Segurança é reforçada na 30ª Oktoberfest

A 30ª edição da maior festa alemã brasileira está cada vez mais próxima de começar. Faltando apenas dois dias para o início da Oktoberfest, o conforto, a qualidade, a segurança e o bom nível de atendimento ao visitante são algumas das prioridades da Comissão de Segurança da festa. Presidida por Marcelo Schrubbe, secretário de Defesa do Cidadão, a Comissão garante que esta será a festa recorde em segurança.

Diversas autarquias, setores e entidades estão juntos para operacionalizar a Oktoberfest. Conforme explica Schrubbe, mesmo com a festa sendo liderada e promovida pela Secretaria Municipal de Turismo (Sectur) e pelo Parque Vila Germânica, todos os envolvidos são responsáveis pelo bom andamento dela. No total, serão 14 meios envolvidos, o que deve totalizar mais de 250 pessoas treinadas para garantir a segurança da festa.

Um dos destaques desta edição será o reforço de efetivo que virá de outras cidades para Blumenau. O objetivo é que cada pessoa que entrar no Parque Vila Germânica para aproveitar a festa possa se sentir completamente segura. “A nossa prioridade é garantir a maior segurança possível para todas as pessoas, seja blumenauense ou turista”, disse Schrubbe. Com este reforço, a Polícia Militar vai disponibilizar, no total, 120 policiais entre a sexta-feira e o domingo, e 40 de segunda até quinta-feira.

Além disso, aproximadamente mais 30 pessoas nas sextas-feiras e sábados e outras 24 de domingo a quinta-feira, entre policiais civis e bombeiros, também estarão de serviço durante o evento. Complementando a equipe estão médicos, enfermeiros e outros profissionais do ambulatório, que vai funcionar diariamente das 18h até o fechamento dos portões, além de comissários e fiscais, todos trabalhando em prol da segurança dos oktoberfesteiros, tanto no Parque Vila Germânica, como também nas ruas centrais da cidade, em especial na rua XV de Novembro, onde acontecem os tradicionais desfiles.

Um circuito de monitoramento de câmeras também faz parte do sistema de segurança montado para a Oktoberfest. Serão, no total, 29 câmeras espalhadas em pontos estratégicos, sendo três nos arredores do Parque, duas em cada pavilhão, e também câmeras fixas nas entradas e saídas, que serão monitoradas do início ao fim da festa, diariamente. A Polícia Civil também faz parte do esquema, e será responsável por manter uma delegacia móvel na rua XV de Novembro. Uma unidade também estará à disposição dentro do Parque, para resolver possíveis situações em que haja conflito.

A Comissão de Segurança também vai procurar garantir o bom funcionamento dos estabelecimentos ambulantes e estacionamentos que atuarão nos arredores do Parque. Para isso, fiscais da Vigilância Sanitária e também da Secretaria de Planejamento cuidarão de todos os detalhes necessários. Em relação aos ambulantes que ficarão em torno na Vila Germânica, está permitida apenas a venda de cachorro quente, churros e pipoca, e os estacionamentos que funcionarem ao redor do Parque terão um teto de cobrança de R$ 15 entre a segunda e a quinta-feira e de R$ 20 nas sextas-feiras, sábados e domingos. Para os estacionamentos, a exigência de segurança é ainda maior, já que cada local deverá fornecer ao cliente um canhoto de comprovação.

As reuniões que vêm sendo feitas desde o início dos preparativos para a 30ª edição da Oktoberfest, também já estabeleceram outros critérios, como a respeito da venda de bebidas. Ficou definido que em vias públicas não poderão ser vendidas bebidas alcoólicas e nem garrafas de vidro, que também não têm autorização para serem consumidas nas ruas. O material encontrado está sujeito a ser apreendido.

 
Assessora de Comunicação: Andressa Scaburri

Deixe uma resposta

inMarket