Notícias de Blumenau e região – Dia 22 de Abril 2013

Campanha do Agasalho Animal inicia com 21 postos de coleta na cidade

Um total de 21 estabelecimentos participam da terceira Campanha do Agasalho Animal, que iniciou nesta segunda-feira, dia 22, em Blumenau. Promovida pelo Departamento de Bem Estar Animal para arrecadar desde agasalhos, ração e até casinhas que vão beneficiar e proteger os animais da cidade, a Campanha prossegue até dia 5 de junho.

 

Além de trazer benefício direto aos animais, principalmente para os errantes (sem dono), a iniciativa busca ampliar a discussão e conscientização sobre a importância do trato com o animal.

 

Participam da Campanha as Organizações Não Governamentais (ONGs) e estabelecimentos comerciais, como supermercados, shopping centers, incluindo ainda a participação efetiva das clínicas veterinárias da cidade, agropecuárias e pet shops. A lista completa com os locais para doação pode ser baixada no site www.blumenau.sc.gov.br, link Secretarias/Semus.

A proposta do Departamento de Bem Estar Animal é incentivar a participação da população no movimento, além de ajudar na divulgação do evento com a exposição de cartazes.

Para o diretor de Bem Estar Animal, Eliomar Russi, “Será uma campanha de grande alcance. O objetivo principal é buscar formas de proteger o animal, principalmente nesta época com variações de temperatura, além é claro, conscientizar a população da importância deste ato”, diz Eliomar.

Confira abaixo a relação completa dos locais para doação

Local de doação

Rua

Sementes da Terra

Frei Estanislau Schaette, 1.305 – Água Verde

Giassi Supermercados

São Paulo, 1.277 – Victor Konder

Soc. Espírita Encontro Fraterno

José Deeke, 1.197 – Escola Agrícola

Lights On

João Pessoa, 1.115 – Velha

Ula Corretora de Seguros

São Paulo, 2.922 – It. Seca

Banca 360

XV de Novembro, 366 – Centro

Bicharada Clínica Veterinária

Antônio da Veiga, 464 – Victor Konder

Cia dos Animais

Dr. Pedro Zimmermann, 6.232 – sala 2 – It. Central

Clínica Veterinária Utan

Benjamin Constant, 2.433 – Vila Nova

Hospital Veterinário São Francisco de Assis

República Argentina, 370 – Ponta Aguda

Pet Shop Vida de Cão

Dr. Pedro Zimmermann, 7.880 – It. Central

Planeta Cão Pet Shop

Antônio da Veiga, 679 – Victor Konder

Clínica Veterinária Blumenau

General Osório, 1.450 – Velha

Hospital Veterinário Santa Catarina

Iguaçu, 177 – It. Seca

Hospital de Clínica Veterinária Blumenau

Paraíba, 217 – Victor Konder

Creche 4 Patinhas

Indaial, 99 – Victor Konder

Prefeitura de Blumenau

Victor Konder, 2 – Centro

Diretoria de Bem Estar Animal

Rua Alwin Schrader, 92 – Centro

Shoping Neumarkt Blumenau

Sete de Setembro, 1.213 – Centro

Blumenau Norte Shoping

Rodovia BR-470 – Salto do Norte

Shoping Park Europeu

Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich, 1600 – It. Norte

Fonte: Eliomar Russi, diretor de Bem Estar Animal PMB (3381-6007)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Empresas têm até o dia 30 para se inscrever na 3° edição do selo EDA

As empresas blumenauenses têm até o dia 30 de abril para se inscrever na terceira edição do selo Empresa Destaque no Atendimento (EDA). As empresas interessadas em receber a certificação devem se manifestar junto ao Procon, encaminhando uma solicitação para o e-mail [email protected], a fim de que o órgão de defesa do consumidor avalie o pedido a partir da Lista de Reclamação Fundamentada. No e-mail devem constar informações como: razão social, CNPJ, nome fantasia, responsável, telefone e endereço.

O selo é aberto para todas as empresas e tem como objetivo premiar quem respeita os direitos dos consumidores. As empresas inscritas serão classificadas com base em critérios pré-estabelecidos, tais como o cumprimento de legislação em relação ao Código de Defesa do Consumidor, o número de reclamações junto ao Procon e a consequente rapidez no tempo de solução. As empresas poderão ser certificadas dentro das seguintes categorias:

* Selo Ouro: corresponde àquela empresa que possui o nome na Lista de Reclamação Fundamentada, porém, obedece alguns critérios, tais como um índice acima dos 90% de resolução, rapidez na solução e participação no Mutirão de Conciliação;

* Selo Diamante: entregue para empresas que não tiveram reclamação registrada junto ao Procon no último semestre;

* Selo Excelência: destinado somente para estabelecimentos que mantiveram o selo Diamante pelo período mínimo de dois semestres.

O projeto dos Selos EDA (Ouro, Diamante e de Excelência) é uma iniciativa do Procon de Blumenau, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas e do SindiLojas. O objetivo é levar ao conhecimento da população as empresas e lojas que se destacam pelo bom atendimento a fim de facilitar a decisão do consumidor quanto a onde adquirir o melhor produto ou serviço. Até hoje, mais de 200 selos já foram entregues em diversos estabelecimentos da cidade. A lista completa pode ser conferida em: http://zip.net/btjPvZ

Fonte: Alexandre Caminha, coordenador do Procon (3326-7534)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Pontes do Testo Salto e Itoupava Central recebem manutenção

A Secretaria de Serviços Urbanos da Prefeitura de Blumenau faz nesta terça-feira, 23, a manutenção de uma ponte de madeira na rua Vale do Selke, no Testo Salto. Na quinta-feira, 25, a manutenção será feita em uma ponte inominada que tem acesso pela rua Rio Bonito, na Itoupava Central. Essas manutenções têm a finalidade garantir a segurança dos transeuntes. O investimento nas duas pontes é de R$ 21 mil.

Fonte: Luiz Fernando Procópio Gomes, engenheiro Sesur PMB (3381 6240)

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (3381 6946 e 9977 9840)

Evento cultural marca lançamento oficial da Campanha contra a gripe

A manhã de sábado, dia 20, eternizou um momento especial à equipe do Ambulatório Geral no bairro Progresso com o lançamento oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Blumenau. O ponto alto da cerimônia ficou por conta da participação do coral da Pró-família e Pró-idoso, cantando as músicas Soleado, de Moacir Franco, mais conhecida como De Muito Longe, além da música Anunciação, de Alceu Valença.

Acompanhado pelas autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito, Jovino Cardoso, o presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Oliveira, além do responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes), Marco Antônio Wanrowsky, o prefeito Napoleão Bernardes parabenizou a equipe da unidade de Saúde pela dedicação, além da participação especial do coral.

O prefeito reforçou a importância dos trabalhos que estão sendo realizados na cidade, em especial na posse da nova diretoria do Conselho Municipal de Saúde, cuja meta é melhorar ainda mais os serviços prestados pela rede pública de Saúde. Napoleão Bernardes reforçou no evento a ampliação do horário de atendimento após às 21h pelos Ambulatório Gerais da Velha e Garcia. “A ampliação do atendimento melhora significativamente a qualidade de vida das pessoas. E esse serviço é para todos, sem restrição, independente da região onde mora” disse o prefeito.

Campanha

Neste sábado, 20, dia “D” da Campanha, participaram da vacinação 51 unidades Estratégia Saúde da Família (ESFs), sete Ambulatórios Gerais (AGs) e duas Unidades Avançadas de Saúdes (UAS) das 8h às 17h. Até dia 26 de abril, todas as pessoas acima de 60 anos, crianças que ainda não completaram dois anos de vida e gestantes devem tomar a vacina.

Além deste grupo, devem ser imunizados também os portadores crônicos não transmissíveis, como os doentes respiratórios, cardíacos, hepáticos e doentes renais, além de diabéticos e obesos. Ainda incluem nestes grupos os transplantados e as pessoas que sofrem de imunossupressão.

Fonte: Ivonete dos Santos, gerente Vig. Epidemiológica (3326-6891)
Regiane Gomes, coord. Fiscalização de Estabelecimentos de Saúde (3381-6230 e 3381-6235)

Assessor de Comunicação: Joni César (9977-9837)

Guarda de Trânsito intensificou as blitze no sábado de Stammtisch

Neste sábado de Stammtisch, 20, a Guarda Municipal de Trânsito em conjunto com a Polícia Militar intensificou as blitze na área central de Blumenau. Das 14h às 20h foram realizadas blitze na Avenida Presidente Castelo Branco e na rua Sete de Setembro, com o objetivo de fiscalizar e fazer cumprir a Lei Seca. Nas ações, cerca de 500 veículos foram abordados e realizados oito testes de bafômetros, sendo dois com resultado positivo. Ainda assim, foram expedidas 87 notificações, retidos 23 licenciamentos (CRLVs) e oito CNHs. Além disso, 16 veículos foram removidos ao pátio do Seterb.

Segundo o diretor de trânsito, Edenir Teles, a divulgação antecipada da intensificação das blitze alertou os motoristas para que buscassem alternativas e outros meios de transportes para aproveitarem o Stammtisch. “Recebemos a informação de que alguns grupos de amigos contrataram vans ou micro-ônibus para garantirem o retorno seguro para as suas casas. Isso demonstra que parceria entre a Guarda Municipal, Polícia Militar e organizadores do evento obteve sucesso”, ressalta. Para Teles, as blitze realizadas na área central da cidade permitiram a todos um trânsito mais seguro. “No sábado tivemos o registro de apenas seis acidentes no município”, assegura.

O setor de plantão da Guarda de Trânsito registrou 27 acidentes das 5h da manhã de sexta-feira, 19, às 5h da manhã desta segunda-feira, 22, com vítimas feridas em seis deles. Um total de 83 veículos se envolveram nos acidentes.

Fonte: Edenir Teles, Diretor de Trânsito (3381-7744)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

Mudanças de horários na linha Troncal 15

A partir do dia 29 de abril, a linha Troncal 15 sofrerá alguns ajustes nas faixas horárias de pico. As mudanças são necessárias para evitar a superlotação em trechos do percurso e para adequar o tempo de ciclo das viagens e, desta forma, eliminar o descumprimento ou atraso involuntário de viagens previstas.

As alterações dos horários estão baseadas em pesquisas de demanda realizadas por técnicos do Seterb, no descumprimento causado em decorrência de problemas de operação em alguns trechos da linha no sistema viário, e também nos estudos de expansão e aperfeiçoamento do transporte coletivo. Os novos horários serão válidos de segunda a sexta-feira.

Confira abaixo as mudanças nos horários:

Novos horários Troncal 15

No sentido Terminal Fortaleza/Ponte Tamarindo até ponto Senai (rua São Paulo) serão incluídos os seguintes horários: 07h12 e 07h27.

No sentido Terminal Fonte/Ponte Tamarindo/Terminal Fortaleza será incluído o seguinte horário: 17h05.

Horários que serão alterados no Troncal 15

No sentido Terminal Fortaleza/Ponte Tamarindo/Terminal Fonte os seguintes horários sofrerão alteração: 07h05 para 07h06, 07h12 para 07h14, 07h15 para 07h17 e 07h28 para 07h29.

No sentido Terminal Fonte/Ponte Tamarindo/Terminal Fortaleza: 17h para 16h58 e 17h08 para 17h13.

Fonte: Lairto Leite, Diretor de Transportes do Seterb (3381-7000)

Assessora de Comunicação: Juliana Damian Silva (9629-1991)

Prefeitura reúne agentes de trânsito para discutir projetos

A Prefeitura de Blumenau reúne nesta segunda-feira, 22, os agentes da Guarda Municipal de Trânsito que trabalham à tarde, para ouvir o que eles têm a dizer sobre o sistema viário da cidade. A administração municipal vai apresentar os projetos de obras viárias e também propostas de modificações no trânsito. A reunião será às 14h, no Salão Nobre da Prefeitura, com a participação das secretarias de Planejamento, Serviços Urbanos e Seterb.

Na última sexta-feira, 19, pela manhã, foi a vez de reunir os guardas que trabalham no período da manhã. Eles puderam dar sugestões para melhorar a mobilidade e a segurança na cidade. Para a administração municipal, o encontro foi bastante positivo, com grandes e boas sugestões para serem colocadas em prática ou aperfeiçoadas através de estudos. A intenção da Prefeitura é realizar um encontro desse tipo a cada dois meses.  

Fontes: Alexandre Gevaerd, secretário de Planejamento PMB (3381 6971) e Ivonei Leite, gerente Guarda Municipal de Trânsito (3322 1071)

Assessora de Comunicação: Marilí Martendal (3381 6197 e 9977 9840)

Inicia hoje o Festival Interno de Teatro Infantil do CEI Robert Barth

Inicia hoje, 22, a segunda edição do Festival Interno de Teatro Infantil do Robert Barth (FITIRB). Todas as 165 crianças atendidas no Centro de Educação Infantil Robert Rudolph Barth, acompanhados de seus professores, prepararam diversas apresentações. Para que todos possam se apresentar e assistir as peças ensaiadas pelos amigos, um cronograma foi elaborado (ver abaixo). O FITIRB segue até sexta-feira, 26. O CEI Robert Barth está situado na rua Carlos Duwe, n° 294, no bairro Itoupavazinha.

De acordo com a coordenadora pedagógica da unidade, Raquel Helena Krieger, além de proporcionar alegria e diversão às crianças, o momento possibilita o contato com diferentes linguagens e permite que as crianças representem diferentes papéis, brincando e vivenciando o faz-de-conta.

Confira o cronograma de apresentações:

Segunda-feira – 22/04

14h45 – 2 a 3 anos A – Marcha soldado

15h00 – 4 a 5 anos – Eu sou o mais forte

Quarta-feira – 24/04

09h30 – 3 a 4 anos A – Bruxa, bruxa venha a minha festa

09h50 – 0 a 1 ano A – Sitio do seu Lobato

14h45 – 0 a 1 ano B – Dia de festa

15h00 – Grupo de professoras I – O homem que amava caixas

Quinta-feira – 25/04

09h30 – 2 a 3 anos B – Dança do macaco

09h50 – Grupo de professoras II – Branca de Neve e os sete anões

Vespertino

Leituras de literaturas infantis nas salas pela personagem Cinderela.

Sexta-feira – 26/04

09h30 – 1 a 2 anos – Orquestra dos bichos

09h50 – 3 a 4 anos B – Tumbalacatumbaba

Fonte: Edegar Garcia Fonseca, diretor (3338-2640)

Raquel Helena Krieger de Borba, coordenadora pedagógica (3337-3097)

Assessora de Comunicação: Talita Catie (9254-7575)

Museus da Família Colonial e de Hábitos e Costumes abrem exposições

Os museus da Fundação Cultural de Blumenau abrem novas exposições nesta terça-feira, dia 23 de abril. No Museu da Família Colonial é apresentado “O traçado da memória através da máquina de escrever”, que apresenta uma coleção de objetos da década de 1920. A mostra resgata o processo histórico e a relevância das peças para a comunicação. Já o Museu de Hábitos e Costumes apresenta a mostra “Ponto a ponto”, que expõe máquinas de costuras e sua relação com a indústria e com a arte através de seus pontos.

Dia e noite, homens e mulheres, em todas as partes do mundo, vestem e usam artigos feitos com máquinas de costura, seja doméstica ou industrial. A máquina de costura aumentou os guarda-roupas e tornou possível a produção em massa de inúmeros produtos.

Saiba mais

Exposição: O traçado da memória através da máquina de escrever

Onde: Museu da Família Colonial, na Alameda Duque de Caxias, 78, Centro

Horário: terça-feira à domingo, da 10h às 16h

Atendimento a grupos com agendamento prévio

Exposição: Ponto a ponto

Onde: Museu de Hábitos e Costumes, na Rua XV de Novembro, 25, Centro

Horário: terça-feira à domingo, da 10h às 16h

Atendimento a grupos com agendamento prévio

Fonte: Marcella M. Borel, museóloga, Fundação Cultural de Blumenau (47 3381-7079)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-8689)

Muzenza leva a cultura afro-brasileira para as praças

Projeto financiado com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura leva a capoeira às praças e escolas. O 2° “Ê Dim, Dim, Dom… É assim que faz o som” tem como um dos objetivos divulgar a capoeira como arte e cultura brasileira, além de ser um forte instrumento de integração social. A finalidade básica é a reafirmação da identidade cultural, assim, através da capoeira, o grupo amplia o acesso à cultura afro-brasileira.

As ações culturais do Grupo Muzenza envolveram 96 participantes de várias faixas etárias. O projeto cultural promoveu quatro apresentações em espaços públicos: Praça Dr. Blumenau, no Centro, Escola Max Tavares do Amaral, na Itoupava Norte, e Praça João Mosimann, no Centro. “Tivemos grande aceitação dos participantes do projeto e da comunidade nas apresentações”, comenta o professor Adriano Fiamoncini, proponente beneficiado com recursos do Fundo Municipal.

O universo do 2° Ê Dim, Dim, Dom… É assim que faz o som é amplo e cheio de significados envolvendo diversos elementos da expressão humana, a música, o canto, o ritmo, a criatividade e a brincadeira, a liberdade de se expressar. “Outro fator positivo é a grande aceitação pelas crianças, adolescentes e adultos, que se identificam com a riqueza da música e vêem na capoeira uma forma de expressão que revela o fator lúdico e criativo atraentes”, salienta o professor.

O que muitos não sabem é que a capoeira, muitas vezes, é o ponto de partida para muitos músicos. “Dessa forma, aprofundar a discussão acerca da forma de lecionar música enquanto atributo da capoeira não serve apenas para aumentar o vínculo do indivíduo com esta arte, mas também para torná-lo mais consciente da diversidade cultural brasileira”, observa Fiamoncini.

A influência dos berimbaus (gunga, média e viola) e dos demais percussivos da capoeira é nitidamente identificada em diversas ramificações rítmicas, genuinamente brasileiras ou “abrasileiras”, assim como as letras de chulas e ladainhas também são muitas vezes confundidas com obras do cenário pop atual.

Ritmos afins

A base do próprio funk na forma popular carioca remonta de modo muito particular os atabaques do maculelê, e outras “capoeiragens musicais” também podem ser identificadas em autores e intérpretes tais como João Gilberto, Gilberto Gil, Alceu Valença, Caetano Veloso, Nação Zumbi, Céu, Dazaranha, Geraldo Vandré, Cordel do Fogo Encantado, Lenine e tantos outros, que obtém na riqueza musical da capoeira a inspiração e ferramentas para os seus trabalhos. “Advindo desses conceitos, justificamos a importância desse projeto e sua contribuição para a cidade de Blumenau”, observa Fiamoncini. “Levando a capoeira como ferramenta de musicalização para os bairros, conseguimos a descentralização do projeto e o envolvimento muitas crianças, adolescentes e adultos. Ainda hoje sabemos que existe muito preconceito e falta de informação sobre nosso patrimônio cultural, a capoeira. Com um projeto como esse, atingimos muitas vezes pessoas que não têm a oportunidade de conhecer, participar e muito menos receber informações sobre a essência desta arte”, explica o professor.

Na avaliação de Fiamoncini, a capoeira vai a lugares onde nenhuma outra pessoa consegue chegar. “Essa energia que existe no mundo da capoeira só quem participa ou participou de uma boa roda pode explicar. Todos sabem que não é fácil quebrar alguns preconceitos e paradigmas impostos pela sociedade”, comenta o professor. “Agradeço pela oportunidade de mostrar um pouco da nossa cultura brasileira, a capoeira, nessa segunda edição do projeto. Sei que temos o que melhorar e ainda fazer, mas com a ajuda e aprovação de projetos como esses, sempre facilita muito a nossa divulgação e realização”, completa.

O projeto com respaldo financeiro do Fundo Municipal de Apoio à Cultura foi finalizado no dia 30 de março, mas quem tiver interesse na capoeira pode participar das aulas práticas diárias na sede do grupo em Blumenau. Detalhes podem ser obtidos pelos telefones 3209-2880 e 9992-2828 ou pelo site www.muzenzablumenau.com.br.

Fonte: Adriano Fiamoncini, professor do Grupo Muzenza (47 3209-2880 / 9992-2828)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-8689)

Artista do Salão Elke Hering prestigia Arte Per Bambini

A artista visual Luciana Knabben, selecionada para a 10ª edição do Salão Elke Hering, prestigiou a abertura da exposição Arte Per Bambini, que ocorreu domingo, dia 21 de abril, no Espaço Alternativo da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro). A obra de Luciana selecionada para o Salão Elke Hering foi tema de estudo da turma Infantil I, com alunos de 4 meses a 1 ano, do Centro de Desenvolvimento Infantil Spazio Bambini.

Com o auxílio das professoras Daniela, Danieli e Elisabeth, as crianças passaram por experiências sensitivas nas quais foram utilizados tecidos leves, pesados, ásperos e lisos. Após o momento de experimentação, com o auxilio das professoras, as crianças utilizaram a técnica de colagem para criar telas inspiradas na obra da artista. Pais, alunos e convidados, além de conhecer as obras dos pequenos grandes artistas, puderam ouvir a contação de história feita por Vanessa Resende Fogaça.

A proposta educativa de Reggio Emilia, da Itália, adotada pelo Centro de Desenvolvimento Spazio Bambini, de Blumenau, objetiva incentivar a expressão artística em um contexto mais abrangente, envolvendo a escola, a família e a comunidade. Expor obras criadas pelas crianças em espaços abertos à comunidade é um meio de expandir a criatividade aflorada nas paredes da escola. Ao criar, a criança exterioriza seu mundo interno, sua personalidade e o seu modo de ver e sentir as coisas.

A exposição fica aberta à visitação até o dia 26 de abril, das 10h às 16h. Visitas mediadas e oficinas para crianças podem ser agendadas diretamente com as professoras do Spazio de Arte Per Bambini pelo telefone 3326-6871.

Saiba mais

Exposição Arte Per Bambini

Período de visitação: até 26 de abril, das 10h às 16h

Artistas: alunos de 1 a 6 anos do Centro de Desenvolvimento Infantil Spazio Bambini

Local: Espaço Alternativo da Fundação Cultural de Blumenau – Rua XV de Novembro, 161 – Centro

Fonte: Mia Ávila, gerente Museu de Arte de Blumenau, Fundação Cultural de Blumenau (47 3381-6176 / 9927-9877)

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-8689)

Poesia da literatura é assunto do terceiro dia do Proler

A professora Ninfa Parreiras é atração do dia 13 de maio do 17° Encontro Regional do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura). Com o tema “Leituras e Leitores: entre textos e contextos” o encontro, que é de formação de mediadores de leitura, acontecerá nos dias 6, 7, 13 e 14 de maio, às 19h, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro). Ninfa é a convidada do terceiro dia e fala sobre a poesia da literatura. 

A Fundação Cultural de Blumenau, por meio do Comitê Regional do Proler, Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller e Sesc – está recebendo as inscrições para o ciclo de palestras. As vagas são limitadas e os interessados em participar devem se inscrever através do preenchimento de formulário no blog http://www.comiteprolervale.blogspot.com.br, além de encaminhar o comprovante de pagamento da inscrição para [email protected]. O investimento é de R$ 50 para pagamento antecipado até 30 de abril e de R$ 60 a partir de 1º de maio e durante o evento.

A programação objetiva a formação de mediadores de leitura, dinamizando possibilidades de multiplicação de novas atividades de incentivo à leitura em diferentes espaços e instituições, além da qualificação para ações já existentes. O público alvo são mediadores de leitura, educadores, bibliotecários, auxiliares de biblioteca e comunidade em geral interessada na promoção da leitura, da literatura e da biblioteca como forma de desenvolvimento do cidadão crítico.

Ninfa Parreiras nasceu em Itaúna, Minas Gerais, e mora no Rio de Janeiro há mais de 15 anos.   Graduada em Letras e Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) é Mestre em Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (USP), com a pesquisa “A Psicanálise do Brinquedo na Literatura para Crianças”.

Atua em duas áreas diferentes, marcadas pela presença da palavra e da subjetividade – a Literatura e a Psicanálise. É especialista da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), desde 1987, professora na Estação das Letras, RJ (desde 2003) e membro da Letra Falante, grupo de pesquisa em literatura infantil. É autora dos livros infantojuvenis Com a maré e o sonho; A velha dos cocos; Um mar de gente; Coisas que chegam, coisas que partem; Um teto de céu; e O morro encantado.

Programação

6 de maio (segunda-feira) – 19h

Banda Municipal de Blumenau

Adriana Falcão (Rio de Janeiro): o texto no cinema, na TV e na literatura

Mediação: Viegas Fernandes da Costa

7 de maio (terça-feira) – 19h

Grupo Amigos da Leitura de Gaspar – Textos de humor

Fabrício Carpinejar (Porto Alegre): A força do humor nas crônicas e as diferenças do gênero em relação ao conto e ao artigo

13 de maio (segunda-feira) – 19h

Grupo Uni Duni Tê de Timbó – Poesias

Ninfa Parreiras (RJ): a poesia da literatura

14 de maio (terça-feira) – 19h

Conta que eu te conto: uma história com Gilmara Mendes Goulart

Áurea Alice Penteado (Maringá): A leitura para jovens

Fonte: Sandra Cristina da Silva, bibliotecária, Biblioteca Municipal Dr. Fritz Muller, Fundação Cultural de Blumenau (47 3381-6787 / 9945-9607)
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello (47 3381-6190 / 9977-8689)

MEMÓRIA DIGITAL – Dia da Força Aérea Brasileira (FAB)

Neste dia 22 de abril é celebrado em todo país o “Dia da Força Aérea Brasileira”. Esta data remete ao ano de 1945, quando o 1° Grupo de Aviação de Caça (GAVCA) realizou 44 missões de combate contra as posições nazistas na Itália. Naquela data, alguns pilotos brasileiros chegaram fazer três vôos em seus caças P-47. Em Blumenau, no ano de 1942 o Aero Clube Blumenau formou a primeira turma de pilotos que integraria a Força Aérea Brasileira e que serviria de apoio durante a II Guerra Mundial. (Fonte: Fundação Cultural de Blumenau – Arquivo Histórico José
Ferreira da Silva
).

Diretoria de Imprensa Secretaria de Comunicação Social Prefeitura Municipal de Blumenau www.twitter.com/PrefeituraBNU www.facebook.com/PrefeituraBNU www.blumenau.sc.gov.br 47 3381-7527

Deixe uma resposta

inMarket