Qual é o melhor chocolate?

Lacta, Garoto, Nestlé, Hershey’s, Milka, Ferrero Rocher, Toblerone, Cacau Show, Köpenhagen…

O chocolate é, em geral, uma mistura de pasta de cacau em pó, manteiga de cacau e açúcar. De acordo com as proporções utilizadas, obtêm-se diferentes qualidades, texturas e aromas. Os chocolates com mais porcentagem de manteiga de cacau são mais gordurosos e se derretem melhor na boca.

Os chocolates com maior quantidade de pasta de cacau em pó são de sabor e aroma mais intensos. Além dessa tipo, que geralmente consumido em forma de tabletes e bombons, há o chocolate em pó para uso culinário e o achocolatado que pode ser bebido com leite.

Tipos de chocolate:

Chocolate amargo: feito com os grãos de cacau torrados sem adição de leite. É também chamado de “chocolate puro”, pois além do cacau leva apenas açúcar. Neste caso existem as variações extra amargo (75 a 85% de cacau), amargo (50 a 75%) e meio amargo (35 a 50%).

É mais usado em confeitaria, com algumas versões permitem a sua utilização como base para sobremesas, bolos e bolachas.Caracteriza-se pela cor escura e paladar amargo.

Chocolate ao leite (no Brasil) ou chocolate de leite (em Portugal): leva na sua confecção leite em pó ou leite condensado. A maior parte dos fabricantes europeus usam leite condensado, conforme escolha original de Peter e Nestlé, enquanto os produtores britânicos e americanos usam o leite em pó.[31] Neste tipo os teores de cacau estão entre 30 e 40%.

Chocolate branco: feito com manteiga de cacau, leite, açúcar e lecitina, podendo ser acrescentados aromas como o de baunilha. Foi criado apenas no século XX.É o mais doce e de textura bem cremosa.

Couverture: termo em francês que define o chocolate rico em manteiga de cacau, utilizados pelos profissionais chocolateiros.

Diet: composto por massa e manteiga de cacau, leite em pó, sorbitol e sacarina (usados em substituição do açúcar) e vanilina. O chocolate diet é sempre nobre já que não pode ser misturado com óleos e gorduras. Apesar de não ter açúcar em sua composição, eles são altamente calóricos. O chocolate dietético, em geral, é vendido em barras. Podem-se criar produtos banhados e recheados destinados aos apreciadores de chocolate dietético ou para os diabéticos.

Melhores marcas de chocolates do mundo:

Os melhores chocolates do mundo são famosos por terem sabores intensos e inesquecíveis, seja ele ao leite, amargo ou branco.

Guylian; Chocola van Droste; Chocolat Du Jour; Cacau Show; Garoto; Hershey’s; Kinder; Kopenhagen; Lindt & Sprüngli; Valrhona; Amano; Arcor; Lacta; Lugano; Nestlé; Toblerone; Ferrero; Neugebauer e Harald.

Em geral, todos os tipos de chocolate são produzidos com os mesmos ingredientes e variam apenas na quantidade de cada um. A massa de cacau é combinada à manteiga de mesmo sabor em diversas proporções para produzir os três tipos básicos de chocolate.

Nos chocolates amargos são adicionados no mínimo 70% de cacau, os chocolates ao leite, normalmente possuem cerca de 50% e os chocolates brancos são fabricados com uma porcentagem média de 35% cacau.

Além da sensação prazerosa de consumir um chocolate, esse alimento pode trazer alguns efeitos positivos para a saúde, como por exemplo os benefícios para o sistema circulatório, bem como a estimulação cerebral produzida por substâncias naturais energéticas presentes no cacau.

No entanto, em excesso o chocolate se torna o principal inimigo de quem deseja perder ou manter o peso, pois a quantidade de calorias acumulada pode ser prejudicial para o metabolismo corporal.

A Bélgica, França e Suíça são os países que produzem os melhores chocolates do mundo, além das avançadas tecnologias empregadas nas indústrias locais, os grãos de cacau conferem aos chocolates um sabor raro e indescritível. Apesar de serem famosos em todo o mundo, esses chocolates não são vendidos em todos os países e, por este motivo, o seu custo é elevado.

O recheio é o incremento que determina o sabor do chocolate e quando bem preparados dão o equilíbrio perfeito a cada um deles. Na lista baixo, você encontrará o nome das melhores marcas de chocolate do mundo, apenas algumas delas são fabricadas e vendidas no Brasil, mas todas as marcas abaixo podem ser encontrada em lojas especializadas.

Os melhores do mundo

Especialistas afirmam que os melhores chocolates do mundo são produzidos, basicamente, em três países: Bélgica, França e Suíça. Eles explicam por que tais barras são superiores às demais e escolhem a marca de cada um desses países que consideram campeã em sabor

BÉLGICA:

O que torna os chocolates belgas especiais: o melhor processamento do cacau e da massa do chocolate, resultado de avançadas tecnologias da indústria local.
Marca preferida pelos especialistas: Pierre Marcolini.
A razão da escolha: os grãos de cacau que servem como base para a produção desses chocolates são importados de plantações reconhecidas por produzir as melhores sementes do mundo – o que lhes confere um sabor raro.
Onde é vendida: no site www.marcolinichocolatier.com e em lojas na Bélgica

FRANÇA:

O que torna os chocolates franceses especiais: a maior variedade de sabores originais – e de alta qualidade.
Marca preferida pelos especialistas: La Maison du Chocolat.
A razão da escolha: sua massa é exclusivamente produzida à base de manteiga de cacau. Ao descartar qualquer outro tipo de gordura, o chocolate ganha em sabor e permite “um derretimento perfeito na boca”.
Onde é vendida: em lojas próprias sediadas em Paris, Londres, Nova York e Tóquio.

SUÍÇA:

O que torna os chocolates suíços especiais: o leite com o qual são fabricados, de qualidade superior à do leite dos outros países.
Marca preferida pelos especialistas: Lindt.
A razão da escolha: apesar de serem produzidos em escala industrial, esses chocolates têm “equilíbrio perfeito” entre os sabores do cacau e o do leite.
Onde é vendida: em supermercados no mundo todo.

Fórmula campeã:

O que os melhores chocolates do mundo têm em comum.

• São produzidos com as melhores sementes de cacau. Os grãos vêm de países como Equador e São Tomé e Príncipe.

• A massa de cacau responde por 70% da receita. Nas barras de pior qualidade, predominam gorduras como as hidrogenadas e os óleos de coco e dendê.

• Eles primam pela criatividade: são produzidos com novas texturas e recheios de sabor raro.

Países Chocólatras
Países Chocólatras

Fontes: Veja/Wipédia

Um comentário em “Qual é o melhor chocolate?

  • 10/11/2011 em 19:30
    Permalink

    Via Facebook:
    Gosto d muitos! ñ tem como falar só um

    Resposta
  • 10/11/2011 em 19:31
    Permalink

    Via Facebook:
    Chocolate é muito bom……To com saudades Glauber!!!!!

    Resposta
  • 10/11/2011 em 19:32
    Permalink

    Via Facebook:
    Nestlé…hummmmmm !!!!

    Resposta
  • 10/11/2011 em 19:32
    Permalink

    Via Facebook via Guia Europeu:
    Experimentem o chocolate ARCOR, todos vão se surpreender. EXPERIMENTEM…

    Resposta
  • 12/11/2011 em 10:05
    Permalink

    Via Facebook:
    BELGA !!!!!!!!!!!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

inMarket