Notícias de Blumenau e região – 01 á 10 de Junho 2013

Embriaguez é causa de três acidentes neste domingo em Blumenau

Neste domingo, dia 9, a Guarda Municipal de Trânsito registrou 12 acidentes em Blumenau, sendo três deles causados por embriaguez. O primeiro deles ocorreu na rua Bahia, às 5h30.

O motorista, de 57 anos, em visível estado de embriaguez chocou o carro que conduzia em um barranco próximo ao n° 2582. Outro acidente aconteceu às 18h40, na rua São Paulo. Um rapaz de 26 anos, também em visível estado de embriaguez, chocou seu automóvel em uma cerca. Às 22h30, na rua Candelária, um choque de automóveis, seguido de choque em placa de sinalização envolveu um motorista embriagado.

Os acidentes não tiveram vítimas feridas. Os três motoristas realizaram o teste de bafômetro apresentando resultando positivo. Os mesmos tiveram a carteira de habilitação recolhida e foram encaminhados à Central de Polícia para os procedimentos legais.

Um total de 55 acidentes foram registrados pelo setor de plantão da Guarda de Trânsito das 5h da manhã de sexta-feira, 7, às 5h da manhã desta segunda-feira, 10. Com envolvimento de 130 veículos, 15 acidentes foram com vítimas e 19 pessoas ficaram feridas.

Seis testes de bafômetros foram realizados pela Guarda de Trânsito com resultado positivo em quatro deles. Uma colisão frontal envolvendo dois automóveis na manhã de sábado, 8, na rua Bahia, deixou um menino de 2 anos e 5 meses, passageiro de um dos veículos, com ferimentos graves.

O acidente ocorreu por volta das 8h e os dois motoristas, um homem de 23 anos e um de 24 anos, tiveram ferimentos leves. Todos os feridos foram encaminhados ao Hospital Santo Antônio.

Fonte: Ivonei Leite, Gerente da Guarda de Trânsito (3381-7752)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

BLITZ DO SETERB LOCALIZA MOTORISTA COM MANDADO DE PRISÃO

Na abordagem Guarda de Trânsito e a PM observaram que o mesmo estava com mandado de prisão em aberto. Foto Marcelo Martins    
Nesta quinta-feira, 6, a Guarda Municipal de Trânsito realizou mais duas blitze na cidade em parceria com a Polícia Militar. As ações visam orientar e fiscalizar os motoristas. A primeira delas ocorreu na rua Itajaí, no bairro Vorstadt, das 14h às 18h. Cerca de 240 veículos foram abordados na blitz que resultou em 89 notificações, retenção de 17 licenciamentos (CRLVs) e duas CNHs. Além disso, nove veículos foram levados ao pátio do Seterb.

A outra ação ocorreu à noite, das 20h às 24h, na rua Amazonas, bairro Garcia. Os agentes de trânsito abordaram 185 veículos, resultando na aplicação de 71 notificações, retenção de 14 licenciamentos (CRLVs) e uma CNH, além da remoção de oito veículos ao pátio do Seterb. Foi realizado um teste de bafômetro que teve resultado negativo. Durante a blitz, por volta das 22h30, um motorista abordado estava sem documento e se identificou com nome falso. Ao consultar o sistema, a Guarda de Trânsito e a Polícia Militar observaram que o mesmo estava com mandado de prisão em aberto. O homem foi levado para a Central de Polícia e o veículo foi encaminhado ao pátio do Seterb.
 
O setor de plantão da Guarda de Trânsito registrou ainda 14 acidentes nesta quinta-feira, 6, com envolvimento de 43 veículos. Destes acidentes, quatro foram com vítimas e quatro pessoas ficaram feridas. Foram realizados também quatro testes de bafômetros, sendo que dois tiveram resultados positivos. Duas pessoas precisaram ser conduzidas para a delegacia.
 
Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva

Prefeitura registra na polícia danos ao patrimônio público

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Blumenau registrou, em maio último, boletins de ocorrência junto a delegacias de polícia da cidade sobre quatro ocorrências de atos de vandalismo ao patrimônio público. Duas se referem a danos na iluminação pública das ruas Frederico Bohringer e Radialista Rodolfo Sestrem, na Itoupavazinha, e as outras duas referem-se a roubo dos bancos dos pontos de ônibus localizados na rua Amazonas – em frente ao 23o BI (pela segunda vez) e o outro em frente à loja Milium, perto da Souza Cruz.

Nas duas ruas da Itoupavazinha foram depredadas mais de 20 luminárias, quebradas a pedradas. Funcionários que tentavam fazer os necessários reparos e a reposição das luminárias chegaram a ser ameaçados de morte por um grupo local de usuários de drogas. Segundo moradores, é esse grupo que depreda a iluminação pública na região.

Apesar das ameaças, todos os reparos já foram feitos na última sexta-feira, 7. Só nessas quatro ocorrências, o prejuízo aos cofres municipais de Blumenau foi de R$ 7,5 mil. A Prefeitura de Blumenau pede a colaboração da comunidade, para denunciar atos de vandalismo. As denúncias podem ser feitas via Ouvidoria, pelo telefone 156 ou diretamente no Setor de Iluminação Pública, pelo telefone 3326 6881.

Fonte: Nilton Spengler, diretor de Iluminação Pública PMB (3323 9384)

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (3381 6197 e 9977 9840)

Semed recebe cartilhas da Sociedade Brasileira de Cardiologia

A Secretaria de Educação (Semed) recebeu aproximadamente 800 cartilhas da Sociedade Brasileira de Cardiologia direcionadas ao público infantil. Elas tratam de questões como hipertensão, fumo passivo, colesterol, diabetes e sedentarismo nas crianças. O material foi entregue pelo diretor regional da entidade, doutor Siegmar Starke, e será distribuído nas escolas da rede municipal para que os professores possam utilizá-las com os alunos dos anos iniciais.

As cartilhas apresentam informações sobre efeito negativo dos maus hábitos, que expõe crianças e adolescentes a determinados fatores de risco que poderiam ser evitados facilmente se todos tivessem acesso à informação. Para a secretária de Educação, Helenice Luchetta, o material irá contribuir muito para o trabalho na sala de aula. “As escolas estão trabalhando cada vez mais temas como a saúde e a qualidade de vida das crianças. Neste sentido, as cartilhas vão subsidiar o trabalho dos professores”, conclui a secretária.

Fonte: Helenice Luchetta, secretária de Educação (3381-7024)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Semudes e Semed promovem orientações nos CEIs

As Secretarias de Educação (Semed) e Desenvolvimento Social (Semudes) iniciaram nesta segunda-feira, dia 10, orientações aos coordenadores pedagógicos dos centros de educação infantil do município sobre a violência contra crianças e adolescentes. As atividades, que vão até quarta-feira, dia 12, são feitas com a participação efetiva da Diretoria da Criança e do Adolescente (DCA) e da equipe do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). “Essa parceria nos permite trabalhar conjuntamente dentro da mesma demanda, garantindo o desenvolvimento integral das crianças atendidas nos CEIs”, afirma a gerente de Educação Infantil, Cláudia Cristina Augustin.

Temas

Na pauta de discussão, temas como tipos de violência e os sinais e comportamentos expressos por crianças e adolescentes que vivenciam os diversos tipos de agressões. Além disso, durante os três dias será discutido sobre os procedimentos, abordagem e a utilização dos canais de denúncia frente ao problema.

Data: 10/06 – (segunda-feira)

Regiões: Araçá e Guabiroba 

Local: CEI Profª Raquel Wisintainer Soares 

Data: 11/06 – (Terça-feira)

Regiões: Paineira e Ipê 

Local: CEI  Profª Marlise S. Theis 

Data: 12/06 – (Quarta-feira)

Regiões: Senna e Ingá 

Local: CEI Nazaré 

Fonte: Daniela Cardoso, gerência de Proteção Especial (3381-2054)

Marco Antônio Wanrowsky, secretário da Semudes (3381-6607)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Policlínica começa a atender com câmeras de vigilância

A Secretaria de Saúde concluiu na sexta-feira, dia 7, a instalação das 16 câmeras de vigilância no prédio da Policlínica Lindolf Bell. Com isso, o sistema começa a funcionar a partir desta segunda-feira, dia 10. Além da parte interna da unidade de Saúde, foram instaladas câmeras também na parte externa do prédio, incluindo o espaço onde funciona o estacionamento.

O principal objetivo da Secretaria de Saúde é de garantir a segurança dos usuários da Policlínica Lindolf Bell, coibindo a ação de pessoas suspeitas. Os serviços contaram com o apoio da Polícia Militar no suporte ao posicionamento correto dos aparelhos.

Fonte: Maria Regina de Souza Soar, secretária de Saúde (3381-6002)

César do Nascimento, diretor financeiro da Saúde (3381-6033)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Paulo Zimmermann ficará em meia-pista

A Prefeitura de Blumenau informa que a rua Paulo Zimmermann, no centro, será interditada em meia-pista nesta quarta-feira, 12, para desobstrução de tubulação. A interdição será das 7h30 às 12h, para a realização dos trabalhos, pela Secretaria de Serviços Urbanos.

Fonte: Elisbão Antunes, engenheiro Sesur Área III (3381 6154)

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (3381 6197 e 9977 9840)

Análise de rochas modifica trânsito na Água Verde e Fortaleza

Com o objetivo de concluir as obras para implantação da rede de esgoto, conforme cronograma estabelecido junto ao Samae, as rochas encontradas nos bairros Água Verde e Fortaleza vão passar por análise da empresa Foz do Brasil na segunda-feira, 10, das 8h às 17h.

Na Água Verde a rocha fica localizada na rua Frei Estanislau Schaette, entre as ruas Henrique Michels e Doutor Antônio Haffner. Na Fortaleza a intervenção é na esquina das ruas Bruno Hoeltgebaum e Nilton Persuhn. Durante o período será realizada uma perfuração, com o objetivo de quantificar o material que deverá ser utilizado para a detonação das rochas. O local estará sinalizado, indicando o trânsito no sistema “siga e pare”.

Fonte: Sabini Roncaglio – Assessoria Foz (3322 0545 e 8411 2882)

Assessora de Comunicação PMB: Marilí Martendal (3381 6197 e 9977 9840)

Escola Pública de Trânsito visita Escola Profª Áurea Perpétua Gomes

Nesta semana a Escola Pública de Trânsito (EPT) estará por três dias na Escola de Educação Básica Professora Áurea Perpétua Gomes para orientar os 330 alunos sobre comportamento seguro no trânsito. Os trabalhos de conscientização iniciaram hoje, dia 10, com o Teatro de Fantoches. São duas apresentações voltadas para os alunos do 1º ao 4º ano. Uma foi realizada às 9h e a outra será às 13h30. A proposta da atração é educar os pequenos com descontração e divertimento. Durante 20 minutos, seis personagens interagem com as crianças informando sobre o que é certo e errado no trânsito.

Na terça e quarta-feira a EPT vai marcar presença com a palestra “Trânsito + Humano”. Na terça-feira, 11, serão duas palestras destinadas aos alunos do 5º e 6º ano. A primeira será realizada às 8h30 para os estudantes da manhã e a segunda será às 13h30 para as turmas do período vespertino. A mesma palestra será aplicada aos alunos do 7º e 8º na quarta-feira, 12,  às 8h30 para as turmas da manhã e às 13h30 para os alunos do período vespertino. A EEB Professora Áurea Perpétua Gomes está localizada na rua Marechal Rondon, nº 270, bairro Salto do Norte.

Fonte: Fábio Campos da Silva, Gerente da Escola Pública de Trânsito (3381-7007) 

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

Blumenauenses classificados no campeonato paralímpico nacional

Este final de semana foi de vitórias para dois paralímpicos de Blumenau que participaram da primeira etapa nacional do Circuito Caixas Loterias, realizado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), em São Paulo. Suzana Mahirnei, da Semed/FMD, conquistou o primeiro lugar nas provas de lançamento de dardo e arremesso de peso, as duas em que ela competiu. Já o atleta Marques Bruno da Silva Corrêa, da FMD, alcançou o 5° lugar na prova de 400 metros e o 4° lugar na de 800, sua principal prova dentro do planejamento realizado para 2013.

Os resultados garantem aos dois atletas a classificação para a próxima etapa da competição, o que pode levá-los para a seleção brasileira de atletismo paralímpico. Esta foi a primeira competição em nível nacional adulto em que Suzana competiu, por isso o resultado muito especial. Ela é aluna do projeto Paradesporto Escolar, da Secretaria de Educação, e iniciou seu treinamento em 2011. Em 2012, ela conquistou o título de campeã brasileira escolar de atletismo paralímpico. Marques também foi aluno do projeto e neste momento passa por uma transição de provas. Ele, que já ficou entre os três primeiros do Brasil nas provas de 100 metros e salto em distância, trabalha agora para que até o final de 2013 ocupe a mesma posição nas provas de 400 e 800 metros.

Para a coordenadora de paradesporto, Giselle Margot, os resultados mostram que os treinamentos estão no caminho certo e que o projeto Paradesporto Escolar é mais do que um sucesso: é uma fonte de revelação de campeões. “Este trabalho surgiu com o objetivo de desenvolver a coordenação motora de nossos alunos, e em pouco mais de dois anos ele já nos garante ótimos resultados em competições nacionais, como estes obtidos pela Suzana e pelo Marques”, comemora Giselle. Na modalidade de atletismo, o projeto é desenvolvido com o apoio da Associação de Cegos do Vale do Itajaí, da Associação Blumenauense de Deficientes Físicos e da Associação Paradesporto Escolar de Blumenau, bem como do Sesi, da Furb e das academias P-5 e Long Life.

Fonte: Giselle Margot, coordenadora do paradesporto (3381-7036)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Abertas inscrições para o Torneio de Canastra

Nesta segunda-feira, 10 de junho, o Parque Vila Germânica e a Secretaria Municipal de Turismo abre as inscrições para a 3ª etapa do Torneio de Canastra da Cidade de Blumenau. Esta é a terceira das cinco etapas anuais. A primeira delas aconteceu em abril, quando a dupla Adenir e Vitor Marcarini, de Blumenau, ficou campeã, e a segunda foi em maio, com Luiz Gonzaga Oechsler e Nelzir Simon, também de Blumenau, ficando com o 1º lugar. O evento será realizado no dia 29 de junho, sábado, no setor 3 do Parque Vila Germânica, das 13h30 às 22h.

Podem se inscrever duplas de naipe livre, porém, a exigência é de que ambos os participantes precisam ter mais de 18 anos de idade. As inscrições custam R$20,00 por dupla e podem ser feitas até o dia 26 de junho, em horário comercial, no Parque Vila Germânica, nas Farmácias Alvorada, na PróVida Colchões e na Óptica Alexandre. A dupla que participar de, no mínimo, três etapas do torneio, estará automaticamente concorrendo a um sorteio de brindes no último dia do evento. Qualquer informação adicional pode ser obtida através do telefone (47) 3381-7700.

Fonte: Margaret Dias do Nascimento, Coordenadora de Eventos Comunitários (3381-7700)

Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri (9968-9871)

CAMPANHA DO AGASALHO ANIMAL ARRECADA MEIA TONELADA EM RAÇÃO

Sexta-feira, 07/06/2013.

A Campanha do Agasalho Animal realizada em Blumenau resultou na arrecadação de diversos itens que vão servir para garantir a sobrevivência dos animais errantes (sem dono) do município. A Diretoria de Bem Estar Animal contabilizou meia tonelada de ração, 150 peças de roupas, 72 cobertores, 35 peças entre lençóis e toalhas, e 26 potes que podem ser usados para a água ou comida.

A Campanha também arrecadou 20 caminhas, 17 almofadas, cinco caixinhas e uma caixa para transporte de animal, além de 11 brinquedos e três latas decoradas para armazenar produtos. De acordo com o responsável pelo Bem Estar Animal, Eliomar Russi, o resultado foi expressivo em função da participação das entidades como as Organizações Não Governamentais (ONGs) e clínicas veterinárias, por exemplo, como pontos de coleta. “Vamos agora ratear o material arrecadado com as ONGs que vão destinar aos lares mais necessários, principalmente aqueles com a guarda temporária do animal. Esse resultado só foi possível graças ao apoio de todos os setores do município”, diz Eliomar.
 
Assessor de Comunicação: Joni César

Diretoria de Imprensa Secretaria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Blumenau www.twitter.com/PrefeituraBNU www.facebook.com/PrefeituraBNU www.blumenau.sc.gov.br 47 3381-7527

Deixe uma resposta

inMarket