Zidane é eleito o melhor jogador da Copa

O meio-campista francês Zinedine Zidane ganhou nesta segunda-feira a Bola de Ouro de melhor jogador da Copa do Mundo da Alemanha, ao sair vencedor na votação feita entre a imprensa credenciada do torneio.

O segundo mais votado foi o zagueiro e capitão italiano Fabio Cannavaro, a menos de cem pontos (2.012 contra 1.977) do francês vice-campeão do mundo. O volante Andrea Pirlo ficou em terceiro, com 714 pontos.

Esta é a terceira vez consecutiva em que o prêmio de melhor jogador do torneio foi designado para um integrante da equipe vice-campeã. Em 2002, o Brasil levou o título, mas o alemão Oliver Kahn foi eleito. Em 1998, deu França, mas Ronaldo foi o Bola de Ouro.

Depois de uma primeira fase apagada, em que se cogitou colocá-lo na reserva, Zidane, aos 34 anos, liderou a França na fase dos mata-matas da Copa, marcando gols nas oitavas-de-final contra a Espanha, na semifinal contra Portugal e na decisão contra a Itália, além de ter dado a assistência para Thierry Henry eliminar o Brasil nas quartas.

Mas, no final, a participação do craque francês, que encerrou sua carreira neste domingo, ficou marcada pela cabeçada que deu no zagueiro Materazzi, no segundo tempo da prorrogação contra a campeã seleção italiana.

O capitão francês abriu o placar do jogo logo aos 7min, cobrando pênalti. Enfrentou uma dura marcação italiana durante toda a partida e teve a chance de desempatar o confronto com uma jogada aérea ao fim do primeiro tempo da prorrogação – mas o goleiro Gianluigi Buffon fez ótima defesa.

Depois, porém, deixou seu time com um a menos nos minutos finais e, pior, sem seu principal batedor de pênaltis – justamente ele. A Itália conquistou o título com placar de 5 a 3 nas penalidades.

Deixe uma resposta

inMarket