Secretário de Defesa Civil visita SDR de Canoinhas para formalizar ativação da coordenadoria regiona

O secretário de Estado da Defesa Civil, Geraldo Althoff, esteve na manhã desta quinta-feira (2), visitando a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Canoinhas, que é uma das 13 que já tem a coordenadoria regional de Defesa Civil desde o mês de janeiro deste ano.

 Segundo o secretário regional Argos José Burgardt, esse encontro visou esclarecer como acontecerá a atuação do profissional na região de abrangência. “Esta visita à nossa secretaria visa formalizar a ativação da Coordenadoria Regional de Defesa Civil na SDR Canoinhas”, esclarece Burgardt.

O bombeiro militar que atuará na Defesa Civil da Regional será Edson Antocheski, que já tem mais de 18 anos de atuação no Corpo de Bombeiros e será o coordenador regional de Defesa Civil.

Para o Tenente Coronel Bombeiro Militar Altair Francisco Lacowicz, o trabalho da Defesa Civil na região será uma função além da resposta aos desastres. “Serão trabalhadas ações preventivas e na preparação dos municípios e suas comunidades para prevenção de desastres em nossa região”, afirma Lacowicz.

Em 13 de dezembro de 2011, o governador Raimundo Colombo assinou o decreto n° 728, que cria as 36 coordenadorias regionais de Defesa Civil (Coredecs) em Santa Catarina. No primeiro momento, 13 estão sendo ativadas, as outras 23 coordenadorias serão ativadas gradualmente a partir do segundo semestre. Os coordenadores regionais atuarão em todas as fases de defesa civil. “Queremos uma atuação efetiva das coordenadorias, com a elaboração de mapeamentos de risco e planos de contingência, por exemplo; além de promover a cultura de prevenção de desastres nessas regiões”, frisou o secretário Geraldo Althoff.

Capacitação para os coordenadores regionais

A Secretaria de Estado da Defesa Civil prepara uma capacitação de 120 horas. Os ministrantes serão técnicos da própria secretaria e convidados. Serão seis módulos, sendo que o primeiro terá início no dia 13 de fevereiro e tratará da estrutura de defesa civil. Entre os temas, estão: histórico da Defesa Civil no Estado, no país e no mundo; Normas Internacionais e Política Nacional de Defesa Civil; Sistema Nacional e Estadual; princípios e características básicas do Sistema de Comando em Operação (SCO); comunicação institucional; plano de ação para estiagem; entre outros.

Fonte: Sérgio Teixeira da Silva – Assessoria de Comunicação SDR Canoinhas

 

 

Deixe uma resposta

inMarket