Projeto Criança Feliz

"Dedicamos cada vitória aos nossos parceiros e apoiadores, responsáveis por nos fazer acreditar que é possível construir um mundo mais justo e solidário"

O NASCIMENTO

O projeto Criança Feliz nasceu no ano de 2003. Nessa época, iniciou suas atividades atendendo as crianças do Lar de Jesus e Casa da Criança, prestando, através de alguns profissionais voluntários que acreditaram na idéia, assistência médica e pedagógica, além de realizar doações de alimentos e produtos infantis, como fraldas, sabonetes, shampoos, entre outros.

O CRESCIMENTO

Em 2004, após ganhar o sêlo de Empresa Amiga da Criança pela Fundação Abrinq, por desenvolver várias campanhas solidárias, a Fundação Expansão Cultural Rádio e TV Canoinhas e Rádio 98 FM Educativa, mantenedoras do projeto, decidiram "levar" o "Criança Feliz" para uma comunidade carente do município, e centralizar ali suas atividades. Através de um levantamento realizado em quatro localidades, afim de levantar a situação sócio-econômica das mesmas, foi escolhida a comunidade da Raia, situada no bairro Campo D´Água Verde.

O AMADURECIMENTO

Hoje o projeto Criança Feliz beneficia cerca de 90 crianças e suas famílias.

VISÃO

Uma sociedade justa e responsável pela proteção e desenvolvimento de suas crianças e adolescentes;

FOCOS DE AÇÃO

Ênfase na participação da família, comunidade, empresas e autoridades;

Garantia dos direitos;

Atendimento médico e educacional;

AÇÕES DESENVOLVIDAS

Uma parceria firmada com a Fundação Municipal de Esportes, dá oportunidade para que as crianças encontrem na prática do futebol uma ocupação, lazer, e a chance de mudar a sua história.

VOLUNTARIADO

Os profissionais voluntários que atuam no Projeto dedicam um pouco do seu tempo no atendimento às crianças. Em seus próprios consultórios ou, em visitas à comunidade, realizam palestras, consultas odontológicas, nutricionais, e acompanhamento pedagógico.

QUEM SÃO E O QUE FAZEM

DRA. KARLA MARTINS – Nutricionista (Atendimento 1 vez por semana, incluindo palestras) realiza o atendimento na Comunidade

Endereço: Rua Nery Waltrick, 783 – Boa Vista – Canoinhas SC – Fone: (47) 3622 7324

DRA.MÔNICA KERGES BUENO – Ginecologista (Atendimento Quinzenal, incluindo palestras) realiza as atividades na Comunidade atendida.

Endereço: Rua Pastor George Weger, 467 – Canoinhas SC – Fone: ( 47) 3622 5794

DR. ROBERTO ANDRÉ ROSA – Dentista (Atendimento no Consultório 1 vez por semana) realiza atendimento em consultório. Endereço: Rua Frei Menandro Kamps, 257 – Canoinhas SC – Fone: (47) 3622 7875

MARLENE PAUL FREITAS – Pedagoga ( Acompanhamento da Brinquedoteca) realiza acompanhamento na comunidade. Endereço Prefeitura Municipal de Canoinhas – Conselho Tutelar – Fone: (47) 3624 2280

EMPRESAS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS

São empresas que colaboram, de uma forma ou de outra, com o projeto. A atuação de cada uma delas possibilita seu pleno desenvolvimento.

QUAIS SÃO ELAS

AUTO POSTO FREITAS/ESSO – É a empresa responsável pela manutenção da Oficina do Artesanato.

DESPACHANTE AMÉRICA – Colabora na aquisição dos materiais para a prática do artesanato.

MADEIREIRA PAUL LTDA – Responsável, sempre que necessário, pela doação de madeiras (tábuas, etc.).

FOTO MOISÉS – Trabalha na cobertura fotográfica dos eventos relacionados ao "Criança Feliz".

COOPERDENSUL – Realiza doações de adubos e sementes, na época da formação das hortas domiciliares.

APRENDIZADO – OFICINA DO ARTESANATO

A Oficina do Artesanato serve também como sede do Projeto, e encontra-se situada na própria comunidade. Lá, são desenvolvidas atividades artesanais, como tricô, crochê, pintura em tecidos, entre outras. O Objetivo é que as mães das crianças possam gerar renda própria e, com o tempo, ajudar no orçamento familiar. A sede serve também como local de reuniões, encontros e entrega de donativos, além de abrigar a brinquedoteca.

SITE AMIGO DA CRIANÇA

No ano de 2005, a página oficial da Rádio 98 FM Educativa na Internet ganhou o sêlo de "site amigo da criança". Um reconhecimento nacional pelo envolvimento da emissora na Campanha Nacional de Combate à Pedofilia na Internet. Confira acessando www.censura.com.br

OS REQUISITOS OBSERVADOS PARA A CONCESSÃO FORAM:

a) Que a proposta do site seja voltada, de algum modo, à defesa e proteção de crianças e adolescentes.

b) Que não tenha finalidade exclusivamente lucrativa. Preferivelmente tenha cunho social.

c) Que de algum modo colabore no Combate à exploração sexual, ao abuso de crianças e adolescentes, repudiando inclusive pedofilia e pornografia infantil.

d) Que se trate de um trabalho imparcial e honesto, fundamentado no que é lícito, moral e honroso. Primando pelo Bem estar da Sociedade e de suas crianças e adolescentes.

FIQUE POR DENTRO

Você sabia que existem no Brasil cerca de 240 rotas identificadas de tráfico de meninos e meninas para fins sexuais? Saiba mais em www.wcf.org.br (publicações).

Segundo dados da ONU, é possível que o número de meninas e meninos explorados sexualmente no Brasil chegue a 500 mil. Para ajudar a inibir essa atividade, você também pode fazer a sua parte. Afim de ajudar a rastrear as rotas da exploração e tráfico de crianças para fins sexuais, o governo federal mantém, durante todo o ano, o Disque-denúncia: 0800 99 0500. A ligação é gratuíta de qualquer parte do país e o sigilo do denunciante é garantido.

O Projeto Criança Feliz serve também como laboratório para estudantes (Serviço Social. Nos anos de 2004 e 2005, a Fundação Expansão Cultural Rádio e TV Canoinhas firmou convênios com a Universidade do Contestado (UNC)de Canoinhas e Uniguaçu, de União da Vitória. Vários estudantes fizeram estágio, durante 04 meses, dentro do Projeto, frequentando a comunidade onde é desenvolvido (Raia) e participando das atividades.

O QUE É O SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS?

É um conjunto de instituições que deve atuar de forma articulada para garantir a política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente. Compõem esse sistema o Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos, Juizado da Infância e da Juventude, Ministério Público, Defensoria Pública, Delegacias de Proteção às Crianças e adoloescentes, Organizações não-governamentais de atendimento e defesa dos direitos da infância e serviços públicos básicos.

Saiba mais sobre o "Criança Feliz" e a Rádio 98 FM Educativa acessando www.radio98fm.com

CONTATO

Fundação Exp. Cult. Rádio e TV Canoinhas – Rádio 98 FM Educativa

Núcleo de Responsabilidade Social

(0**47) 3622 7372 – 3622 7374

[email protected]

Deixe uma resposta

inMarket