportunidade da comunidade blumenauense e dos turistas que visitam nossa cidade de acompanhar esta que é uma das principais atrações da Oktoberfest, será no sábado, dia 19, às 16h.

Fonte: Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica (3381 7700 / 9188 4981)

Gerente de Jornalismo: Fábio Ricardo (33817527 / 9116-4609)

Seterb testa modelo de ônibus nas linhas troncais

A partir desta quinta-feira, dia 17, o Seterb irá testar um ônibus protótipo da Scania. A empresa disponibilizou o veículo ao Consórcio Siga com o objetivo de avaliar se é possível que o mesmo atue no sistema integrado de transporte coletivo de Blumenau. Este veículo, de apenas uma articulação, possui um chassi de 15 metros de comprimento, diferente dos ônibus que já circulam no município, onde o de maior tamanho, com somente uma articulação, é de 13 metros e 20 centímetros.

O ônibus será testado por duas semanas nas linhas troncais do sistema. A avaliação ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e no pára-brisa do ônibus terá a informação de veículo em teste. Durante o período, quem determinará a linha e o horário em que o veículo irá operar serão os fiscais do Seterb e o ônibus circulará em horários independentes, não sendo permitido o uso em horários da escala normal das linhas. O usuário que utilizar o ônibus pagará o valor normal da tarifa, R$2,75. Entre os principais itens avaliados estarão: trafegabilidade e dirigibilidade nas vias públicas, estações e terminais urbanos; nível de ruído; abertura e fechamento das portas; temperatura interna; raio de giro nos terminais e entroncamentos semafóricos; e consumo de combustível nas viagens.

O layout do ônibus não é o padrão utilizado no sistema do município. Caso o protótipo da Scania seja aprovado no teste e alguma empresa do Consórcio Siga queira adquirir o modelo, será preciso modificar o posicionamento dos bancos e da catraca, alterar a cor interna e externa, bem como criar bancos preferenciais, por exemplo, para que fique no padrão dos demais ônibus do transporte coletivo de Blumenau.

Fonte: Sérgio Chisté, Presidente do Seterb (3381-7012)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

Alimentação saudável é foco de atividades no município

Nesta quinta-feira, dia 17, A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) promove o segundo dia de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação Saudável, com os trabalhos especialmente voltados às famílias que estão inseridas nos programas sociais dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). O evento é promovido em parceria com as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Econômico, além da participação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Comsea). O encerramento é nesta sexta-feira, dia 18.

Programação das atividades:

Dia 17 (quinta-feira)

Período matutino:

Visitação a horta ecológica de uma agricultora familiar da região. Participação do Conselho Gestor da Cozinha Comunitária da Itoupavazinha em parceria com Gerencia de Segurança Alimentar.

Período vespertino:

Oficina de aproveitamento de talos e folhas.

Produção de Horta Urbana (garrafas PET) – ESF Armando Odebrecht

Horário: a partir das 14h.

Dia 18 (sexta-feira)

Palestra com a nutricionista Adriana Stollmaier sobre alimentação saudável.

Público alvo: servidores da (Semudes).

Horário: 8h30 às 9h30 – rua Capitão Santos, 145, bairro Garcia.

Palestra com a nutricionista Adriana Stollmaier sobre alimentação saudável e Hortas Urbanas.

Público alvo: grupos de fortalecimento de vínculos dos Cras

Horário: 14h às 15h – rua Capitão Santos, 145, bairro Garcia.

Fonte: Marco Antônio Wanrowsky, secretário da Semudes (3381-6607)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Escola Lúcio Esteves expõe trabalhos do projeto Unimed Vida

A Escola Básica Municipal General Lúcio Esteves, localizada no bairro Escola Agrícola, realizou nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, uma feira para apresentação dos trabalhos realizados ao longo deste ano dentro do projeto Unimed Vida, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Durante o evento, 23 projetos de alunos do pré-escolar a 8ª série foram expostos ao público. Os temas centrais abordados nos trabalhos são: Alimentação Saudável, Prevenção de Acidentes e Adolescência e Sexualidade.

É exatamente sobre esse último assunto que tratou o projeto do 5º ano C, apresentado pelas alunas Ana Júlia Kuntz, Nicole Pasold, Camille Victoria Dalmarco e Susana Strey. Por meio de um trabalho interdisciplinar, os alunos conheceram um pouco mais sobre a sexualidade e as mudanças biológicas pelas quais passam quando entram na adolescência.

Segundo a professora regente da turma, Consuelo Pinto Campos Lopes, a abordagem do tema era uma necessidade latente da classe. “Eles estão numa fase que se apaixonam muito e que precisam de orientação para tratar o assunto com mais naturalidade”, diz ela. Consuelo conta que alguns professores não têm coragem de tratar da sexualidade com as crianças nesta faixa etária, mas para ela adiar a discussão pode ser pior. “Se não ensinarmos agora, pode ser tarde”, afirma.

Ana, Nicole, Camille e Susana já têm a lição na ponta da língua. Sabem as mudanças e os perigos que uma gravidez precoce pode trazer. Além dos aspectos biológicos e do cotidiano, as jovens têm consciência que ter bebê muito cedo pode ser complicado até mesmo para a criança. “As meninas que engravidam muito novas e ganham o bebê antes do tempo, às vezes não conseguem amamentar e precisam de leite para dar ao neném”, explica Camille.

Com tantas informações obtidas, as meninas resolveram iniciar uma campanha e contribuir com o próximo, com a arrecadação de recipientes de vidro de café solúvel. Todo o material coletado será doado ao banco de leite humano. Uma iniciativa importante e que hoje já ensinou alguém. Aurina de Souza, tia de Ana, não sabia que poderia doar os vidros e ajudar muitas mulheres. “Não tinha essa informação, agora vou juntar e doar para o banco de leite”, comenta.

Para Aurina, a realização não só desse trabalho, mas também os voltados à Preservação do Meio Ambiente e sobre Álcool e Direção, que ela conheceu durante a feira, são fundamentais para as crianças. “Isso é importantíssimo, pois eles crescem conscientes”, ressalta ela ao confidenciar que não tinha algumas das informações que os alunos estavam apresentando nos trabalhos.

Indiara Degang de Oliveira, diretora da unidade, afirma que o trabalho com o Projeto Unimed Vida foi um sucesso e que, como pôde ser observado na feira, rendeu bons frutos. “O empenho dos professores para integrar os temas propostos ao conteúdo didático e o engajamento das crianças no desenvolvimento das atividades garantiu o bom aproveitamento do projeto”, afirma ela.

Sobre o projeto:

O Projeto Unimed Vida é realizado através de uma parceria da empresa com a Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, 12 escolas da rede pública municipal participam do projeto, contemplando mais de 7 mil alunos. Ele foi criado em 1998, com o objetivo de promover a educação continuada nas escolas, abordando os temas principais que são: Alimentação Saudável, Prevenção de Acidentes e Adolescência e Sexualidade. As escolas participantes desenvolvem Comissões Internas promovendo gincanas, que contam com o apoio da Unimed para materiais didáticos, orientações e feiras escolares.

Confira a programação de feiras nas demais unidades que integram o projeto:

Outubro

19 – EBM Olga Rutzen

23 – EBM Conselheiro Mafra

29 – EBM Pastor Faulhaber

30 – EBM Leoberto Leal

Novembro

05 – EBM Profº João Joaquim Fronza

07 – EBM Quintino Bocaiúva (matutino)

07 – EBM Almirante Tamandaré (vespertino)

09 – EBM Pedro I

12 – EBM Machado de Assis

19 – EBM Profª Hella Altenburg

Fonte: Solange Scharf, coordenadora dos programas de saúde escolar (3381-7035)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Últimas vagas para o curso de manicure e pedicure oferecido no CEP

Centro de Ensino Profissional (CEP), ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está com catorze vagas abertas para o curso de manicure e pedicure oferecido através do Pronatec. Quatro vagas são para o período da manhã, das 8h30 às 11h30, e dez vagas são para o horário da tarde, das 13h30 às 17h30.

As inscrições devem ser feitas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, localizada na rua Capitão Santos, n° 145, no bairro Garcia. O curso é oferecido gratuitamente a toda população blumenauense, independente da renda do interessado. Os estudantes recebem ainda vale-transporte e auxílio lanche.

O curso será ministrado na sede do CEP, situada no segundo andar da Intendência do Garcia. As aulas no período vespertino iniciam no dia 22 de outubro, todas as terças e quintas-feiras. No horário da manhã, as aulas começam no dia 28 de outubro e serão realizadas de segunda a quinta-feira. Mais informações no telefone 3381-6656.

Fonte: Joel Vronski, gerente de Educação Profissional (3381-7500)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Escolas municipais expõem na Feira Catarinense de Matemática

As Escolas Básicas Municipais Prof. Friedrich Karl Kemmelmeier, Anita Garibaldi, Profª Adelaide Starke e Visconde de Taunay vão representar a rede municipal de ensino de Blumenau na 29ª Feira Catarinense de Matemática. O evento inicia hoje, dia 16 de outubro, e segue até sexta-feira, 18, na cidade de Ituporanga.

Os trabalhos que serão apresentados durante a etapa estadual foram classificados na fase regional, que ocorreu em Blumenau, no dia 13 de setembro. Eles foram selecionados entre os 55 projetos apresentados pelas 27 unidades de ensino que participaram representando Blumenau, Ilhota e Pomerode.

Além dos quatro trabalhos classificados da rede municipal, outros cinco projetos de escolas estaduais e particulares do município também foram selecionados para a etapa catarinense. As feiras de matemática têm por objetivo produzir e socializar conhecimentos e experiências promovendo a melhoria da educação matemática.

Confira os trabalhos da rede municipal classificados para a etapa catarinense:

EBM Prof. Friedrich Karl Kemmelmeier

Trabalho: Sucática, sucata e matemática

EBM Anita Garibaldi

Trabalho: Hortomática

EBM Profª Adelaide Starke

Trabalho: Saúde bucal e a matemática no cotidiano escolar

EBM Visconde de Taunay

Trabalho: Horta de formato circular

Fonte: Jovino Luiz Aragão, coordenador de matemática Secretaria Municipal de Educação (3381-7037); Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Situação de fissuras nas paredes da Policlínica não traz risco à população

Um levantamento da CG Engenharia Ltda, empresa de Blumenau contratada pela Prefeitura para averiguar de forma técnica as fissuras e trincas existentes nas paredes da Policlínica Lindolf Bell, apontou que a estrutura do prédio não apresenta perigo à população. Segundo o laudo técnico, grande parte das fissuras e trincas que ocorrem nas paredes da edificação nos quatro andares da Policlínica é devido à deformação excessiva das lajes. A causa principal é o não dimensionamento correto para as cargas especificadas no projeto estrutural quando da construção do prédio há sete anos.

O laudo conclusivo com 67 páginas foi apresentado na noite de terça-feira, no Centro de Saúde Rosânia Machado, com a participação da secretária de Saúde, Maria Regina de Souza Soar, equipe de profissionais do setor de engenharia, além de representantes da Prefeitura. Na oportunidade, o Governo Municipal enviou um convite à imprensa para a apresentação do documento e explicação por parte da empresa contratada. A partir de agora, a Secretaria de Saúde vai fazer um estudo estratégico para a tomada de providências em relação ao laudo apresentado e quais medidas que serão tomadas em relação às fissuras nas paredes da Policlínica. O mais importante é que as rachaduras não apresentam perigo aos funcionários do local e nem à população.

Fonte: Maria Regina de Souza Soar, secretária de Saúde (3381-6002)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Seterb lança programa de combate à violência no trânsito

Embora os números de acidentes e vítimas fatais ocorridos em Blumenau sejam semelhantes aos dos países de primeiro mundo, o Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb) elaborou um plano de segurança no trânsito para ser executado nos próximos anos na cidade. Intitulado “Blumenau Segura – Trânsito do Bem”, o programa foi lançado agora pela manhã e consiste em medidas que serão adotadas pelo governo municipal para tentar diminuir os acidentes e coibir as infrações de trânsito em Blumenau. “Ainda que as estatísticas digam que estamos no primeiro mundo, cada vida tem um valor incalculável e precisamos tentar diminuir as perdas”, justificou o presidente da autarquia, Sérgio Chisté. O programa prevê quatro etapas: instalação de lombadas eletrônicas, aquisição de radares móveis, controle de avanço de sinal e compra de displays controladores de velocidade.

Neste primeiro momento, a prefeitura desenvolve o edital de licitação para a instalação de lombadas eletrônicas. Serão 36 faixas distribuídas em 21 vias críticas da cidade. As ruas Bahia, Paul Fritz Kuenrich (Via Expressa), República Argentina, Theodoro Holtrup, Das Missões, Amazonas, Antonio Treiss, São Paulo, Johann Ohf, Hermann Huscher, Gustavo Zimmermann e Frei Estanislau Schaette terão os fiscalizadores de velocidade. O edital deverá ser lançado até 18 de novembro, com as aberturas dos envelopes em 20 de dezembro de 2013. Se tudo ocorrer dentro do planejado, a instalação dos equipamentos iniciará em 20 de janeiro de 2014 com término previsto para 30 de maio de 2014.

A segunda etapa do plano prevê a compra de três radares móveis no segundo semestre de 2014. As vias a serem monitoradas pelos equipamentos serão divulgadas com antecedência pelo Seterb, tendo em vista que os locais em que ficarão posicionados os aparelhos mudarão constantemente. Após a aquisição destes equipamentos, a autarquia irá locar equipamentos para controle de avanço de sinal. Os locais, bem como a quantidade, ainda serão definidos. O prazo estipulado no plano para a instalação destes equipamentos é o primeiro semestre de 2015.

A última etapa do plano determina a compra de 80 displays de velocidade em 2016. Os locais onde serão instalados os equipamentos ainda serão definidos, mas a prioridade será para as proximidades de escolas e hospitais. Os displays têm funcionamento semelhante ao da lombada eletrônica, com mostrador de velocidade, porém não há como saber ao certo se um determinado display está programado para multar. Tal programação é itinerante nesses equipamentos. “Estamos tomando essas medidas para dar mais segurança às pessoas. Nosso objetivo é diminuir a violência no trânsito. Porém, ela depende – e muito – da atitude de cada cidadão, de cada motorista, de cada pedestre”, ressaltou o prefeito Napoleão Bernardes, que emendou: “A prefeitura está fazendo a sua parte”.

Aliado a essas medidas, o Seterb prevê, ainda, campanhas de conscientização. Quatro já estão programadas: para pedestres, motociclistas, em bares e restaurantes (lei seca) e em empresas. Com isso, a administração municipal espera diminuir os acidentes de trânsito em Blumenau possibilitando um cotidiano mais seguro para todos os blumenauenses.

Lombadas eletrônicas

A escolha dos locais onde serão instaladas as 21 lombadas eletrônicas que cobrirão 36 pistas de rolamento da via pública obedeceram a critérios técnicos. Elas serão colocadas nos pontos considerados críticos, onde foi verificado número maior de acidentes, também onde se constatou acidentes com mortes ou onde é iminente o risco de atropelamentos.

Confira o cronograma de instalação das lombadas eletrônicas, com início em 20 de janeiro de 2014:

30 dias

Rua Bahia, 4350 – Salto Weissbach – ambos os sentidos.

Rua Paul Fritz Kuenrich – Via Expressa – Fort Atacadista, sentido BR-470.

Rua Paul Fritz Kuenrich – Via Expressa – Casep, sentido Centro.

Rua República Argentina,1590 – Ponta Aguda – ambos os sentidos.

60 dias

Rua Bahia, 5771 – Salto Weissbach – ambos os sentidos.

Rua Theodoro Houltrup, 470 – Vila Nova – sentido único.

Rua das Missões – Unimed – Ponta Aguda – sentido bairro.

Rua das Missões, 845 – sentido centro.

90 dias

Rua Amazonas, 868 – Garcia – sentido bairro.

Rua Amazonas, 1119 – Garcia – sentido centro.

Rua Antonio Treis,140 – Vorstardt – sentido centro.

Rua Antonio Treis, 30 – Vorstardt – sentido Gaspar.

Rua Bahia, 7151 – Salto Weissbach – ambos os sentidos.

Rua São Paulo, 3191 – sentido único.

120 dias

Rua Johann Ohf, 1642 – sentido rua Gal. Osório.

Rua Johann Ohf, 2621 – sentido rua José Reuter.

Rua Hermann Huscher, 855 – sentido bairro.

Rua Hermann Huscher, 935 – sentido centro.

Rua Gustavo Zimmermann, 4099 – ambos os sentidos.

Rua Gustavo Zimmermann, 1992 – ambos os sentidos.

Rua Frei Estanislau Schaette, 1305 – ambos os sentidos.

Fonte: Sérgio Chiste, presidente do Seterb (3381-7012)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

Ônibus extra para o retorno do jogo do BEC desta quinta-feira

Na noite desta quinta-feira, dia 17, o Blumenau Esporte Clube (BEC) enfrenta o Curitibanos Esporte Clube no Estádio do SESI, às 20h10, e os torcedores contarão com um ônibus extra ao término da partida. Para a ida ao jogo, os torcedores poderão utilizar a linha 507 – Bela Vista, que sai do Terminal Fonte, com a frequência 18h, 18h15, 18h30, 18h45, 19h, 19h15, 19h30, 19h45, 20h e 20h30.

Para o retorno ao Terminal Fonte estarão à disposição os ônibus normais da linha 507 – Bela Vista, cuja frequência é 21h, 21h15, 21h30, 22h e 22h45, bem como um ônibus extra. Este ônibus estará estacionado em local visível, próximo à portaria, a partir das 21h10 e terá os dizeres “Terminal Fonte” no pára-brisa. Um fiscal do Seterb estará presente orientando o embarque.

Fonte: Lairto Leite, diretor de transportes do Seterb (3381-7011)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

Penúltimo desfile da 30ª Oktoberfest terá convidadas especiais

Beleza, graça e simpatia estarão em foco no quarto desfile oficial da 30ª edição da Oktoberfest. A partir das 19h30 desta noite, a rua XV de Novembro se transforma para receber mais cerca de cem atrações desde Grupos Folclóricos, Clubes de Caça e Tiro, brinquedos exóticos, carroças, entre outros, que exaltam a cultura alemã de Blumenau. A novidade é que nesta noite a atração vai contar com uma participação ainda mais especial, já que as 11 candidatas ao título de rainha da 31ª Oktoberfest estarão entre as aproximadamente três mil pessoas que levarão o espetáculo para a via mais famosa do município.

Conforme os desfiles anteriores, a organização aguarda um grande público para prestigiar as atrações. Por isso, a partir das 19h, a rua XV de Novembro será interditada pelo Seterb, no trecho entre a Alameda Rio Branco e a rua Amadeu da Luz. As ruas transversais (Nereu Ramos, Marechal Floriano Peixoto, Paul Hering e Professor José Ferreira da Silva) ficarão abertas para o tráfego de veículos até o início do desfile. Além disso, a comissão organizadora pede ajuda aos motoristas que utilizam as vagas de estacionamento localizadas na rua XV de Novembro, para que retirem seus carros hoje até às 17h. Apesar de o desfile começar apenas às 19h30, as grades de proteção e as plataformas para cadeirantes e deficientes físicos serão montadas com antecedência, já que muitas famílias chegam cedo para garantir seu lugar.

Além de participar do desfile, as moças terão ainda outra tarefa nesta noite, já que será lançada a brincadeira “Onde estão as candidatas à #RealezaOktober2014?”. A intenção da atividade é aproximar as candidatas do público, já que elas estarão espalhadas pelos três setores do Parque Vila Germânica entre às 22h e às 23h30. A proposta é que, ao ver uma das moças, que estarão identificadas com um colar que tem um pendente em forma de coração, que se assemelha a um biscoito de gengibre muito comum na versão alemã da festa, o visitante tire uma foto com ela e poste nas redes sociais da Oktoberfest, utilizando a hashtag #RealezaOktober2014. Desta forma, além de conhecer as candidatas à coroa da maior festa alemã brasileira, o público poderá escolher a sua favorita ao título.

Programação

Mesmo que o início do desfile esteja marcado para as 19h30, a festa no Parque Vila Germânica começa mais cedo, já que os pavilhões estarão abertos a partir das 18h. As bandas começarão a tocar às 19h, e quem abre a noite no setor 1 é o Musical Guarani, de Blumenau. No mesmo horário, sobem ao palco a Banda Mensagem, de Pomerode, no setor 2, a Adler´s Band, de Jaraguá do Sul, no setor 3, e a Vila Buam (Os Vilaneses) de Blumenau, no Biergarten. Nos três setores, as bandas seguem com o show até às 21h30, quando dão espaço para as apresentações dos Grupos Folclóricos. No Biergarten o show encerra um pouquinho mais cedo, às 21h15, quando também acontece uma apresentação.

Às 21h45 acontece o também tradicional chope em metro, no palco do setor 2 do Parque. Enquanto isso, o setor 1 recebe o show da D´Rauschberger Zell, da Alemanha, e o setor 3 é animado pela Banda do Caneco, de Blumenau. No Biergarten, a Die Roeder´s, de Pomerode assume o palco às 21h30, e no setor 2 a Banda XV Show, de Blumenau, começa sua apresentação às 22h. Assim que o relógio marcar meia-noite, outras bandas subirão aos palcos montados em todos os setores da Vila Germânica. No setor 1 uma das bandas mais conhecidas do público, a Banda Cavalinho, de Blumenau, é quem assume a festa. No setor 2 o show fica por conta da Banda Society e no setor 3 estará a Banda Fridas, também de Blumenau. No Biergarten a Banda Champagne toca a partir das 23h30 e segue até às 2h, hora que se encerra a festa dentro do Parque.

 

Fonte: Ivone Lemke, diretora de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica (9996-3790); Ricardo Stodieck, secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica (9188 4981); Margaret Dias do Nascimento, coordenadora de eventos comunitários PVG e coordenadora de música (9627-3929)

Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri (9968-9871)

Vasto Verde vence a Taça Topa Tudo Bolão Clube

No último final de semana, dias 12 e 13 de outubro, a Sociedade Desportiva Vasto Verde, em Blumenau, sediou a 4ª edição da Taça Topa Tudo Bolão Clube, que neste ano homenageou o atleta Agostinho Boing, personalidade importante na modalidade na cidade, e que faleceu em maio deste ano. A competição contou com a participação de dez equipes vindas de quatro Estados brasileiros, entre elas, duas representando o Vasto Verde. Uma das equipes blumenauenses ainda terminou com o título por equipes da competição.

Conforme conta o técnico blumenauense Diego Boing, filho de Agostinho, toda a competição serviu para homenagear seu pai. Ficaram expostos ao lado das pistas vários troféus de conquistas importantes que Boing teve no bolão, sendo eles de Brasileiros de Seleções, Brasileiros de Clubes, Estaduais e também dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Além disso, também estavam espalhados diversos recortes de notícias já publicadas referentes a ele.

A partida final também foi oportunidade para homenagear o atleta, já que o lançamento inicial foi feito pela viúva de Boing, Marga Gaertner Boing. Marga derrubou todos os pinos fazendo um nove, ato que seu marido realizava como mestre. Além disso, uma coincidência chegou a emocionar os participantes, já que além de as finalistas serem as equipes que Agostinho mais defendeu, Vasto Verde e Brusque, nelas estavam, um de cada lado, os dois filhos do atleta.

A final terminou com a equipe “A” do Vasto Verde se consagrando Tricampeã da Taça Topa Tudo Bolão Clube, vencendo Brusque pelo apertado placar de 1082 x 1087. Na média de pontos, o atleta Marco, da equipe “B” do Vasto Verde ficou com a 1ª colocação e, nas melhores médias por equipe, o jogador Rodrigo, também do Vasto Verde “B”, ficou com o 1º lugar.

Fonte: Diego Boing, técnico (9932-8132)

Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri (9968-9871)

Ciclistas blumenauenses voltam de Campeonato com mais títulos

Novamente a equipe de ciclismo de Blumenau (FMD/Artico Refrigeração/Happy Bike/Indacargas/Audi/Nossa Forma/Clínica Veterinaria Peryel Zanusso) voltou de uma competição com resultados elogiáveis. No domingo, dia 12, foi a vez da Copa ACORSJ de Mountain Bike Marathon – Caminhos da Fé. Com largada na cidade de São José, a competição teve um percurso de 112 quilômetros entre estradas de terra e subidas da região. No resultado final, dois títulos para Blumenau. Willian de Borba foi o grande campeão na categoria elite sub-30, e Rodrigo Janecke da Fonseca também ficou com o ouro na categoria elite Máster A.

Fonte: Marcelo Moser, técnico (9607-1891)

Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri (9968-9871)

Semana do Livro desperta interesse do público

A Fundação Cultural de Blumenau comunica que os interessados nas atividades da Semana do Livro, da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, devem agilizar as inscrições, pois restam poucas vagas. A Semana Literária inicia suas atividades quinta-feira, dia 24 de outubro, com o Espetáculo de Contação de Histórias: A Vaca Minuciosa, de Pochyua Andrade (9h), com oficina de Histórias em quadrinhos (15h) e com Oficina de Mediadores de Leitura, com Gelson Bini (Sesc). As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (47) 3381-7511.

Programação:

Dia 24 (quinta-feira)

9h: Espetáculo de Contação de Histórias: A Vaca Minuciosa, com Pochyua Andrade

15h: Qual seu Super-herói? Oficina de Histórias em Quadrinhos, com Álvaro Rodrigo dos Santos Pinheiro e Klismann Silva Serra (Furb)

19h: Guia de Leitura – Mediadores – Oficina Gratuita para mediadores de leitura, com Gelson Bini (Sesc)

Dia 25 (sexta-feira)

9h: Da literatura ao cinema: livro que é filme, filme que é livro, com Samantha Bernardo e Guilherme Adriano (Furb)

15h: Vinícius de Moraes para crianças, com Eliana Batista da Silva Shloegel

Dia 28 (segunda-feira)

9h: Lançamento do Programa Permanente de Leitura Bilíngue (alemão/português): Wir lesen!, com a equipe da biblioteca e as convidadas Hanerole Sandner Campregher e D. Tula (bisneta de Fritz Müller)

15h: Proseando sobre o Vinícius de Moraes: 100 anos do “poetinha”, o poeta das mulheres, com Gervásio Luz

Dia 29 (terça-feira)

9h: Dia Nacional do Livro – Festa na Biblioteca para os Pequenos Grandes Leitores: premiação das crianças leitoras mais assíduas de 2013, com a equipe da biblioteca municipal

15h: Proseando com Escritoras Blumenauenses, com Teresinha Manczak e Maria de Lourdes Scottini Heiden

Dia 30 (quarta-feira)

9h: Proseando sobre Rap e Hip Hop, com Janaina Palavra Feminina (Blumenau), Dezê Mocambo (Curitiba) e Charles Boaventura, o Pilaco (Grafite – Blumenau)

15h: Brincando na Biblioteca: o Quebra-Cabeça Literário, com Verena Pellis Kirsten

Dia 31 (quinta-feira)

19h: Sarau Literário: A vida é a Arte do Encontro

Banda Municipal de Blumenau

John Mueller: Bossa Nova e MPB (clássicas e autorais)

Sambando com Vinícius

Sarau Poético

Leitura e declamação de poemas dos poetas centenários homenageados: Mário Quintana, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade e Augusto dos Anjos

Palavra Feminina

Rap

Exposição Multimídia OpiÓptica (Alexandre Venera e Juliana Theodoro)

Todos os dias (21 de outubro a 21 de novembro)

Semana do Perdão (isenção de multas por atraso no empréstimo dos livros)

Exposição de Tirinhas Bem Humoradas sobre bibliotecas, livros e leitores

Distribuição de Charges sobre Bibliotecas

Local: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller

Alameda Duque de Caxias, 64 – Centro

Participações com agendamento prévio pelo telefone 3381-7511

Fonte: Sandra Cristina da Silva, bibliotecária (47 3381-6787 / 9945-9607)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-8689)

Quinta tem cinema com pipoca na Fundação Cultural

A Fundação Cultural de Blumenau promove uma tarde de cinema especial, pipoca e refrigerante nesta quinta-feira, dia 17 de outubro. A sessão aberta aos funcionários e público externo começa às 17h45, no Cine Teatro Edith Gaertner. O filme “Em cada coração uma saudade” tem obtido boa crítica nos sites especializados na Sétima Arte.

Baseado em fatos reais, o drama lançado em 1957 conta a história de um casal que chega à América vindo da Escócia, em 1850. Pioneiros no interior dos Estados Unidos, os pais tentam passar seus valores morais aos filhos para que eles prossigam com sua missão. A família trabalha muito para se tornar cidadã, até que uma tragédia acontece.

Ficha técnica

Filme: Em Cada Coração uma Saudade/Minha Herança ao Mundo

Título Original: All Mine to Give

País de origem: Estados Unidos

Gênero: Drama

Tempo de Duração: 103 minutos

Ano de lançamento: 1957

Direção: Allen Reisner

Quando: quinta-feira, 17 de outubro, às 17h45

Onde: Cine Teatro Edith Gaertner

Entrada franca

Fonte: Zair Aníbal de Souza, gerente de Ação Cultural (47 3381-6193/9915-4619)
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-9689)

MEMÓRIA DIGITAL – 27 anos da motocicleta mais querida da Oktoberfest

Eles poderiam ter bebido sozinhos os 30 litros de chope que transportavam na motocicleta, mas não, eles resolveram dividir. Em 1985 uma decisão mudou o aspecto da Oktoberfest, qunado Ingo Penz e Horácio Braun decidiram que distribuiriam chope pelas ruas de Blumenau a bordo de uma bicicleta. Mesmo sem patrocínio, a dupla resolveu juntar o que tinha para comprar a bebida e distribuir para os que estivessem circulando. Um ano depois, em 1986, surgiu o veículo que espalha alegria na cidade, antes, durante e depois da Oktoberfest: A Choppmotorrad. O veículo completou 27 anos e, sem o companheiro Horácio Braun (falecido em 2007), hoje Ingo atua ao lado da esposa Marleni Gesser (Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva).

Diretoria de Imprensa Secretaria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Blumenau www.twitter.com/PrefeituraBNU www.facebook.com/PrefeituraBNU www.blumenau.sc.gov.br 47 3381-7527

Deixe uma resposta

inMarket