Notícias de Blumenau e região – 01 á 31 Dezembro 2013

Mutirão do Procon alcança índice de resolução superior a 98%

Foi finalizado ontem, dia 9, o relatório referente ao 3° Mutirão do Procon, realizado entre os dias 25 de novembro e 3 de dezembro.

Dos 658 processos selecionados para o movimento conciliatório, 500 foram finalizados, sendo que 491 tiveram solução. Apenas nove serão arquivados sem solução, tendo o consumidor que recorrer à esfera judicial. Outros 158 seguem em trâmite junto ao órgão.

Com o excelente resultando, o Procon atingiu um índice de resolução de 98,2%. O relatório foi produzido seguindo os padrões do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), onde os processos em trâmite não são computados. O coordenador geral do órgão, Alexandre Caminha, comenta que a diferença desta edição com relação às anteriores foi a aplicação de multas.

Ele explica que o não comparecimento da empresa na audiência e a não observância dos direitos básicos dos consumidores previstos em lei levou o Procon aplicar multas nas empresas envolvidas em processos não finalizados. “Queremos garantir aos consumidores a credibilidade do mutirão. Mostrando que ele realmente funciona”, a firma. Ao todo, foram aplicadas 123 multas, que poderão gerar um montante aproximado de R$ 500 mil para o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos.

Na primeira edição do mutirão, realizada em 2012, o Procon atingiu um índice de 93,1% de resolução dos processos pautados nas audiências. Neste ano, na segunda edição, o número chegou a 94,17%. Os números representam a importância dos movimentos conciliatórios, que agilizam a resolução dos processos abertos pelos consumidores, bem como oferece as empresas uma forma amigável de resolver as demandas registradas junto ao órgão.

Fonte: Alexandre Caminha, diretor geral (9102-5404)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Som do piano encanta cidades do Vale

A turnê “Um Piano em Santa Catarina” chega esta semana ao Médio Vale do Itajaí. Com interpretação do pianista Alexandre Dietrich, o espetáculo será apresentado nos palcos do Teatro Municipal de Pomerode, quarta-feira, dia 11, às 20h, e no Auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes, quinta, dia 12, às 20h. A produção cultural é de Lourcley Silvestre e direção musical Guilherme Amaral. A entrada é franca nas duas cidades.

A turnê que abrange sete cidades catarinenses já passou por Florianópolis, Imbituba e Concórdia com grande sucesso de público e critica. Alexandre Dietrich encerrará a turnê em Criciúma, no Teatro Elias Angeloni (18/12). A Turnê Um Piano em Santa Catarina foi viabilizada pelo governo do Estado, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte através do Funcultural. O acesso gratuito tem por objetivo democratizar a música erudita e formação de novas plateias.

Alexandre Dietrich é bacharel em piano pela Udesc e comemora 15 anos de carreira, percorreu palcos europeus, norte-americanos e brasileiros. No repertório, leva a bagagem musical de um pianista preocupado em oferecer ao público a sensibilidade musical, aliada à técnica e criatividade interpretativa.

Em todas as apresentações, o pianista oferecerá ao público explicações e comentários curiosos sobre os compositores e as obras a serem apresentadas, sobre o período e as influências que o compositor sofreu ao criar a peça musical. Trata-se então de um recital didático, onde a ligação entre os músicos, obra musical e público torna-se mais estreita. Desta forma se intensifica muito o interesse do público para com apresentações de música erudita, em especial para piano, pois torna o recital mais atrativo aos espectadores.

No programa dos recitais serão interpretadas obras eruditas compostas para piano de importantes compositores apresentando a música russa de Seguei Rachmaninoff e a elegância e o romantismo de Frederic Chopin, assim como melodias conhecidas de compositores brasileiros, com a Brejeirice de Ernesto Nazareth (que este ano comemora-se 150 anos de seu nascimento), Heitor Villa lobos e os catarinenses Aldo Krieger e Edino Krieger.

Serviço

O que: Um Piano em Santa Catarina – Alexandre Dietrich

Dia: 12 de dezembro, quinta-feira

Horário: 20h

Onde: Teatro Carlos Gomes no Auditório Willy Sievert (Rua  XV de Novembro, 1.181, Centro)

Entrada Franca

 

Repertório

 

Frederic Chopin

Noturno Phostumo em Do # menor

 

Aldo Krieger

Saudades no Coração

 

Edino Krieger

Nina

 

Heitor Villa Lobos

Valsa da Dor

 

Serguei Rachmaninoff

Estudo Tableaux nº 7 opus 33

Prelúdio nº 5 opus 23

 

Ernesto Nazareth

Brejeiro (Tango)

Apanhei-te, cavaquinho (Polca)

 

Frederic Chopin

Valsa opus 64 nº 1

Polonese opus 53 – “Heróica”

 

Fonte: Lourcley Silvestre, produção cultural (48 9145-7060 Vivo / 48 9919-6641 Tim)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 8814-0716 / 9977-9689)

Produtora blumenauense roda filme na Capital

A Jeclac Studio filma até domingo, dia 15 de dezembro, em Florianópolis, o curta-metragem “Avenida Beira Mar”. A produção terá como cenário a avenida mais charmosa da capital catarinense. A narrativa irá girar em torno do personagem Murilo – um executivo paulista que vem conhecer a cidade – que será interpretado por Luiz Henrique Cudo – e Vida, uma cadela que se perde da dona Clara, protagonizada por Grazy Meyer. O elenco contará ainda com a participação de Gringo Starr e cerca de 20 atores.

A produção do filme conta com uma equipe de blumenauenses e outra de Florianópolis. A diretora Jacqueline Bürger afirma que a intenção é integrar os profissionais das duas cidades. “Florianópolis tem um bom mercado para este tipo de produção e queremos com este filme difundir este tipo de trabalho também em Blumenau, afinal temos aqui grandes profissionais”, complementa.

Avenida Beira Mar foi escrito por Cristiane Neder, a produção é da JecLac Studio com direção geral de Jacqueline Bürger, direção de fotografia Alessandro Assis Mafra, direção de arte Miguel Estelrich, assistente de direção Soila Freese, direção de Produção Fabíola Beck, assistente de produção Sofia Mafalda, figurino Geliza Quadros e produção de objetos Ivana Brazil. O curta foi aprovado pela Lei de Incentivo a Cultura (Rouanet) e tem o patrocínio do Ministério da Cultura, Cia. Hering, Celesc, Supermercado Archer, Hennings e BRDE.

Fontes: Jacqueline Bürger, diretora (47 3326-0806), e Soila Freese, assistente de direção (47 9243-9789)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-9689)

Crianças se deliciam ao elaborar confeitos de Natal

Uma tarde agradável na varanda do Museu da Família Colonial, o contato com a história do Natal do imigrante e o delicado preparo de bolachas típicas nas festas de fim de ano. Este foi o cenário vivenciado por crianças, professores e pais que prestigiaram a programação organizada pela Fundação Cultural de Blumenau na tarde de sexta-feira, dia 6. A atividade contou com a presença de alunos do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Garcia, da Escola Barão e uma família de Pomerode. Além de preparar as delícias, as crianças tiveram o prazer de saborear os doces delicadamente decorados com confeitos e glacê.

A ação foi elogiada pela professora Aline Cestari, do Cras Garcia. “Proporcionou às crianças o contato com a história dos imigrantes, bem como era feito o Natal no passado”, comentou a educadora social. “Além da divertida atividade de enfeitar docinhos, a iniciativa resgata os valores. Só tenho elogios”, completa. A atividade cultural atraiu até mesmo famílias vindas de Pomerode. Renata Cristina Bento participou da atividade cultural com a filha Valentina Bento Knetsch, de 4 anos. “Achei a oficina muito interessante. É uma ótima maneira de apresentar a história do Natal dos colonizadores alemães”, comentou.

Foi uma semana de intensa atividade nos museus da Família Colonial e de Hábitos e Costumes da Fundação Cultural. Desde terça-feira, dia 3, ações educativas com a temática natalina movimentaram o Centro Histórico. As oficinas têm como objetivo preservar os costumes por meio de atividades contemporâneas. A primeira delas, no Museu de Hábitos e Costumes, envolveu 24 alunos do terceiro ano da Escola Luiz Delfino na confecção de enfeites para árvores de Natal.

Quarta-feira, dia 4, no Museu da Família Colonial, a oficina destinada ao público com mais de 14 anos ensinou a elaboração de árvores decorativas para portas. No dia seguinte, a atração no Museu de Hábitos e Costumes foi a Oficina Origami com temática natalina. E para encerrar a semana em alto estilo, crianças, pais e professores participaram de uma aula de como elaborar deliciosas bolachas natalinas. Foi a alegria do paladar das crianças.

Fonte: Sueli Petry, diretora do Arquivo Histórico, FCB (47 3381-7514 / 9213-1649), Marcella Borel, museóloga, FCB (47 3381-7516 / 3381-7979), e Karin Wiederkehr, arte educadora (47 3381-7979)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 8814-0716 / 9977-9689)

MEMÓRIA DIGITAL – Cartão postal

O cartão postal é uma simplificação da carta. O primeiro cartão postal emitido foi no século XIX. No Brasil o cartão postal foi instituído em 1880 através do decreto 7.695. Dezembro é um mês de confraternização. Blumenau pelas suas características de formação europeia, preserva muito o uso de costumes que a diferenciam das demais regiões do país. Muitas tradições herdadas dos colonizadores permanecem vivas até os dias atuais, a exemplo podemos citar o envio de cartões postais para parentes e amigos. Devido à distância, os cartões eram a única forma de celebrar o natal, através de palavras que reafirmavam a saudade e o desejo de um próspero ano.

Defesa Civil de Blumenau ganha reforço de pilotos voluntários

A estrutura de Defesa Civil de Blumenau ganhou um reforço de cinco aviões que estarão à disposição para atuar em casos de calamidade na cidade. A novidade foi anunciada pelo secretário de Defesa do Cidadão (Sedeci), Marcelo Schrubbe. “Um grupo de cinco empresários, que utilizam o aeroporto Quero-Quero, passará a integrar o Plano de Contingência da Defesa Civil, assim como acontece com outros grupos de voluntários, como o Jeep Clube e o Clube de Radioamadores”, disse.

No total, serão disponibilizados cinco aviões para trabalhos voluntários: três pequenos aviões monomotores e dois ultraleves. As aeronaves não podem ser usadas em ações de salvamento, mas vão ajudar em vôos de reconhecimento, mapeamento de áreas críticas, além da identificação de pessoas isoladas. Os aviões colocados à disposição desenvolvem velocidades baixas, permitindo melhor observação.

Marcelo Schrubbe revelou que ele próprio já fez um vôo experimental a convite dos voluntários. “Esses pequenos aviões podem voar em baixa altitude e em velocidade reduzida, permitindo que sejam feitas filmagens e fotografias, além de permitir até mesmo a localização de pessoas em áreas remotas”. O grupo de aviadores deverá se reunir em breve com o secretário para formalizar a adesão ao Plano de Contingência.

Alertablu

O apoio de pilotos voluntários soma-se aos trabalhos da prevenção e na implantação do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu) que a Prefeitura está implantando na cidade. O sistema será uma rede de comunicação integrada no município, funcionando em tempo real, através de uma central permanente instalada na Prefeitura com profissionais qualificados para a prevenção e manutenção em casos de desastres.

O investimento para a implantação do Alertablu em Blumenau é de R$ 7.105.646,95. A coleta dos dados, que serão obtidos inicialmente pela leitura de estações telemétricas e uma estação meteorológica, será realizada via rádio, com a análise das informações a cada 15 minutos. A meta da Prefeitura é implantar todo o sistema até o final de 2017.

Fonte: Marcelo Schrubbe, secretário da Sedeci ( 3381-6753) e

César Luiz Dalri, diretor do Sistema de Alerta (3381-6916)

Assessor de comunicação: Joni César (9977-9837)

Guarda de Trânsito registra 47 acidentes neste final de semana

A Guarda Municipal de Trânsito (GMT) registrou das 5h da manhã de sexta-feira, dia 6, às 5h da manhã desta segunda-feira, dia 9, 47 acidentes no perímetro urbano de Blumenau. Destes acidentes, 18 pessoas ficaram feridas e duas morreram. As duas vítimas fatais são de acidentes diferentes. Na manhã de sexta-feira, por volta das 11h30 um motociclista de 63 anos perdeu a vida ao se envolver em um acidente com um automóvel na rua José Deeke, próximo ao n° 580, bairro Escola Agrícola.  O homem foi levado com ferimentos graves para o Hospital Santa Isabel por uma ambulância do Samu, porém não resistiu aos ferimentos e morreu no mesmo dia, às 13h.

O outro acidente com vítima fatal aconteceu às 4h30 da manhã de sábado, dia 7. Um jovem de 27 anos conduzia uma motocicleta na rua São Bento, próximo ao nº 524, bairro Vorstadt, quando perdeu o controle do veículo, no sentido rua Itajaí, e bateu em um poste. O homem morreu no local do acidente. Segundo a GMT, o mesmo estava sem capacete e não tinha habilitação. Além disso, a documentação da motocicleta, com placa de Massaranduba, estava vencida. Esta foi a 36ª morte em decorrência de acidente de trânsito este ano em Blumenau.

Fonte: Ivonei Leite, Chefe da Guarda de Trânsito (3381-7752)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

 

Faema distribui mudas de árvores durante blitz educativa na Nova Rússia

A blitz educativa realizada pela Escola Pública de Trânsito (EPTrans) do Seterb no último sábado, na região da Nova Rússia, contou com uma participação especial. Uma equipe da Diretoria de Educação Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Faema) esteve no local, onde entregou aos motoristas mudas de árvores nativas e panfletos sobre educação ambiental que destacam a importância da conservação da natureza. Segundo a Faema, aproximadamente 3,9 mil mudas foram distribuídas gratuitamente aos motoristas.

Conforme conta o presidente da Faema, Jean Carlos Naumann, as mudas pertencem ao viveiro da Fundação, e são provenientes de doações. “Quando há corte de vegetação, a Faema determina que sejam doadas mudas de árvores como forma de compensação”, explicou o presidente. Ele ainda ressalta que todas as mudas, além de serem de árvores nativas, são frutíferas, o que pode servir de estímulo ainda maior para que a comunidade plante-as.

Naumann também conta, satisfeito, que durante a manhã de hoje, segunda-feira, em frente a sede da Faema, na rua XV de Novembro, centro de Blumenau, a equipe esteve novamente distribuindo as mudas. E segundo o presidente, a aceitação da comunidade foi boa. “Foi questão de minutos para que as cerca de 300 mudas que sobraram no sábado fossem distribuídas. Foi muito rápido”, comemorou. Para o próximo ano, a Fundação já começa a programar novos períodos e eventos de distribuição, a fim de incentivar o plantio e a arborização do município.

Fonte: Jean Carlos Naumann, presidente da Faema (9186-5049)

Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri (9968-9871)

Semudes beneficia 23 alunos com curso de informática

Nesta quarta-feira, dia 11, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) entrega o certificado de conclusão do Curso de Informática para 23 alunos da cidade. A cerimônia, em parceria com o Comitê para Democratização da Informática de Santa Catarina (CDI-SC), será às 16h30, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro da Velha, na rua dos Caçadores, 2.206. A iniciativa faz parte de um convênio firmado entre a Semudes com o CDI- SC para capacitar cidadãos na inclusão digital. A próxima etapa da Prefeitura é estender esse benefício para mais alunos da cidade, disponibilizando o curso nos outros Cras do município. Mais informações pelos telefones 3328-6620 e 3381-6654.

Fonte: Rosane Mara Maciel Silva, funcionária da Semudes (3381-6654)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Alunos da rede municipal são premiados em concurso da CDL

Na manhã desta terça-feira, dia 10 de dezembro, foi realizada a premiação dos dois alunos da rede municipal que venceram o concurso de redação e desenho promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento foi realizado no auditório Centro Municipal de Estudos Pedagógicos  (Cemep) e os estudantes receberam uma mochila com um kit completo de materiais escolares para o próximo ano letivo.

Com o tema central “Vamos mostrar nosso amor à natureza”, o Recicla CDL na Escola tem por objetivo promover a consciência ecológica das crianças através de trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Nesta edição, 16 escolas municipais participaram do concurso. Dos trabalhos apresentados, 10 foram selecionados por uma comissão formada por profissionais da Secretaria de Educação. Em seguida, eles foram encaminhados à CDL, que, por sua vez, escolheu dois vencedores.

Nesta edição, os premiados são os alunos Daniel Wesley da Rosa, da Escola Básica Municipal (EBM) Alberto Stein, e Aline Amanda Coelho, da EBM Anita Garibaldi. Ele participou do concurso na categoria desenho, para anos iniciais, e abordou a questão da poluição apontando a bicicleta como um meio eficiente de transporte que não prejudica o planeta. Aline escreveu uma redação, categoria para anos finais, com o título “O milagre da vida”, onde destacou a importância de cuidar do meio ambiente.

Fonte: Rosane Manske, gerente de projetos educacionais (3381-7036)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

CEI Bertha Müller convida família para Leitura na Casinha

O Centro de Educação Infantil Bertha Müller, localizado no bairro Salto do Norte, promove entre os dias 10 e 13 de dezembro o movimento “Leitura na Casinha”. A iniciativa tem por objetivo incentivar e despertar nas crianças e adultos o gosto pela leitura. Para isso, a unidade está convidando todos os pais ou responsáveis dos 80 alunos para participar do movimento lendo histórias para seus filhos. A casinha fica na área externa do pátio do CEI e estará aberta das 6h às 17h30 para receber as famílias com um mundo encantado de histórias e magia.

Fonte: Solange Dias de Aragão, diretora (3323-2532)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Cerest apresenta balanço de contas para o CMS

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) faz uma apresentação de contas relativas a 2012 e 2013 para o Conselho Municipal de Saúde (CMS), que promove mais uma reunião com os conselheiros nesta quarta-feira, dia 11. O encontro será, às 19h, na sede da Escola Técnico do Sistema Único de Saúde (SUS Blumenau), na rua Dois de Setembro, 1.510, no bairro Itoupava Norte. Além da aprovação de atas, também será apresentado o calendário de atividades da entidade para o ano que vem.

O CMS é um órgão com poder deliberativo onde discute, avalia e acata as mudanças em todos os setores públicos da Saúde, em especial na votação das políticas assistenciais que são exclusivas à melhoria do atendimento e prestação de serviço de toda rede pública do município. Visa também aprovar novas diretrizes e normativas ligadas às mudanças na estrutura das unidades de Saúde, incluindo a ampliação de horário de funcionamento e construção de mais postos de Saúde. O objetivo do Conselho é prioritariamente desenvolver ações em benefício do município.

Fonte: Bernard Van de Meene, presidente do Conselho (3322-2604)

Maria Regina de Souza Soar, secretária de Saúde (3381-6002) e

Jussara Heemann, Conselho Municipal de Saúde (3326-6944)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Natal nos Bairros vai ao Passo Manso nesta quinta-feira

Na próxima quinta-feira, dia 12 de dezembro, a Magia de Natal itinerante encantará mais uma parte da cidade de Blumenau. O evento Natal nos Bairros visitará a Escola Básica Municipal Annemarie Techentin, no bairro Passo Manso. Às 19h30, a Banda Municipal de Blumenau, se apresentando em sua versão natalina, Banda Noel, abre o espetáculo com repertório especial, que promete marcar o natal daquela comunidade.

Após a Banda Noel, quem sobe ao palco são os grupos da Fundação Pró-Família que participam do projeto Dança nos Bairros. As apresentações culturais serão seguidas pela chegada, em carro aberto, do Papai Noel. O bom velhinho conversará com todos e distribuirá balas aos pequenos. O evento será encerrado por um belíssimo show pirotécnico que, segundo Elson Campos Ferreira, diretor de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo e coordenador do projeto, dura pouco mais de 3 minutos.

O Natal nos Bairros no Passo Manso estava programado para a última quinta-feira, dia 5, mas devido à forte chuva ocorrida na data, o evento não pôde ser realizado. Na ocasião, a Defesa Civil solicitou que as apresentações fossem canceladas, pois havia risco iminente de inundação da escola. A Secretaria de Turismo e o Parque Vila Germânica, organizadores do natal itinerante, fizeram questão de encontrar nova data. “Todos estavam esperando com tanta ansiedade por esse show, não podíamos despontá-los”, explica Elson.

A Magia de Natal itinerante, o Natal nos Bairros, conta com o apoio do Seterb, da Polícia Militar, da Fundação Cultural e do Pró-família. O projeto faz parte da Magia de Natal, que é patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, Ministério da Cultura e Governo Federal e recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau.

Fonte: Elson Campos Ferreira, diretor de Planejamento e Promoção da Secretaria de Turismo de Blumenau (3381 7723 / 9977 9848)

Assessora de Comunicação: Ana Matesco (3381 7730 / 9618 1267)

Remadores fazem travessia histórica de Navegantes a Blumenau

Os remadores Roque Ricardo Zimmermann, Gabriel A. Paulo, Jean P. Scherer e Ronivaldo de Lei de Andrade, integrantes do Clube Náutico América (CNA) de Blumenau, fizeram, neste domingo, dia 8 de dezembro, uma travessia inédita na história do CNA. A guarnição, no barco Quatro Sem Timoneiro, saiu de Navegantes por volta das 5h30 do domingo e subiu o rio Itajaí-Açu até chegar na sede do Clube, no centro de Blumenau, exatamente às 12h45.

O percurso foi concluído no tempo total de 6h23min, sendo que, segundo o técnico Guido Daniel Guenther, que acompanhou todo o trajeto de aproximadamente 65 quilômetros em uma lancha, 5h22min foram de remadas. “As condições climáticas foram as melhores possíveis, visto que fomos poupados da presença do sol e do calor que poderiam causar fadiga”, explicou Guenther. Segundo ele, a travessia durou um pouco mais do que o esperado apenas em função da correnteza do rio depois da chuva dos últimos dias.

Ao chegar no Clube, Guido conta que o grupo foi recebido com uma queima de fogos de artifício e também com um delicioso churrasco. “Na ocasião, muitas histórias sobre o feito recém realizado puderam ser contadas”, lembrou o técnico, contente por tudo ter dado certo. No histórico do CNA, constavam apenas três travessias já realizadas, porém, todas elas no sentido oposto, saindo de Blumenau rumo a Navegantes. Esta foi a primeira vez na história do América que remadores fizeram o trajeto inverso.

Fonte: Guido Daniel Guenther, técnico (9977-1192)

Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri (9968-9871)

Blumenauenses vencem duas categorias no troféu Guga Kuerten

Foi realizada na noite da última quinta-feira, dia 5, em Florianópolis, a grande final e entrega do troféu Guga Kuerten. O troféu, criado em 2011, premia, anualmente, atletas, entidades, técnicos, árbitros e equipes catarinenses que tiveram destaque especial ao longo do ano. Seis blumenauenses, sendo duas equipes, três atletas e um árbitro concorreram ao prêmio e dois deles voltaram para casa como os melhores de 2013.

Jucian Rafael Alcântara Pereira, do atletismo de Blumenau (AABLU/ FMD/ UNIMED/ Blucredi/ PAC Pizza/ Body House/ Academia Chicão), indicado ao título pelo Conselho Estadual de Esporte (CED), foi consagrado como melhor atleta catarinense do ano. O outro troféu que veio para Blumenau foi com a equipe masculina de menores de xadrez, que participou dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) entre agosto e setembro e, no troféu, foi considerada a melhor equipe de 2013.

Fonte: Renan Levy da Costa, técnico xadrez (9951-1370); James Wilson Curtipassi, técnico Jucian (9905-7637);

Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri (9968-9871)

Temporada Blumenauense de Teatro resgata contos de Natal

O Grupo de Teatro da Casa apresenta a comédia A História do Natal na Temporada Blumenauense de Teatro, dias 13, 14 e 15 de dezembro, às 20h, no Cine Teatro Edith Gaertner da Fundação Cultural. A peça leva ao palco duas contadoras de histórias que tiram das malas aventuras recolhidas mundo afora. Desta vez elas se preparam para contar a história mais famosa do mundo, cheia de amor e esperança. Sob um olhar cômico e divertido, retornam ao tempo para recontar os fatos e acontecimentos natalinos tradicionais.

O grupo atua desde 2009 quando passou a dedicar-se à produção de espetáculos que trabalham com a linguagem da comédia e do teatro popular. Já encenou os seguintes espetáculos: “O Fantástico Mistério de Feiurinha” (2009), “Arlequim, O Guarda de Honra” (2010), “Quem comeu as historinhas?” (2010), “Comédia Café” (2011), “Que História Contaremos Hoje?” (2011), “Uma História Mais Ou Menos” (2011), “Quem Pegou a Minha Garrafinha?” (2011), “A Farsa do Advogado Pathelin” (2012), “O Traje da Rainha” (2013) e “Aos 15” (2013).

Foi premiado pelo Ministério da Cultura com Jovem Empreendedor da Cultura (2012) e Melhor Espetáculo para “Arlequim, O Guarda de Honra” (2010). Participou do Circuito do Consórcio Ammvi (2012), Temporada Blumenauense de Teatro (2012), Festival de Inverno de Gaspar (2011 e 2012), 23º, 24º, 25º e 26º Edições do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (2010, 2011, 2012 e 2013), Projeto Dramaturgia: Leitura Em Cena” – Sesc (2011), I e II FET – Festival Estudantil de Teatro de Gaspar (2010 e 2011), 19º Festival de Esquetes da Cidade de Taió, IV e V Festival de Teatro Estudantil de Rio do Sul (2009 e 2010).

Saiba mais 

Espetáculo: A História do Natal (drama/comédia/conto)

Direção: Natália Curioletti

Dias: 13, 14 e 15 de dezembro

Horário: 20h

Local: Cine Teatro Edith Gaertner da Fundação Cultural (Rua XV de Novembro, 161, Centro)

Faixa etária indicativa: Livre

Duração do espetáculo: 25 minutos

Capacidade de público: 300

Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Fontes: Michelle D. Pottratz, gerente de Promoções e Eventos, Fundação Cultural de Blumenau (47 3381-6193), Natália Curioletti, diretora teatral (47 9936-2407), Mock, coordenadora da TBT (47 8864-0434)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-9689)

Parque da Leitura fecha o ano em grande estilo

Em meio aos livros, a sombra da árvore e integrado com um belíssimo repertório de músicas natalinas da Banda Musical da Escola Anita Garibaldi, a última edição do Parque da Leitura de 2013 fechou em ótima forma o seu calendário, sábado, no Ramiro Ruediger.

Adultos, crianças, ciclistas e famílias que foram ao parque se exercitar, ao descansar o corpo puderam exercitar a mente com contos, poesias, revistas, cordel, livros de imagens e livros para bebês. “Emocionante, gratificante… é um evento para ficar no coração e na alma”, destaca a diretora da Escola Anita Garibaldi, Lucilene Schmitt.

“O Parque de Leitura passa a ser aos frequentadores do Ramiro Ruediger um espaço também para o exercício da mente”, afirma a coordenadora do projeto Patricia Constâncio. Famílias de leitores organizam suas agendas de lazer considerando o calendário das edições na certeza que terão sempre um novo livro para acessar, edições recentes de revista para ler e novas histórias narradas na voz da contadora de histórias Schirlei Dickmann.

Simone Genske, mãe do pequeno Yuri, afirma que a experiência foi poética e que adorou participar deste momento na companhia de pessoas especiais, referindo-se às histórias em que o Yuri ouvia comemorando com palmas, e amigas que lhe acompanhavam no parque.

Fonte: Patricia Constâncio, coordenadora do Parque da Leitura (47 3381-6190 / 3381-6193 / 9989-8040)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 8814-0716 / 9977-9689)

Motoristas são notificados em blitz de trânsito por dirigem alcoolizados

Na noite desta quinta-feira, dia 5, a Guarda Municipal de Trânsito (GMT) promoveu uma blitz juntamente com a Polícia Militar. A operação começou por volta das 20h30 e durou oito horas e meia, encerrando às 5h da manhã de hoje, dia 6. Ablitz ocorreu na rua Engenheiro Udo Deeke, bairro Salto do Norte, próximo ao Celeiro do Vale, e teve como principal objetivo combater a embriaguez ao volante, que é uma das causas de boa parte dos acidentes que acontecem no perímetro urbano de Blumenau.

Durante a operação, 13 motoristas foram submetidos ao exame de alcoolemia (bafômetro), sendo que oito exames apresentaram resultado positivo. Os oito condutores foram notificados por dirigem alcoolizados, sendo que quatro deles foram encaminhados à Central de Polícia em virtude do resultado do exame ser superior a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido, configurando crime de trânsito. O diretor de trânsito do Seterb, Diogo dos Santos, reforça que a Guarda Municipal de Trânsito, em conjunto com a Polícia Militar, continuará desenvolvendo operações como esta, com o intuito de não só combater as infrações de trânsito, mas a embriaguez ao volante. “Os motoristas precisam se conscientizar de que álcool e direção não combinam, e que embriaguez é uma das principais causas dos acidentes de trânsito”, assegura ele. “Dirigindo alcoolizado, o motorista não só coloca em risco a vida dele como a de outras pessoas”, finaliza. A multa para quem dirige embriagado é de R$ 1.915,40.

Fonte: Diogo dos Santos, diretor de trânsito (3381-7744)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

Blumenau troca experiências de soluções para as cidades

Blumenau vai novamente marcar presença em Seminário em Curitiba. Desta vez abordando Soluções para cidades: ruas do futuro. A promoção acontece nesta terça-feira, dia 3, no Auditório do Sebrae paranaense. Destaque para o papel das vias na qualidade de vida de uma cidade. Na oportunidade, o secretário de Planejamento Urbano, Alexandre Gevaerd, vai falar sobre a Reurbanização de Blumenau: como se iniciou a transformação da cidade.

Gevaerd e técnicos da Seplan vão mostrar as melhorias feitas na rua XV de Novembro – uma inovação, em 1999, em nível nacional; a Beira-Rio, Floriano Peixoto, Sete de Setembro, Curt Hering e Alameda Duque de Caxias. Destaque para o projeto da rua Capitão Euclides de Castro (rua do Brueckheimer) – que será o primeiro calçadão de Blumenau.

Também farão parte da explanação os passeios do PAC e a nova sistemática de mobilidade urbana, que vai estimular os motoristas a deixarem o carro em estacionamentos e seguirem a pé, pelo centro da cidade.

O Seminário terá ainda exposição e debate sobre os seguintes temas: Instituto Soluções para Cidades e o Projeto Ruas do Futuro; A importância do pavimento para a arquitetura das cidades; Pavimento e Meio Ambiente: como melhorar esta relação; Pavimento Intertravado como solução para vias urbanas em Porto Alegre/RS; Traffic Calming: a influência do pavimento na segurança viária; e, Obras de Pavimentação: aspectos sociais e operacionais. A realização é do Instituto Soluções para Cidades, da capital paranaense.

Fonte: Alexandre Gevaerd, secretário de Planejamento Urbano PMB (3381 6971)

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (3381 6197 e 9977 9840)

Mostra Cultural exibe talento de idosos, crianças e adolescentes

Quatro dias mais do que especiais estão programados para esta semana, entre a terça e a sexta-feira, dias 3, 4, 5 e 6 de dezembro. Nestes dias, a Fundação Pró-Família vai realizar mostras culturais onde mais de 2 mil idosos, crianças e adolescentes que participam das aulas oferecidas pela entidade, se apresentarão gratuitamente para o público, no setor 1 do Parque Vila Germânica. Na terça-feira, dia 3, será a vez dos idosos, e nos outros dias, crianças e adolescentes do projeto Dança nos Bairros comandam a festa, que vem sendo ensaiada desde julho.

Com o tema “Os ritmos do Brasil”, aproximadamente 300 idosos, por meio do programa Pró-Idoso, vão se apresentar no primeiro dia da Mostra Cultural – terça-feira. As apresentações, que começarão às 19h, abrangerão as cinco regiões do Brasil, regadas a Forró, Frevo, Maculelê, Samba-Reggae, Carimbo, Siriri, Maracatu, Rock and Roll, Samba e Ritmos Gaúchos. A entrada será gratuita e toda a comunidade é convidada especial da Pró-Família. No mesmo dia, também serão empossados Jaci e Antônia Maria Pereira, eleitos Rei e Rainha da Terceira Idade no início de novembro.

Nos outros três dias, as crianças e adolescentes, através do programa Dança nos Bairros, terão a oportunidade de mostrar o seu talento em espetáculos que prometem animar quem os prestigiar. Com o tema “Retrospectiva 20 anos”, já que o programa completou 20 anos em 2013, cerca de 1,8 mil alunos da Fundação participarão das apresentações. O programa é desenvolvido em vários bairros de Blumenau de forma gratuita, procurando favorecer tanto o lado artístico como o lado criativo dos participantes. As apresentações começarão às 19h30, também no setor 1 do Parque Vila Germânica, e a comunidade é novamente convidada a comparecer.

Fonte: Karin Zadrosny Gouvêa da Costa, presidente Pró-Família (9934-0225); Edite Aparecida Adriano, diretora de programas Pró-Família (9968-9825); Maria Laura Kammer, Coordenadora da 3ª Idade da Pró-Família (9148-9365); Maria Elisabeth Prebianca Godoz, gerente da Criança e do Adolescente Pró-Família (9631-0956)

Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri (9968-9871)

Entidades participam da luta em prol dos direitos dos deficientes

Nesta terça-feira, dia 3, uma mobilização com a participação de diversas entidades do município, além da Secretaria de Saúde, vai trazer à tona a discussão para a necessidade de desenvolver projetos, ações e iniciativas em benefício das pessoas que possuem algum tipo de deficiência. A ação integra os trabalhos em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência que neste dia terá como tema “Acessibilidade, um dia você pode precisar”.

O evento será na Praça Dr. Blumenau, no Centro, das 9h às 16h, com a apresentação em áudio visual dos trabalhos realizados em Blumenau pelas instituições que desenvolvem um trabalho de cunho social e humanitário. Neste dia, vão participar da ação a Associação Blumenauense Deficientes Físicos (Abludef), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação dos Cegos do Vale do Itajaí (Acevali), e ainda com a presença da Associação Blumenauense Amigos Deficientes Auditivos (Abada).

Participação
A proposta do Governo Municipal, através da Secretaria de Saúde com o apoio das entidades, é buscar a aproximação da população no sentido de alertar quanto à dificuldade na acessibilidade dos indivíduos com algum tipo de deficiência no município, incluindo ainda promover a inclusão destes indivíduos que precisam de atenção em toda a rede de Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o evento desta terça-feira vai contar com apresentação de filmes, banners, faixas com os temas envolvidos, além de material educativo e informativo e apresentações artísticas das próprias entidades participantes.

Segundo o Censo Demográfico de 2010, Blumenau possui um total de 42.060 indivíduos com algumas das características que representam pessoas com deficiência. O número representa um percentual de 13,61% da população do município.  De acordo com o responsável pela Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência em Blumenau, Marco Antonio Bottós, a mobilização neste dia representa um chamamento para que entidades e comunidade trabalhem em conjunto para a construção e viabilização de projetos e iniciativas que beneficiem direta ou indiretamente as pessoas com deficiência na cidade.

Fonte: Marco Antonio Bottós, responsável pelo evento (9222-3343)
Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Seterb aplica multa de R$ 20 milhões ao Consórcio Siga

O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes de Blumenau (Seterb), responsável pela fiscalização do transporte coletivo urbano do município, notificou o Consórcio Siga por descumprimento das obrigações previstas no contrato de concessão. As penalidades estão relacionadas com a idade média da frota, que ultrapassa a idade média máxima de seis anos; e com a idade máxima dos veículos da frota, que está acima da permitida devendo ser inferior a dez anos para veículos convencionais e de 12 anos para os veículos articulados. Por conta disso, o somatório das multas ao Consórcio Siga chega a R$ 20.022.852,47, sendo que a dívida deve ser quitada em no máximo 30 dias do recebimento da notificação. Além do mais, o Siga também está sendo advertido por pendência de relatórios, ausência das certidões negativas, inexistência de garantia de execução das obrigações e ausência de relatórios financeiros. O consórcio terá 180 dias para regularizar esses itens.

A aplicação das multas e advertências ao Consórcio Siga surgiram através de três processos administrativos que constataram o descumprimento de obrigações previstas no contrato de concessão nº 224/07. Em relação à idade média da frota, por exemplo, a idade média máxima permitida em contrato é de seis anos, conforme cláusula 8ª, parágrafo 5º. Atualmente está em 7,61 anos. Esta situação foi constatada durante todo o contrato, inclusive desde o primeiro mês de serviço, onde a idade média da frota contava com 7,25 anos. E devido ao descumprimento desta cláusula, o Siga está sendo multado em R$ 2.418.297,44.

Em razão da existência de 73 veículos da frota com mais de 10 anos operando no transporte coletivo da cidade, desrespeitando a cláusula 8ª, parágrafo 4º, do contrato que obriga a concessionária a manter a idade máxima dos veículos da frota inferior a 10 anos para veículos convencionais e de 12 anos para os veículos articulados, o Seterb aplica R$ 17.604.555,03 de multa ao Consórcio Siga. O descumprimento desta cláusula por parte do Consórcio Siga ocorre desde o início do contrato, em novembro de 2007, quando parte da frota já tinha mais de 10 anos de atividade. O Seterb determinou prazo de 180 dias para que o Siga regularize a situação. O não cumprimento destas obrigações pelo Consórcio Siga pode gerar na caducidade do contrato de concessão.

Fonte: Sérgio Chisté, presidente do Seterb (3381-7012)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991) 

CEI Maike Andersen Deeke trabalha espírito solidário das crianças

Nesta quarta-feira, dia 4 de dezembro, os alunos do Centro de Educação Infantil (CEI) Maike Andersen Deeke vão presentear os profissionais que fazem a coleta do lixo na unidade. A atividade faz parte de um trabalho desenvolvido no sentido de despertar o espírito solidário das crianças, mostrando a importância não só de ganhar, mas também de dar presentes. Além disso, a ação tem por objetivo agradecer o relevante serviço prestado pela equipe, que é formada por três pessoas.

A coordenadora pedagógica do CEI, Carla Maria Suski, explica que todas as vezes que o caminhão do lixo passa para recolher o material descartado pela unidade as crianças recepcionam os profissionais no portão. “É sempre uma festa. Eles criaram um laço de amizade”, comenta. A partir dessa importante ligação emocional, as professoras iniciaram um trabalho voltado à solidariedade e sugeriram montar uma cesta de Natal para cada servidor, como uma forma de agradecer pelo trabalho deles.

Cada criança que desejou trouxe um presente para montar a cesta e a diretora conta que “elas ficaram tão entusiasmadas que mesmo antes de mandarmos bilhete para casa as crianças já estavam trazendo itens para presente-a-los”, diz a diretora Márcia Rothbarth. A entrega das cestas acontece na quarta-feira pela manhã, período em que os profissionais passam pelo local. O CEI Maike Andersen Deeke está localizado na rua Elke Hnsen, n° 107, no bairro, Badenfurt.

Fonte: Carla Maria Suski, coordenadora pedagógica; Márcia Rothbarth, diretora (3334-1917); Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Matrículas na rede municipal iniciam na segunda-feira

Inicia hoje, dia 2, e segue até sexta-feira, dia 6, o período de matrículas na rede municipal para o próximo ano letivo. No ensino fundamental haverá, ainda, uma segunda etapa entre os dias 3 e 7 de fevereiro de 2014. Vale lembrar que, nos CEIs, as intenções de vaga podem ser efetuadas durante todo o ano letivo.

O horário de atendimento para efetuar a matrícula é o mesmo de funcionamento da secretaria de cada unidade. Informações como documentação necessária, composição de turmas e os critérios para a matrícula constam nos editais disponíveis no site da Prefeitura, na página da Secretaria de Educação, no link “Editais, Normativas e Portarias”.

O ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) será oferecido nas Escolas Básicas Municipais Professora Adelaide Starke (rua São Bernardo, no bairro Itoupava Norte) e Alberto Stein (rua General Osório, no bairro da Velha). As aulas serão realizadas no período noturno e os interessados devem procurar a secretaria da unidade onde deseja estudar para obter mais informações sobre a matrícula. A idade mínima para ingresso é de 15 anos na data da matrícula.

Fila única – educação infantil

É importante destacar que em 2014 entra em vigor o programa Fila Única. Nele, o cadastro de intenções de vaga para a educação infantil será organizado por ordem cronológica de inscrição, considerando a data e a hora em que ela foi efetivada. Com o Fila Única, os 77 CEIs foram divididos em 12 regiões.

Cada criança poderá ser inscrita em até duas regiões de intenção de matrícula, optando por um local próximo à residência onde ela mora ou perto do local de trabalho dos pais. Ela poderá ocupar uma colocação na lista de espera de uma unidade e outra colocação em outra unidade, podendo estar cadastrada em vários CEIs das duas regiões indicadas.

Outra novidade para o próximo ano será a forma de acompanhamento da posição da criança na lista de espera. A partir de 2014, os pais poderão consultar através da internet a colocação de seu filho na lista de espera. Para isso, bastará ter em mãos o número de protocolo que será entregue no ato da inscrição no programa.

Fonte: Helenice Luchetta, secretária de Educação: Talita Catie (9254-7575)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Guarda de Trânsito registra 45 acidentes de trânsito no final de semana

Neste final de semana o setor de plantão da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) registrou 45 acidentes de trânsito no perímetro urbano de Blumenau. Destes acidentes, 20 pessoas ficaram feridas e um veículo foi apreendido. Além disso, três motoristas envolvidos nos acidentes foram encaminhados à Central de Polícia por dirigirem seus veículos alcoolizados. Dois deles passaram pelo exame de etilometria, constatando a presença de álcool no organismo. Outro motorista rejeitou realizar o exame, porém por estar em visível estado de embriaguez foi levado à Central de Polícia para os procedimentos legais.

Ainda na sexta-feira, dia 29 de novembro, a GMT realizou duas blitze na cidade. As ações ocorreram nas ruas Paul Fritz Kuehnrich (Via Expressa) com Fritz Koegler, das 9h às 12h, e Itajaí, próximo ao º 5707, das 14h às 18h. Cerca de 230 veículos foram fiscalizados nas operações, gerando a emissão de 59 notificações, retenção de 10 licenciamentos (CRLVs) e quatro CNHs, bem como a remoção de 18 veículos ao pátio do Seterb. Nas duas ações, a GMT contou com o apoio da Polícia Militar.

Transportes especiais

O setor de transportes especiais do Seterb tem acompanhado as blitze promovidas pela GMT em parceria com a Polícia Militar para fiscalizar táxis, veículos de fretamentos e transportes escolares. Somente no mês de novembro, o setor abordou um total de 98 veículos, sendo 79 táxis, oito veículos de fretamentos e 11 de transportes escolares. Destas abordagens, oito notificações leves foram aplicadas e nenhum veículo precisou ser apreendido. O setor continuará acompanhando as blitze com o intuito de fiscalizar e conscientizar os que conduzem os veículos de transportes especiais.

Fonte: Ivonei Leite, Chefe da Guarda de Trânsito (3381-7752); Lairto Leite, Diretor de Transportes do Seterb (3381-7011)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

Blumenau vence os Jogos Abertos de Santa Catarina

Depois de permanecer quase todos os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em segundo lugar, Blumenau comemora, depois de quatro anos, o título de campeão geral. É o 40º título, em 53 edições, da cidade mais vitoriosa da historia dos Jasc. A virada de Blumenau sobre Itajaí, que vinha em primeiro lugar durante toda a competição, começou na sexta-feira, 29, penúltimo dia de competições e foi sedimentada neste sábado, quando os atletas blumenauenses conquistaram importantes resultados. Ao final, Blumenau somou 312 pontos, 46 a mais do que o segundo colocado. Houve comemoração assim que terminaram os jogos, no início da noite deste sábado. O prefeito Napoleão Bernardes cumprimentou e agradeceu o esforço dos atletas e dirigentes esportivos, acreditando que este resultado deve incentivar jovens atletas, crianças e adolescentes que participam dos programas do esporte de base da Fundação Municipal de Desportos (FMD), à prática saudável das diversas modalidades esportivas.

Com 12 troféus, Blumenau somou 312 pontos contra 266 de Itajaí. Florianópolis, Joinville e Chapecó completam os cinco primeiros colocados. Blumenau não vencia uma edição dos Jasc há quatro anos. Para Sérgio Galdino, presidente da FMD, a decisão de trazer os Jogos para Blumenau se mostrou acertada também na questão competitiva. “As equipes disputando em todas as modalidades e o apoio da torcida, dos familiares dos atletas, foram pontos importantes para a reconquista do título”, avaliou. Ele recordou que os Jasc deixam na cidade novos ou melhorados equipamentos esportivos, que agora serão aproveitados por atletas de base ou mesmo para o lazer da comunidade.

O prefeito Napoleão lembrou a decisão de sediar os Jogos Abertos. Com a desistência de Joinville, que seria a sede deste ano, Blumenau se colocou à disposição do Governo do Estado para colaborar. O ótimo equipamento desportivo que a cidade contém, com ginásios e demais locais de competição espalhados por clubes sociais, permitia encarar o desafio. “Nosso intuito maior é o legado que os Jasc deixam na cidade, desde reformas de espaços desportivos à construção da pista de bicicross, até o exemplo de práticas saudáveis para os mais jovens”, ressaltou o prefeito, que durante os dez dias conseguiu acompanhar algumas disputas de diferentes modalidades. Ele fez questão de elevar a dedicação de todos aqueles que fazem do esporte o seu dia a dia na cidade, a maior campeã dos Jogos Abertos de toda a história.

Fonte: Sérgio Vieira Galdino, presidente FMD (9973-0221)

Diretor de Imprensa: Fabrício Wolff (9977-9838)

Blumenauenses colocam SC em 3° nas Paralimpíadas Escolares

Os sete paratletas e três técnicos que representaram Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares já estão em casa. Trazendo na bagagem seis medalhas, três de ouro e três de prata, e uma boa pontuação em todas as provas disputadas, eles comemoram a contribuição dada para o Estado alcançar o terceiro lugar geral na maior competição paralímpica do planeta. Santa Catarina fechou os jogos com 118 medalhas, 364 pontos e com os títulos inéditos de campeão geral nas modalidades de Tênis de Mesa, Atletismo e Bocha. O evento foi realizado entre os dias 20 e 30 de novembro, em São Paulo.

Para a coordenadora de paradesporto escolar de Blumenau e técnica da equipe catarinense de Tênis de Mesa, Giselle Margot Chirolli, os atletas blumenauenses deram um verdadeiro show de superação. “Todos os nossos paratletas pontuaram em suas respectivas provas e jogos ajudando nosso estado a conquistar este título”, fala ela entusiasmada ao destacar essa grande conquista, que prova a força do paradesporto do Estado no Brasil. As competições reuniram cerca de 1.300 atletas, de 12 a 20 anos, de 25 estados do Brasil, mais Distrito Federal. Além disso, o evento contou ainda com a participação de vinte e dois atletas do Reino Unido.

O excelente resultado dos blumenauenses mostra a importância do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Blumenau e a Associação Paradesporto Escolar de Blumenau, através do projeto Paradesporto Escolar, que incentiva a prática esportiva entre os alunos deficientes. Um investimento que dá resultados que vão muito além dos muros das escolas onde esses jovens estão inseridos. São resultados para a vida, onde conquistar medalhas é só um passo em meio a tanta superação. Suzana Nahirnei, deficiente física, é um exemplo disto. Ela venceu as disputas no lançamento de dardo e no arremesso de peso se consagrando bicampeã nas duas provas. A jovem conquistou ainda a prata nos 100 metros rasos.

Já o paratleta Airton Arnoldo, deficiente visual, também mostrou sua força e dedicação para com o esporte. Ele entra para a história como o campeão brasileiro de 2013 dos 400 metros rasos. Airton voltou para casa ainda com duas medalhas de prata: uma na prova dos 100 metros e outra no salto em distância. O atleta Joalisson dos Santos, com paralisia cerebral, da Escola Básica Municipal Professora Norma Huber, foi convocado para o evento nas modalidades de Futebol de Sete e Tênis de Mesa e suou ponto a ponto e foi decisivo para Santa Catarina conquistar o título geral no atletismo. A iniciante Fernanda Vogt – síndrome de down – não se intimidou com a grandiosidade da competição. Ela caiu na água e mostrou a força dos atletas blumenauenses fechando as disputadas na modalidade de natação com o quarto lugar na prova de 50 metros livre. “Nossos paratletas se esforçaram, batalharam e lutaram se superando a cada ponto. Provaram que não existem limitações para as crianças do projeto e do paradesporto Catarinense” afirma Giselle. A festa da delegação blumenauense foi animada pela banda Viva Noite, do programa Pânico da TV, quando todos os atletas se reuniram e, bastante empolgados, curtiram a cerimônia de encerramento.

 

Atletismo:

Suzana Nhirnei (DF) – Ouro no Lançamento de dardo; Ouro no Arremesso de peso; Prata nos 100 metros rasos.

Airton Arnoldo (DV) – Ouro nos 400 metros; Prata nos 100 metros rasos; Prata no Salto em distância.

 

Natação:

Alexandre Cunha (DI) – 7º lugar

Fernanda Vogt (Síndrome de Down) – 4º lugar

 

Tênis de Mesa:

Joalisson dos Santos (DF) – 5º lugar

Taisa Puff (DF) – 5º lugar

 

Futebol de Sete:

Julio César Batista Ramalho (DF) – 7º lugar

Joalisson dos Santos (DF) – 7º lugar

 

Fonte: Giselle Margot Chirolli, coord. de paradesporto da Prefeitura (3381-7036)Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Pista Municipal de BMX é entregue aos blumenauenses

Na manhã deste sábado, dia 30, ocorreu em Blumenau a cerimônia de entrega da Pista Municipal de BMX (Bicicross). O evento aconteceu minutos antes do início das finais da modalidade na 53ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Construída em uma área de cinco metros quadrados na rua 1º de Janeiro, no bairro Itoupava Norte, a pista possui aproximadamente 300 metros de comprimento e nela foi efetuado um investimento total de R$ 80 mil. Um dos bons legados do Jasc para a cidade, o recurso para a construção da pista no local veio através do repasse de R$ 1,5 milhão que o município recebeu do Governo do Estado de Santa Catarina, ao ser escolhido como cidade-sede dos jogos. Autoridades municipais marcaram presença na cerimônia, que teve como objetivo formalizar a entrega da pista a comunidade blumenauense, que já poderá usufruir do espaço após o término dos jogos. O lugar deve se transformar em um grande parque de lazer.

O secretário municipal de planejamento, Alexandre Gevaerd, destacou a importância da construção da pista para Blumenau. “Ficamos contentes que por conta dos Jasc conseguimos implantar na cidade um equipamentos de lazer que ainda não existia”, afirmou. Sérgio Vieira Galdino, presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD), comemorou essa grande conquista. “Este é um legado que vai ficar para a comunidade. É um equipamento nosso e esperamos que com isso Blumenau possa um dia se consolidar neste esporte”, destacou.

O vice-prefeito Jovino Cardoso Neto também esteve presente na cerimônia e ressaltou que com este novo local para a prática do esporte quem sai beneficiado é o blumenauense. “A comunidade ganha mais um espaço para o lazer. Tudo mais que será investido aqui será em prol dos blumenauenses”, afirmou. O terreno onde foi construída a pista é uma área de posse da Prefeitura Municipal de Blumenau, que possui, no total, 50 mil metros quadrados. O município visa transformar o local em parque nos moldes do Ramiro Ruediger e começa a elaborar o projeto para regularizar a área toda. “Pretendemos configurar todo o espaço em um parque de lazer, onde a pista será o destaque”, salienta Galdino.

Fonte: Sérgio Vieira Galdino, presidente FMD (9973-0221)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

Deficientes auditivos contam com teatro especial

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, a Fundação Cultural de Blumenau receberá uma atração especial para marcar a data. A Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos (Abada) apresenta terça-feira, dia 3 de dezembro, às 15h30, o Teatro Surdo. Com 20 integrantes com deficiência auditiva, a iniciativa é inédita e inovadora na cidade, trazendo a inclusão social por meio da cultura. O projeto foi financiado pela empresa Albany e a entrada é franca.

O Projeto Fazendo Arte com Teatro Surdo possibilita às crianças, adolescentes e adultos deficientes auditivos desenvolver talentos na arte, melhorando as formas de interpretação evidenciando a comunidade surda. Esta atividade tem como propósito ultrapassar os muros da entidade saindo em campo com apresentações para disseminar as informações, interação entre surdos e ouvintes, bem como possibilitar a inclusão social dos deficientes auditivos e divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O grupo é composto de uma psicóloga, educadora especial e professora de artes cênicas. Depois da apresentação haverá uma conversa com os integrantes do projeto.

Saiba mais

O que: Teatro Surdo

Quando: terça-feira, dia 3 de dezembro, às 15h30

Onde: Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)

Entrada franca

Fontes: Michelle Pottratz, gerente de Promoções e Eventos (47 3381-6193 / 9226-2642), Nadege Jardim, professora (47 9994-6211), e Abada (47 3340-2463)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-9689)

Fundação Cultural apoia Exposição na Casa do Comércio

As 10 obras classificadas no concurso artístico do Sindilojas serão apresentadas na exposição A Arte na Casa do Comércio, que será aberta ao público terça-feira, dia 3, às 18h30, no Restaurante Escola Senac. Na ocasião também serão entregues os prêmios e certificados aos artistas que tiveram suas obras selecionadas. A promoção marca os 50 anos da entidade, incentiva e valoriza a produção e o talento dos artistas da cidade e região.

Os talentos premiados

Primeiro colocado: Diego dos Santos, com a obra Sindicores/R$ 3 mil

Segundo colocado: Felipe Colvara Teixeira, com a obra Ângulos e Perspectivas/R$ 2 mil

Terceiro colocado: Maristela Silveira, com a obra A Casa/R$ 1 mil

Demais trabalhos selecionados:

Haraldo Dittrich – Arabeskeblu

Ivaldir Zonta Jr. – A Casa

Jean Carlos Ramos – No Bistrô

Marlene da Silveria – Maternidade do Comércio

Ricardo Roberto da Silva – Concretizando

Sonia Baier – Espiral da Vida

Sueli Freygang – Elos

Fonte: Mia Ávila, gerente do MAB  (47 3381-6176 / 9230-7419)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-9689) 

Artistas visuais visitam exposições no MAB

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) e a Associação de Artistas Plásticos de Blumenau (Bluap) foram anfitriões de artistas visuais, curadores, críticos de arte e representantes de associações de artistas plásticos filiadas à Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina (Faapsc). A reunião ocorreu sábado, dia 30 de novembro, na Fundação Cultural de Blumenau.

O encontro foi presidido por Lygia Helena Roussenq Neves, presidente da Faapsc, administradora do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) e crítica de arte. A Bluap esteve representada pela presidente Rosana Dominguez, Sueli Freygang, vice-presidente, Sonia Baier, tesoureira e pelos associados Beliria Boni, Pita Camargo e Mia Ávila, gerente do MAB e diretora secretária da Faapsc. Os participantes e convidados tiveram ainda a oportunidade de visitar as exposições Memória Locus do artista TiroTTi e Vinte e Seis – Menos Um do escultor Pita Camargo.

Lygia Roussenq Neves agradeceu à Fundação Cultural de Blumenau, ao MAB e à Bluap  pela acolhida em espaço tão significativo para ela. Cristina Pretti  presidente da Associação de Artistas Plásticos de Jaraguá do Sul (Ajap) ressaltou a importância de prestigiar a “agradável tarde na companhia de artistas que pensam o futuro das artes em Santa Catarina”.

Fonte: Mia Ávila, gerente do MAB  (47 3381-6176 / 9230-7419)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-9689)

Estação Vila Germânica movimenta ainda mais a Weihnachtsdorf

O Dorfwagen começou a funcionar no último sábado, dia 30 de novembro, e já se transformou numa das atrações mais populares da Weihnachtsdorf. O novo carro da Estação Vila Germânica, inspirado nos brinquedos exóticos que fazem tanto sucesso nos desfiles da Oktoberfest, tem encantado as famílias que passam pela Vila de Natal. O veículo conta com 14 lugares, e em 12 deles, os passageiros podem acionar pedais que fazem mexer os brinquedos decorativos ou acender as luzes que enfeitam a atração.

“O veículo foi originalmente dedicado às crianças, mas a resposta que ele recebe de pessoas das mais variadas faixas etárias é incrível.”, conta Alessandra Klug, gerente de Recepção e Captação de Eventos do Parque Vila Germânica e coordenadora da atração. “Hoje (dia 03) veio uma senhora com um bebê pedindo para sentar ao lado do motorista do carro, pedindo para realizar um sonho dela”, se diverte o senhor Pereira, o motorista do veículo.

Segundo Alessandra, ainda é cedo para dizer se o Dorfwagen tem influência direta no número de visitantes da Weihnachtsdorf, mas a área externa do Parque Vila Germânica pareceu muito mais movimentada assim que o, em português, Carro da Vila começou a funcionar. Os passeios da Estação Vila Germânica são gratuitos e acontecem diariamente das 17h às 22h nos dias de semana e das 11h às 22h nos fins de semana.

A Weihnachtsdorf faz parte da Magia de Natal, que é patrocinada pela Lei de Incentivo à Cultura, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau, Ministério da Cultura e Governo Federal e recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau.

Fonte: Ivone Lemke, Diretora de Eventos e Operações do Parque Vila Germânica (3381 7700 / 9996 3790); Alessandra Klug, Gerente de recepção e Captação de Eventos do Parque Vila Germânica (9613 0575)

Assessora de Comunicação: Ana Matesco (3381 7730 / 9618 1267)

Diretoria de Imprensa Secretaria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Blumenau www.twitter.com/PrefeituraBNU www.facebook.com/PrefeituraBNU www.blumenau.sc.gov.br 47 3381-7527

Deixe uma resposta

inMarket