Ufsc e Cras promovem dia de campo e palestra em Canoinhas

Famílias que integram o programa “Agricultura Urbana”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Família, por meio dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), participaram de Dia de Campo nesta terça-feira, 3.

Durante a manhã, as engenheiras agrônomas Susi Freddi e Renata Gomes Rodrigues, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) gestoras do Centro de Apoio à Agricultura Urbana e Periurbana de Santa Catarina, visitaram a horta ao lado do CEI Pedro Bandeira, no Campo da Água Verde, onde explicaram sobre o manejo e implementação da horta dentro dos princípios da agroecologia.

De acordo com a assistente social e integrante do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Zenilda Lemos de Souza, o acesso a informações sobre os cuidados com as hortas possibilita melhoria na qualidade de vida e também na comunidade.

“As hortas urbanas são ferramentas de segurança alimentar. Quando as pessoas têm informações sobre como montar e cuidar de uma horta a população passa a ter menos dificuldades alimentares.

A disseminação da cultura das hortas é importante, pois mostra como é possível tirar o sustento do próprio quintal. Com isso, a saúde, a assistência social e a comunidade só tem a ganhar”, destaca Zenilda.

Profissionais das áreas de saúde, educação e integrantes do programa Agricultura Urbana, também participaram de palestra com o tema “Agricultura urbana como ferramenta de segurança alimentar e gestão das cidades”.

O evento, que aconteceu na tarde de terça-feira no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), contou com a participação de mais de 150 pessoas.

Assessoria Imprensa PMC

Deixe uma resposta

inMarket